Purê de lentilha para bebês: receitas e contribuições nutricionais

Vamos ensinar você a preparar um dos melhores pratos para incluir na alimentação complementar: o purê de lentilhas. É uma opção cheia de nutrientes e muito simples!
Purê de lentilha para bebês: receitas e contribuições nutricionais

Última atualização: 07 fevereiro, 2022

O purê de lentilha é uma das primeiras receitas que podem ser incorporadas à alimentação complementar. Supõe um fornecimento de nutrientes de qualidade e serve para apresentar ao bebê as novas texturas semissólidas. Além disso, é um prato fácil de digerir e bem aceito pelos pequenos, devido às suas excelentes características organolépticas.

Antes de começar, deve-se ter em mente que é necessário esperar que o bebê complete 6 meses de vida para iniciar a alimentação complementar. Até então, a energia fornecida pelo leite materno é suficiente para suprir suas demandas metabólicas. Mas após o primeiro semestre é fundamental incluir um suprimento extra de nutrientes na forma de papinhas, purês ou pedaços pequenos.

Vamos aprender a preparar essa receita!

Ingredientes do purê de lentilha

Para fazer um ótimo purê de lentilha para bebês, é necessário ter os seguintes ingredientes:

  • 1 batata grande.
  • 100 gramas de lentilha.
  • 1/2 cebola.
  • 1/2 tomate.
  • 1 cenoura.
  • Azeite extra virgem.
  • Orégano.
  • Sal.
Bebê comendo mingau de frutas para um lanche.

Preparação do purê passo a passo

Você tem que começar lavando e descascando corretamente os vegetais. Além disso, as sementes devem ser removidas do tomate, pois podem aumentar o risco de asfixia.

Em seguida, todos os legumes devem ser adicionados à panela de pressão com bastante água e tudo é cozido por cerca de 15 minutos. É importante que o alimento esteja macio no final para prosseguir.

Para finalizar, basta passar toda a mistura por um amassador ou usar uma batedeira de mão. Em seguida, adicione uma colher de chá de azeite extra virgem e mexa tudo para que se integre bem. Você pode até adicionar um pouco de orégano e sal, mas este último ingrediente deve ser evitado no primeiro ano de vida do bebê.

Espere aquecer um pouco e está pronto para comer!

Propriedades do purê de lentilha

O purê de lentilha é um prato que oferece diversos benefícios à saúde das crianças, por isso deve ser incluído na dieta com frequência.

Contudo, não tem uma elevada contribuição de proteínas de alto valor biológico, e isso significa que não é considerado um prato de alta densidade nutricional. No entanto, possui uma boa dose de antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que são positivas a médio prazo.

Aqui estão algumas das propriedades pendentes para que você possa ver por que recomendamos esse prato.

Melhora o desenvolvimento do cérebro

O azeite extra virgem consegue fornecer uma quantidade significativa de ácidos graxos da série ômega 3. Esses elementos contribuem para a formação do cérebro dos pequenos.

De fato, a suplementação com esses compostos demonstrou fornecer vários benefícios à saúde dos bebês, como reduzir o risco de desenvolver alergias.

Otimiza o trânsito intestinal

Durante os estágios iniciais da introdução de semissólidos, os bebês apresentam tendência à prisão de ventre.

Para combater isso, nada como garantir uma boa ingestão de fibras. Essa substância aumenta o volume do bolo fecal, que por sua vez estimula os mecanorreceptores do trato digestivo e provoca um trânsito mais eficiente. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Nature Reviews.

Previne o desenvolvimento de patologias crônicas

Tanto as lentilhas como os restantes vegetais incluídos no purê são uma boa fonte de antioxidantes. Esses compostos neutralizam a formação de radicais livres e sua posterior acumulação no organismo. Esse efeito está relacionado a um menor risco de desenvolver patologias crônicas e complexas a médio e longo prazo.

Aliás, todos os nutricionistas aconselham a presença regular de vegetais exatamente por esse motivo. Obviamente, é essencial garantir a variedade para obter uma ingestão ideal de fitoquímicos de boa qualidade.

Pedaços de vegetais e mamadeira de bebê

Faça purê de lentilha para bebês

Como você viu, o purê de lentilhas é fácil de preparar e fornece uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o seu bebê. Além disso, é um prato com boa aceitação entre os pequenos.

Em geral, as leguminosas são mais fáceis de oferecer trituradas após os 6 meses de idade. Mas você também pode incorporá-las em outras preparações semissólidas, como tortilhas, e fazer com que seu bebê as coma em pedaços pequenos.

Por fim, lembre-se de que durante os primeiros meses de alimentação complementar é necessário limitar ou evitar a presença de certos alimentos. Isso serve para reduzir o risco de desenvolver alguns problemas, como intoxicações, intolerâncias ou asfixia. Portanto, converse sobre isso com o pediatra na próxima consulta para que o profissional possa dar conselhos adequados.

Pode interessar a você...
Suplementos nutricionais para mulheres grávidas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Suplementos nutricionais para mulheres grávidas

Neste artigo, você vai encontrar uma revisão dos suplementos nutricionais mais importantes para as mulheres grávidas. Confira!



  • Miles EA, Calder PC. Can Early Omega-3 Fatty Acid Exposure Reduce Risk of Childhood Allergic Disease? Nutrients. 2017 Jul 21;9(7):784. doi: 10.3390/nu9070784. PMID: 28754005; PMCID: PMC5537898. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31690829/
  • Vriesman MH, Koppen IJN, Camilleri M, Di Lorenzo C, Benninga MA. Management of functional constipation in children and adults. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2020 Jan;17(1):21-39. doi: 10.1038/s41575-019-0222-y. Epub 2019 Nov 5. PMID: 31690829. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31690829/