3 jogos com lápis e papel para se divertir em casa

24 Julho, 2020
Existem muitos jogos que podem ser jogados apenas com lápis e papel. Vamos descrever alguns deles a seguir!

Atualmente, a maioria das crianças tem diversos jogos e brinquedos em casa para passar o tempo. No entanto, as crianças muitas vezes se cansam deles e é difícil entretê-las de outra maneira que não seja através das novas tecnologias.

Dessa forma, parece que nos esquecemos da utilidade que um lápis e um papel podem ter, uma vez que podemos nos divertir durante várias horas com esses dois objetos simples. Como? Neste artigo, vamos propor alguns jogos com lápis e papel para passar um tempo agradável com a família, sem sair de casa.

É importante destacar que os jogos que vamos recomendar a seguir não são apenas perfeitos para combater o tédio, como também servem para desenvolver certas habilidades e destrezas.

3 jogos com lápis e papel para se divertir em casa

1. Timbiriche

Para começar a jogar Timbiriche, é necessário desenhar uma matriz de pontos no papel, que vai servir como um tabuleiro, embora também seja possível simplesmente usar uma folha quadriculada.

Um de cada vez, os jogadores (de 2 a 4 pessoas) devem juntar dois pontos consecutivos traçando uma linha horizontal ou vertical (nunca diagonal), tentando formar pequenos quadrados.

Assim que um dos jogadores consegue fechar um quadrado, ele deve escrever sua inicial, indicando que esse quadrado lhe pertence. Quando não for mais possível fazer quadrados, o jogo acaba.

Então, é feita uma contagem geral e vence o jogador que tiver conseguido conquistar mais quadrados. Esse jogo promove a atenção, a concentração e a agilidade mental.

2. Stop ou Adedanha, um dos melhores jogos com lápis e papel

Para esse jogo, é necessário que cada um dos participantes desenhe uma tabela horizontal em uma folha de papel. No topo dessa tabela, devem ser indicadas as diferentes categorias previamente selecionadas, por exemplo: nomes próprios, países, cores, animais e objetos.

Em seguida, uma letra do alfabeto é escolhida aleatoriamente. O objetivo do jogo é completar, no menor tempo possível, cada categoria com uma palavra que comece com a letra em questãoO primeiro jogador que conseguir completar todas as categorias deve gritar “Stop” ou “Adedanha”.

Quando isso acontecer, todos os outros participantes devem soltar o lápis e as pontuações são contabilizadas:

  • 10 pontos por palavras escritas em uma categoria e que não tenham sido escritas por outro jogador.
  • 5 pontos para as palavras repetidas por vários jogadores.
  • 0 ponto quando a categoria não for completada ou se tiver sido escrita uma palavra incorreta.

Esse mesmo procedimento é repetido com as diferentes letras do alfabeto até que todas as linhas da tabela sejam concluídas. Quando o jogo terminar, vence quem tiver mais pontos na contagem final. Esse jogo permite trabalhar a grafomotricidade, a memória, a atenção e a agilidade mental.

3. Forca

Esse jogo simples e clássico consiste em adivinhar uma palavra, expressão ou frase a partir de diferentes letras que são escolhidas na vez de cada jogador. No entanto, é preciso ter cuidado, pois, para atingir esse objetivo, há um número limitado de tentativas.

jogos com lápis e papel

Para começar o jogo, um dos participantes deve traçar uma linha de travessões em uma folha de papel, contando um travessão para cada letra da palavra, expressão ou frase.

Além disso, ao lado, ele deve desenhar uma forca. Então, um por um, os outros jogadores vão dizendo as letras escolhidas para tentar descobrir o que está escrito escondido nesses travessões. Assim:

  • Se for escolhida uma letra que pertence à palavra, expressão ou frase, ela deve ser escrita no travessão correspondente.
  • Se for escolhida uma letra que não faz parte da palavra, expressão ou frase, uma parte de um boneco deve ser adicionada logo abaixo da forca desenhada anteriormente.

Um dos jogadores precisa adivinhar a palavra, expressão ou frase escrita antes que o desenho do boneco seja completado, com seus braços, pernas, cabeça, etc. Esse jogo serve para desenvolver a escrita, a atenção, a motricidade fina, a comunicação e a linguagem.

Você gostou de algum desses jogos? Então o que está esperando? Pegue já um lápis e um papel e comece a brincar com toda a família sem sair de casa!