6 animais de estimação para crianças que dão pouco trabalho

08 Junho, 2020
Inicialmente, as crianças ficarão empolgadas com a possibilidade de ter um animal de estimação em casa. Em pouco tempo, no entanto, elas podem passar a não se preocupar tanto com as necessidades do animal. Essa situação deve ser controlada pelos pais para obter o envolvimento da criança nesse tipo de tarefa.

Quando as crianças são pequenas, os cuidados com os animais de estimação recaem exclusivamente sobre os adultos, pelo menos em relação às suas prioridades elementares. Optar por animais de estimação para crianças que dão pouco trabalho representa um benefício não apenas para quem cuida deles, mas também para o próprio animal.

A maioria dos animais de estimação precisa de muita dedicação

A noção de adoção responsável em relação aos animais vem ganhando importância nos últimos tempos. É por isso que hoje não é mais uma questão de simplesmente jogar o peixe morto no vaso sanitário.

O hábito de transmitir amor e respeito pelos animais é um dos ensinamentos mais bonitos para as crianças. A escolha de um animal de estimação para os pequenos da casa deve fazer parte de um projeto quase familiar. Por isso, é necessário pensar e planejar bem.

Animais de estimação para crianças que dão pouco trabalho: quais e por quê

Um dos principais fatores determinantes para a escolha de animais de estimação é a quantidade de tempo que o animal vai ficar sozinho. Por exemplo, se a família tem muitas atividades fora de casa, não é aconselhável ter cães como animais de estimação.

Os caninos, esses fiéis companheiros de crianças e adultos, exigem muita atenção. Sozinhos e presos, eles podem desenvolver uma personalidade ansiosa ou agressiva.

Por esses motivos, é melhor focar em animais de estimação para crianças que dão pouco trabalho e que possam se adaptar a todos os tipos de rotina familiar. Na lista a seguir, vamos apresentar algumas alternativas.

Gatos

Para fazer suas necessidades, os gatos precisam apenas de uma caixa de areia, que pode ser limpa uma ou duas vezes por dia. Eles são muito mais independentes do que os cães e podem racionar melhor a comida e a água.

Os gatinhos também não precisam sair para passear. De fato, eles preferem controlar as suas próprias saídas se tiverem um terraço ou quintal disponível. O conselho mais importante para ter gatos como animais de estimação é castrá-los assim que tiverem 6 meses de idade.

animais de estimação para crianças que dão pouco trabalho

Peixes

As crianças podem desenvolver muito carinho pelos peixes. A principal despesa é um bom aquário, onde eles tenham espaço para nadar o mais livremente possível.

Os peixes comem uma ou duas vezes por dia e as próprias crianças podem cuidar da sua alimentação. O único requisito é manter o aquário limpo, sendo necessário higienizá-lo uma ou duas vezes por semana. 

Aves

As aves são mais uma opção de animais de estimação para crianças que dão pouco trabalho. No entanto, se houver a vontade de ensinar o respeito por outras espécies, talvez ter uma ave criada dentro de uma gaiola não seja uma boa ideia. 

Se essa decisão for tomada, é essencial dar à ave os cuidados estritos exigidos pela sua espécie. É necessário considerar que algumas são mais delicadas do que as outras. O excesso de sol ou de vento pode prejudicar esses animais tão frágeis.

“A escolha de um animal de estimação para as crianças deve fazer parte de um projeto quase familiar. Por isso, é necessário pensar e planejar bem.”

Hamsters

Os hamsters são recomendados para crianças a partir dos 6 anos de idade. Na verdade, eles podem ser uma boa alternativa para quem procura animais de estimação para crianças que dão pouco trabalho.  

Os requisitos para ter esses animais em casa incluem uma gaiola adequada, uma roda e acessórios que também sirvam para eles se exercitarem ou se esconderem. Além disso, sem dúvida, devemos considerar a alimentação e a limpeza. A gaiola do hamster deve ser forrada com serragem, que deve ser limpa a cada três a quatro dias.

Répteis

Algumas crianças podem gostar da ideia de répteis como animais de estimação. Entre as espécies recomendadas estão os lagartos de diferentes variedades, as tartarugas e, em menor grau, alguns tipos de cobras.

Com as tartarugas, a ressalva é que elas terão uma vida muito mais longa se estiverem em contato com a grama e a terra e, portanto, não são recomendadas para apartamentos sem quintal. Enquanto isso, lagartos e cobras não são recomendados para crianças pequenas.

animais de estimação para crianças que dão pouco trabalho

Insetos

Outros animais não convencionais para crianças são os insetos. Por exemplo, a criação de um pequeno ecossistema para introduzir uma aranha pode ser interessante para crianças a partir dos 10 anos de idade. Os formigueiros também são divertidos para as crianças com idades entre 7 e 12 anos.

Por fim, se a ideia é ter cães, existem algumas raças mais adaptáveis ​​à solidão: o poodle, o pug, o buldogue francês ou o maltês, entre outras. No entanto, deixar um filhote sozinho não é recomendado. Se os donos não forem ficar em casa, somente um cachorro com mais de dois anos deveria ser considerado para adoção.