4 jogos de observação para se divertir em casa

Os jogos de observação são ideais para estimular a nitidez, a intuição e o insight nas crianças.
4 jogos de observação para se divertir em casa

Última atualização: 06 março, 2022

Está em casa e quer se divertir com sua família? Não consegue pensar em nenhum jogo original e divertido? Neste artigo trazemos a solução! Vamos recomendar vários jogos de observação para todas as idades. Com eles, os pequenos desenvolverão a visão, a atenção e a engenhosidade. O que você está esperando para descobrir quais são?

“Quando os pais realmente gostam da companhia dos filhos, eles se tornam os melhores professores que as crianças podem ter.”

-Glenn Doman-

4 jogos de observação para se divertir em casa

1. A busca pelo objeto

A busca pelo objeto é um jogo que estimula a observação e o autocontrole das crianças.

Antes de começar a jogar, você deve escolher um pequeno objeto, como uma bola, uma boneca, um prendedor de roupa, etc. Em seguida, todos os jogadores se sentam ao redor de uma mesa e um dos participantes deve esconder o objeto selecionado enquanto o restante dos jogadores espera com os olhos fechados.

É importante que o objeto seja colocado em um local que seja um pouco visível, para que os jogadores possam localizá-lo sem se levantar do local. Quando já estiver escondido, os participantes abrem os olhos e começam a procurá-lo. Mas a regra principal é que para isso eles devem permanecer sentados.

Família jogando jogos de observação.

Assim que um dos jogadores encontrar o objeto, ele deve dizer em voz baixa, e sem que o resto o ouça, para a pessoa que o escondeu. O jogo termina quando todos os participantes tiverem visto o objeto.

2. Sem repetir

Sem repetir é um jogo ideal para as crianças desenvolverem a concentração, a acuidade visual e a memória.

Trata-se de dizer o nome de vários objetos que estão à vista dentro de uma sala. Mas é necessário prestar atenção para não mencionar os objetos que já foram ditos, pois, se algum dos jogadores nomear repetidamente um objeto, ele perde e o jogo termina.

3. O lenço da memória

O lenço da memória é um jogo de observação que, como o próprio nome sugere, também serve para trabalhar as habilidades de memória.

Consiste em uma pessoa selecionar entre 10 e 20 objetos, de tamanho pequeno, e mostrá-los aos demais participantes por meio minuto.

Após esse tempo, os objetos são cobertos com um lenço e, em turnos, os jogadores devem dizer o nome dos objetos de que se lembram. O jogo termina quando o nome de todos for dito ou quando os participantes não se lembrarem de mais nenhum objeto.

4. A troca

Para jogar A troca, um dos participantes deve ficar na frente dos demais para observá-los por um minuto. Durante esse tempo, deve prestar atenção ao vestuário de cada pessoa, aos acessórios que que está usando (relógios, óculos, pulseiras…), aos seus penteados, etc.

Família jogando Lynx, um dos jogos de tabuleiro para melhorar a atenção.

Em seguida, o mesmo jogador fecha os olhos, enquanto os demais trocam várias roupas e objetos, fazendo pequenas modificações em sua imagem.

Em seguida, o jogador à sua frente abre os olhos e deve tentar adivinhar quais itens foram alterados e a quem pertencem. Se atingir esse objetivo, ele vence o jogo e uma nova rodada começa com outro participante assumindo o papel de observador.

Por que jogar jogos de observação em família?

Com esse tipo de jogos, as crianças aprenderão a respeitar as regras, a se revezar e a incentivar uma convivência positiva em casa. Por todas essas razões, recomendamos que você coloque em prática um desses jogos de observação. E lembre-se:

“Passar tempo brincando com as crianças nunca será tempo perdido.”

-Dawn Lantero-

Pode interessar a você...
A importância do jogo dramático durante a infância
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A importância do jogo dramático durante a infância

Durante o jogo dramático, os limites da realidade são eliminados e as crianças podem fingir ser alguém ou algo diferente de si mesmas.