4 jogos de reflexo e coordenação para crianças

Os jogos de reflexo e coordenação são usados para estimular a psicomotricidade dos pequenos.
4 jogos de reflexo e coordenação para crianças
Ana Couñago

Escrito e verificado por a psicóloga Ana Couñago.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Os jogos de reflexo e coordenação são ideais para se divertir em família enquanto as crianças estimulam e desenvolvem algumas habilidades motoras. Neste artigo, vamos recomendar alguns jogos desse tipo. Preste atenção e descubra como jogar cada um deles. Os pequenos da casa certamente vão adorar!

“Nada ilumina tanto o cérebro quanto brincar”.

-Dr. Stuart Brown-

4 jogos de reflexo e coordenação para crianças

O mundo ao contrário

Esse jogo não só favorece os reflexos psicomotores e a coordenação corporal das crianças, como também ajuda a desenvolver o autocontrole e a concentração.

Antes de começar a jogar, é preciso decidir quem vai ficar responsável por guiar o jogo. Essa pessoa ficará em pé à frente dos outros participantes, que vão formar uma fila.

O condutor do jogo terá que dar ordens em voz alta (por exemplo, “pular”, “correr”, “levantar os braços”, etc.) e os jogadores terão que fazer exatamente o oposto da ordem.

jogos de reflexo e coordenação para crianças

Aos poucos, essas ações vão se tornando mais complicadas, especificando a parte do corpo que deve ser utilizada para executar a ação proposta (por exemplo: “pular mancando com o pé direito”, “correr colocando a mão direita na cabeça”, “levantar o braço esquerdo”, etc.). Assim, o jogo termina só sobrar um participante realizando corretamente as ações.

Terra, ar, fogo e água

Esse jogo é ideal para que as crianças trabalhem sua capacidade de reação, raciocínio e agilidade mental. Para começar, é preciso colocar uma corda para dividir uma área em duas partes, de modo que um dos participantes fique em uma das partes e o restante dos jogadores na outra.

A pessoa que está sozinha em um dos lados deve dizer as palavras “terra”, “água”, “fogo” ou “ar” em voz alta, enquanto arremessa uma bola, tentando acertar um dos jogadores que estão do outro lado.

Quando for dito “terra”, “água” ou “ar”, o jogador atingido pela bola deve nomear um animal terrestre, aquático ou uma ave, respectivamente. Caso tenha sido dito “fogo”, a criança deverá nomear um objeto que seja resistente ao fogo. Se o jogador em questão não conseguir pensar em nada, ele é eliminado. Esse processo é repetido até sobrar apenas um jogador.

As bolas que explodem

Para esse jogo, são necessárias duas bolas e pelo menos cinco jogadores, que devem ficar em pé um ao lado do outro e formar um círculo. Um participante deve pegar uma das bolas e entregar a outra ao jogador que estiver mais longe dele.

jogos de reflexo e coordenação para crianças

Uma vez que todos estiverem posicionados, podemos começar o jogo, que consiste em passar as bolas para o jogador da direita ou da esquerda. O jogador que ficar com as duas bolas nas mãos perde e é eliminado. Isso é repetido constantemente até que apenas três jogadores permaneçam no jogo.

Corrida em câmera lenta

Através desse jogo, é possível praticar a habilidade de controlar o movimento corporal. A primeira coisa a se fazer é selecionar um participante para ser o guia.

O restante dos jogadores deve permanecer encostado na parede até o guia do jogo indicar que eles podem começar a se mover. Quando isso acontecer, os jogadores devem avançar o mais lentamente possível até chegarem à parede oposta da sala, onde ficará a chegada. Enquanto executam essa ação, os jogadores devem fingir que estão correndo em alta velocidade.

O guia deve zelar para que nenhum jogador fique parado no mesmo lugar, caso contrário ele será eliminado do jogo. Vence o último participante a alcançar a chegada.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Allué, J. M. (1998). El gran libro de los juegos. Barcelona: Parramón Ediciones.
  • Macía Yáñez, I. (2021). Análisis de confianza intra-observador de diferentes pruebas para la evaluación de las habilidades motrices de estabilidad en niños y niñas de Educación Primaria .

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.