A importância do jogo dramático durante a infância

Brincar é a principal maneira pela qual as crianças adquirem e refinam várias habilidades. Portanto, todos os tipos de atividades recreativas, incluindo jogos dramáticos, são muito importantes na infância.
A importância do jogo dramático durante a infância

Última atualização: 31 janeiro, 2022

O jogo dramático é um tipo de brincadeira em que as crianças aceitam e atribuem papéis e, a seguir, atuam de acordo com eles. Durante esse tipo de brincadeira, os limites da realidade são eliminados e as crianças podem fingir ser alguém ou algo diferente de si mesmas, dramatizando várias situações e ações com base no papel que escolheram ou que lhe foram atribuídos.

Os especialistas concordam que os jogos dramáticos são parte integrante do desenvolvimento da primeira infância. Por meio dessas brincadeiras, as crianças aprendem uma ampla variedade de habilidades. Na verdade, a Associação Internacional para a Educação da Primeira Infância afirmou que brincar é uma parte natural do desenvolvimento infantil que não pode ser substituída pela interação com o adulto. Isso significa que mesmo a instrução de adultos não pode substituir a valiosa experiência que as crianças adquirem com as brincadeiras, em particular os jogos dramáticos.

O que as crianças aprendem por meio do jogo dramático

O jogo dramático faz parte do processo integral de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois permite que ela desenvolva habilidades nas mais diversas áreas, como o pensamento abstrato, a alfabetização, a matemática ou as habilidades sociais, entre outras. Além disso, durante o jogo dramático, a criança tem a oportunidade de modificar cenas de sua própria vida, ou seja, ela pode reinventar cenas que poderiam ocorrer em outros lugares.

Criança brincando de jogo dramático.

Especificamente, o jogo dramático permite à criança o seguinte:

As crianças aprendem sobre si mesmas e o mundo:

As experiências do jogo dramático são algumas das primeiras maneiras pelas quais as crianças aprendem sobre o que gostam e não gostam, seus interesses e habilidades. Elas experimentam jogos de interpretação de papéis e trabalham para entender o que observaram.

As crianças trabalham questões que lhes despertam confusão ou medo:

Por meio do jogo dramático, as crianças exploram coisas que as assustam ou confundem, assim como coisas novas. Por meio dessa brincadeira de interpretação, as crianças se sentem mais confortáveis e preparadas para os eventos da vida.

As crianças desenvolvem importantes habilidades sociais e de pensamento complexo:

O jogo dramático é muito mais do que uma atividade lúdica. São necessários pensamento avançado, comunicação e habilidades sociais para colocá-lo em prática. Com as brincadeiras de simulação, as crianças aprendem a fazer coisas como negociar, levar em consideração as perspectivas dos outros e transferir conhecimento de uma situação para outra, equilibrar suas próprias ideias com as dos outros, desenvolver um plano e agir de acordo, explorar o simbolismo, expressar e ouvir pensamentos e ideias, atribuir tarefas e funções e sintetizar diferentes informações e ideias.

As crianças aprendem a cultivar a inteligência social e emocional:

A maneira como nos relacionamos com os outros é essencial para nosso sucesso na vida e felicidade. Saber ler sinais sociais, reconhecer e regular emoções, negociar, revezar e participar de uma atividade de longo prazo são habilidades que são exploradas no jogo dramático.

As crianças sintetizam conhecimentos e habilidades:

As crianças precisam de oportunidades para combinar suas habilidades e seus conhecimentos. O jogo dramático é a maneira ideal de fazer isso.

Ideias para promover o jogo dramático em crianças

Os pais podem encorajar e estimular o jogo dramático nas crianças para melhorar suas habilidades de aprendizagem e desenvolvimento, mas também para conhecê-las melhor e descobrir seus medos, interesses e até mesmo as áreas em que os pequenos precisam de mais estímulo.

 

Criança dramatizando com fantoches

A seguir, você encontra algumas atividades e dicas para promover o jogo dramático nas crianças.

Recriar histórias: convide seu filho a recriar sua história favorita e, em seguida, crie sua versão pessoal ou até mesmo modifique-a. Durante o jogo, ele expõe suas ideias, fazendo perguntas que suscitam respostas desconhecidas ou alternativas.

Fornecer bonecos e fantoches: certifique-se de que seu filho tenha amplo acesso a coisas como bonecos ou bichos de pelúcia, que podem ser comprados ou criados por eles mesmos em casa. Por meio do jogo dramático, as crianças atribuem facilmente sentimentos e ideias aos seus bonecos e costumam usá-los para expressar, explorar e resolver suas próprias ideias, pensamentos e sentimentos.

Criar um kit de jogo dramático: guarde em uma caixa os itens que podem ser usados pela criança para alimentar seu jogo dramático, como bonecos, fantasias, elementos para criar cenários, etc.

Pode interessar a você...
Teatro na sala de aula: algumas observações
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Teatro na sala de aula: algumas observações

O teatro na sala de aula é um dos recursos mais valiosos que podemos encontrar para a educação global das crianças de uma forma divertida.