Técnica do sapo: um exercício para o autocontrole das crianças

Não sabe como ensinar seu filho a se controlar? A técnica do sapo é uma alternativa que vale a pena conhecer e colocar em prática.
Técnica do sapo: um exercício para o autocontrole das crianças

Última atualização: 21 janeiro, 2022

O autocontrole infantil é algo muito importante na vida, não só para as crianças, mas também para a família. Porém, a capacidade de se controlar em qualquer tipo de situação deve ser aprendida e requer tempo e muita paciência.

Felizmente, existem alguns exercícios voltados para o autocontrole infantil, que podem ser realizados pelos pequenos sem problemas. Um deles é a técnica do sapo. Você já ouviu falar?

No artigo a seguir, você aprenderá em que consiste essa técnica, como ela ajuda as crianças a administrarem seu comportamento e, claro, como implementá-la. Não perca!

A técnica do sapo e o autocontrole infantil

De maneira geral, a técnica do sapo se destaca como um exercício para o autocontrole infantil. Consiste em um método simples de relaxamento, que pode ser realizado por crianças a partir dos 5 anos de idade.

Esse método foi desenvolvido por Eline Snel e em seu livro ela afirma o fundamento:

“Tranquilos e atentos como um sapo. A meditação para crianças… com os pais ”.

Com essa frase simples, ela expressa seu objetivo principal: conseguir uma comunicação assertiva de sentimentos por parte das crianças. Além disso, essa técnica também ensina sobre o manejo da respiração profunda e a conexão entre o corpo e a mente.

A técnica do sapo para crianças.

Benefícios da técnica do sapo

Embora o objetivo principal da técnica do sapo seja o autocontrole da criança, esse não é o único benefício. A realização regular desse exercício contribui para o desenvolvimento de vários aspectos positivos dos pequenos, como os que apresentamos a seguir.

Melhora a atenção e a concentração

Para executar a técnica, as crianças devem estar atentas ao passo a passo. Dessa forma, a capacidade de concentração é estimulada.

Por outro lado, o manejo da respiração contribui para a observação cuidadosa de objetos e pessoas. É por isso que a atenção também é exercitada.

Evite situações impulsivas

A hiperatividade se torna normal em determinados momentos do dia. As crianças acumulam energia e têm uma necessidade constante de explorar o ambiente à sua volta. Isso pode motivá-las a agir por impulso.

No entanto, tudo tem um limite, e a impulsividade não é exceção. Por meio da técnica do sapo, é possível obter maior autocontrole e evitar esse tipo de situação constantemente.

Fortalece as relações interpessoais

A técnica do sapo pode ser feita individualmente ou em grupos. Quando realizada em grupo, é obtido o benefício da interação entre pares, o que fortalece as relações sociais das crianças em sala de aula.

Pode até deixá-las um pouco mais calmas na hora de se comunicar e desenvolver outros tipos de atividades.

Como a técnica do sapo é praticada?

Para executar a técnica do sapo, você deve começar explicando às crianças o passo a passo.

Em primeiro lugar, elas devem se sentar no chão com as costas totalmente retas, os braços esticados de cada lado do corpo e as pernas cruzadas à frente. A partir daí, é preciso controlar a respiração, puxar o ar pelo nariz e expulsar pela boca.

Basicamente, essa é a técnica. No entanto, muitas vezes é necessário adicionar um percentual de diversão e brincadeira, a fim de motivar as crianças.

Quando elas estiverem na posição, diga para que usem a imaginação para se ver em um pântano, o habitat natural dos sapos. Elas podem fechar os olhos para ajudar o cérebro a fazer um trabalho melhor.

Uma vez lá com a mente, as crianças devem respirar como esses animais: puxar o ar pelo nariz, inflar o peito ou o estômago e depois expulsar de forma controlada e harmoniosa.

Ao mesmo tempo que a técnica do sapo se desenvolve, as crianças devem refletir sobre suas emoções, as situações vividas durante o dia e os sentimentos que foram despertados.

O ideal é tentar acalmar os sentimentos negativos e canalizá-los por meio da respiração.

Importância do autocontrole infantil

Mãe e filho gritando porque não têm autocontrole.

O autocontrole é essencial na vida humana, tanto para crianças quanto para adultos. No entanto, esse aspecto é frequentemente aprendido e construído por meio da experiência.

Conforme as crianças crescem, elas experimentam várias emoções e entendem como lidar com elas. Nesse sentido, o autocontrole da criança permite que ela se comunique com seu meio social de forma adequada.

Portanto, por meio dessa técnica, seus filhos podem aprender a se comunicar com outras crianças, respeitar suas decisões e entender as regras de comportamento em uma situação específica.

Para desenvolver o autocontrole da criança com a técnica do sapo, você deve ter calma

A técnica do sapo se destaca como um exercício eficaz para desenvolver o autocontrole das crianças. No entanto, isso não significa que elas a adotem facilmente ou a incorporem em seus hábitos durante a noite. Lembre-se de que nem todas as crianças são motivadas da mesma maneira.

Portanto, aconselhamos que você tenha calma. Não obrigue os pequenos a fazer esse tipo de exercício ou qualquer outro. Idealmente, eles não deveriam se sentir obrigados para que possam descobrir a motivação por si próprios. Procure alternativas que sejam do agrado da criança, seja paciente e claro, compreensiva.

This might interest you...
A técnica da tartaruga: um método para aumentar o autocontrole
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A técnica da tartaruga: um método para aumentar o autocontrole

A técnica da tartaruga é um instrumento que ajuda as crianças a controlar suas emoções. Contribui para a educação social dos pequenos.