7 jogos de lápis e papel para se divertir em família
É normal que as crianças fiquem entediadas. Esse tédio abre caminho para a criatividade e as ideias a fim de sair desse estado, ainda que, em algumas ocasiões, elas fiquem entediadas e não saibam o que fazer. É então que os pais podem ajudar procurando atividades caseiras que possam divertir a todos. E se usarmos os jogos de lápis e papel? Isso certamente será muito divertido!
Geralmente, jogamos jogos de tabuleiro, assistimos filmes, passamos um tempo com o videogame… Mas os jogos de lápis e papel podem ajudar a família toda a ter momentos de diversão e, além disso, também estimulam o raciocínio das crianças.
Jogos de lápis e papel para crianças pequenas
Agora que temos muito mais tempo para o tédio e podemos ficar sem ideias, esses jogos certamente podem nos livrar de apuros. Porém, precisamos ter em mente que esses jogos devem ser adaptados à idade dos pequenos para que a dificuldade seja adequada às suas habilidades.
Ligar os pontos em um desenho
Esse jogo é muito divertido e, além disso, também ajuda a melhorar o raciocínio. Os pais, mesmo que não saibam desenhar muito bem, certamente conseguem fazer alguns desenhos simples, como uma laranja, um peixe, um urso, etc.
Temos que desenhar, a partir de pontos numerados, o desenho que quisermos para que, quando esses pontos forem unidos, o desenho apareça. Dica: é possível desenhar segurando o lápis suavemente para depois apagar a silhueta e marcar os pontos com os números.
As crianças terão que unir os pontos numerados por meio de traços até formarem à silhueta do desenho. Elas vão adorar esse jogo por causa da emoção de descobrir qual é a imagem que aparecerá por trás desses pontos numerados.
O monstro divertido
Esse jogo, além de fácil, também vai dar asas à criatividade. Basicamente, vamos desenhar em turnos e, por isso, vamos precisar de uma folha de papel e um lápis.
O primeiro jogador vai desenhar a cabeça do monstro. Quando terminar, ele dobrará o papel de forma que apenas o pescoço fique um pouco à mostra. O próximo jogador continuará a desenhar os ombros e o tronco… e então dobrará novamente até deixar apenas uma pequena parte do desenho para que o próximo jogador continue a desenhar outras partes do monstro.
Assim, continuaremos até que todos os participantes tenham desenhado. Quando terminarmos, abrimos a folha e o nosso super monstro aparecerá. As crianças vão adorar, e as risadas são garantidas!
Quem sou eu?
Um dos jogadores vai desenhar um personagem ou o que quer que vier à sua mente e os outros terão que adivinhar de quem se trata.
Labirinto de lápis e papel
Em uma folha de papel, os pais vão desenhar um labirinto e os filhos terão que encontrar a saída. De um lado, podemos desenhar, por exemplo, uma criança, um coelho ou o que mais pudermos imaginar e, no final, uma bola, algumas cenouras, etc. A missão é encontrar a saída juntando os dois lados, a entrada e a saída do labirinto, com uma linha.
Jogos de lápis e papel para crianças mais velhas
Caça-palavras
Podemos comprá-las prontas para as crianças fazerem ou criá-las nós mesmos. Podemos desenhar um quadrado na folha e colocar as palavras na vertical, na horizontal e na diagonal e, assim que estiverem escritas, preenchemos as demais lacunas com letras soltas. Porém, elas devem ser colocadas de acordo com as linhas e colunas.
Forca
Quem nunca jogou esse jogo? Um jogador deve desenhar traços de acordo com a quantidade de letras da palavra que será adivinhada. Se quisermos que a dificuldade seja menor, podemos colocar, desde o início, algumas letras como dica.
Os jogadores que vão adivinhar devem ir dizendo as letras. Se estiverem na palavra, ótimo. Caso contrário, uma pessoa vai sendo desenhada conforme os erros forem sendo cometidos: a cabeça, o corpo, um braço, outro braço, uma perna… E assim sucessivamente, até que a pessoa esteja desenhada por completo. Então, os jogadores terão perdido porque demoraram muito para adivinhar a palavra.
Stop
É um jogo muito divertido! No topo da página, que ficará na horizontal, separamos diferentes categorias: nomes, animais, cidades, frutas, países, cores, alimentos, móveis, etc.
No início do jogo, um jogador sugere uma letra e todos os jogadores devem escrever uma palavra que comece com essa letra para cada categoria. Quando um jogador terminar de preencher todas as suas categorias, o jogo para, mesmo que nem todos tenham terminado, e os pontos são contados.
Cada resposta correta vale 10 pontos, mas, se vários jogadores tiverem escolhido a mesma palavra, cada um ganha 5 pontos. Haverá várias rodadas e o jogador com mais pontos no final de todas será o vencedor.
Assim, podemos nos divertir em casa com pouquíssimos materiais. Esses jogos de lápis e papel, além de nos entreterem, também trazem muitos benefícios para as crianças em termos de cognição, raciocínio, estratégia, lógica. Além disso, a destreza manual também é desenvolvida, as crianças adquirem vocabulário e a criatividade é estimulada. Então, o que você está esperando para colocá-los em prática?