3 lanches sem pão para crianças

Vamos mostrar aqui as melhores alternativas de snacks sem pão para crianças que você pode preparar em casa em pouco tempo e com ingredientes frescos.
3 lanches sem pão para crianças
Saúl Sánchez Arias

Revisado e aprovado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 17 janeiro, 2023

Para os lanches das crianças, podem ser preparadas alternativas sem pão que fornecerão uma quantidade significativa de nutrientes essenciais. Estes são saudáveis e ajudam a manter a boa saúde, desde que incluídos no contexto de uma alimentação variada e equilibrada. Não perca!

Mas, antes de começarmos, devemos enfatizar que o lanche da tarde é uma das refeições críticas do dia. Neste momento, geralmente é incluído um grande número de produtos ultraprocessados de baixa qualidade. Esses alimentos são caracterizados por conterem açúcares simples e gorduras trans, razão pela qual aumentam os níveis de inflamação no ambiente interno.

A seguir, mostraremos os melhores lanches para crianças que você pode preparar em pouco tempo. Assim, você poderá otimizar a ingestão nutricional das crianças e garantir a boa qualidade na dieta.

1. Húmus de lentilha vermelha

Ingredientes

Passo a passo

  1. Cozinhe as lentilhas em água com sal por cerca de 15 minutos, até ficarem macias.
  2. Deixe esfriar e amasse com todos os ingredientes para obter uma pasta grossa.
  3. Adicione um pouco mais de água se quiser uma consistência mais lisa.
  4. Na hora de servir, recomenda-se que prepare alguns palitos de legumes para mergulhar no húmus.

Por que fazer esta receita?

O homus é capaz de fornecer uma grande quantidade de fibra. Estamos falando de uma substância que se mostrou decisiva para cuidar da função intestinal. Além disso, serve como substrato energético para as bactérias que habitam o tubo e permite a formação de ácidos graxos de cadeia curta com alto poder anti-inflamatório.

2. Snacks de maçã e manteiga de amendoim

Ingredientes

Passo a passo

  1. Tire o miolo da maçã e corte em fatias grossas.
  2. Passe manteiga de amendoim.
  3. Cubra com canela, passas ou granola.
  4. Cubra com outra fatia de maçã para finalizar.

Por que fazer esta receita?

A manteiga de amendoim fornece energia, mas também uma quantidade significativa de nutrientes de qualidade. Isso ajuda a suprir as necessidades diárias de proteínas, que são elementos determinantes no desenvolvimento. De fato, uma ingestão de mais de 1,2 gramas de proteína por quilo de peso por dia é necessária ao se exercitar regularmente.

Isso é confirmado por uma pesquisa publicada no Journal of the International Society of Sports Nutrition.

3. Barras com amêndoas e chocolate

Ingredientes

  • 2 rodelas de biscoito de arroz integral
  • 2 colheres de sopa de amêndoas torradas picadas
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de sopa de xarope de arroz
  • 40 gramas de chocolate amargo
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas

Passo a passo

  1. Esfarele as rodelas com as mãos para formar migalhas.
  2. Misture com as amêndoas e uma pitada de sal.
  3. Coloque a calda de arroz, chocolate e manteiga de amêndoa em uma panela pequena. Em seguida, aqueça em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem integrados.
  4. Misture os elementos secos com os líquidos.
  5. Despeje tudo em um recipiente de plástico forrado com papel manteiga e esprema bem.
  6. Deixe esfriar por uma hora e depois corte as barras. Elas estarão prontas para comer!

Por que fazer esta receita?

As opções de barras energéticas de supermercado geralmente contêm uma quantidade excessiva de açúcares adicionados. Mas, há a opção de prepará-las em casa e controlar os ingredientes utilizados. Desta forma, um produto final de qualidade pode ser criado.

Prepare lanches sem pão para crianças

Como você viu, é fácil preparar diferentes opções de lanches sem pão para as crianças e, assim, obter uma ingestão nutricional adequada. É essencial evitar produtos que contenham aditivos ou gorduras trans em seu interior, pois podem afetar o normal funcionamento do metabolismo das crianças.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gill SK, Rossi M, Bajka B, Whelan K. Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2021;18(2):101-116. doi:10.1038/s41575-020-00375-4
  • Jäger R, Kerksick CM, Campbell BI, et al. International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. J Int Soc Sports Nutr. 2017;14:20. Published 2017 Jun 20. doi:10.1186/s12970-017-0177-8

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.