5 cafés da manhã saudáveis com aveia para crianças

Vamos começar bem o dia com esses cafés da manhã saudáveis com aveia para crianças.
5 cafés da manhã saudáveis com aveia para crianças

Última atualização: 14 abril, 2022

A aveia é um cereal que se tornou popular nos últimos anos devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde em qualquer fase da vida. Por essa razão, propomos aqui diferentes cafés da manhã saudáveis com aveia para crianças.

Benefícios de oferecer cafés da manhã saudável com aveia para crianças

Em termos nutricionais, a aveia apresenta uma composição interessante que lhe confere alguns dos seus principais benefícios para a saúde. Em primeiro lugar, ela fornece 10,6 gramas de fibra, a maior parte na forma de beta-glucanos, que atuam reduzindo os níveis de colesterol no sangue, especialmente o LDL, juntamente com os ácidos graxos poli-insaturados.

Portanto, diminuem o risco cardiovascular. Por sua vez, produzem aumento da saciedade e consequente diminuição do apetite. Também regula os níveis de açúcar no sangue e insulina em jejum.

A aveia também contém proteínas (16,9 gramas por 100 g) e minerais como magnésio, selênio, zinco, ferro e cálcio. Também fornece vitaminas do grupo B e E.

Se meu filho tiver doença celíaca, ele pode comer aveia?

Essa é uma pergunta muito recorrente, já que a aveia muitas vezes é mencionada como proibida em uma dieta sem glúten. Por um lado, embora seja verdade que, naturalmente, não o contém, pode estar contaminada, já que os campos de trigo e aveia costumam estar próximos.

Além disso, produtos com e sem glúten podem ser produzidos usando as mesmas máquinas e utensílios. Embora hoje em lojas especializadas seja possível encontrar flocos de aveia e outros derivados (aveia tufada, bolachas, farinha) desse cereal sem glúten cujo consumo é seguro.

Por outro lado, a aveia contém aveninas, proteínas muito semelhantes ao glúten às quais aproximadamente 5% das pessoas diagnosticadas com doença celíaca reagem negativamente. No entanto, diferem do glúten por serem mais facilmente digeridas e o conteúdo depende da variedade.

Tigela de mingau de aveia para café da manhã infantil.

Por essa razão, é melhor certificar-se de que a aveia que compramos no supermercado ou lojas especializadas tenha um selo que garante que não contém glúten. E, diante da menor reação, retire-a completamente de sua dieta para evitar os danos que afetam a assimilação de nutrientes e o crescimento.

Também possui inibidores de amilase e tripsina, que dificultam a digestão completa dos cereais. No entanto, estes podem ser reduzidos com um processo de demolha e cocção, como mostram alguns dados obtidos com leguminosas.

Cafés da manhã saudáveis com aveia para crianças

1. Mingau com maçã assada e canela

Ingredientes

  • 1 copo de leite ou bebida vegetal sem adição de açúcares.
  • Meio copo de flocos de aveia finos.
  • 1 maçã.
  • Canela a gosto.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, adicione a aveia e o leite ou a bebida vegetal em uma tigela. A partir de agora, você tem 2 opções: deixar descansar da noite anterior ou aquecê-lo ao comer.

Ambas as formas permitem que a aveia libere o amido e inative o ácido fítico que dificulta a absorção de cálcio e ferro, assim a textura será mais cremosa. Se optar por aquecê-lo, 2 minutos no micro-ondas são suficientes.

Em seguida, lave e corte a maçã em gomos finos. Se quiser realçar o sabor da aveia, adicione casca de limão ou laranja. Coloque-o em um prato fundo coberto no micro-ondas por 6 minutos em potência média. Por fim, decore com maçã e canela a gosto.

granola de aveia

2. Mingau com frutas vermelhas e chia

Ingredientes

  • 1 copo de leite ou bebida vegetal sem adição de açúcares.
  • Meio copo de flocos de aveia finos.
  • Um punhado de morangos.
  • 1 colher de sopa de sementes de chia (melhor moída).

Modo de preparo

Na noite anterior, cubra as sementes de chia com um pouco de água, cubra e deixe durante a noite para que absorvam o líquido.

Na manhã seguinte, adicione a aveia e o leite ou bebida vegetal em uma tigela. A partir de agora, e como já dissemos, você pode deixar descansar da noite anterior ou aquecer por 2 minutos no micro-ondas na hora de comer.

Em seguida, adicione a chia (com a gelatina que se formou) e mexa bem até que esteja integrada e obtenha uma textura compacta. Por fim, lave os morangos e corte-os em rodelas. Adicione-os e decore com um pouco de canela ou cacau em pó.

3. Biscoitos de aveia

Ingredientes

  • 2 copos de flocos de aveia.
  • 1 copo de leite ou bebida vegetal.
  • 2 bananas maduras.
  • 5 tâmaras.

Modo de preparo

Primeiro, preaqueça o forno a 180º C. Enquanto isso, deixe de molho as tâmaras sem o caroço e esmague-as. Em seguida, descasque as bananas, amasse-as com um garfo e misture-as com o restante dos ingredientes. Faça montinhos em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

4. Barras de aveia e frutas secas

Assim como os biscoitos, essa receita de aveia é perfeita para um café da manhã com pressa ou para comer no meio da manhã. Pode ser acompanhado por fruta fresca e um produto lácteo para uma refeição mais completa.

Ingredientes

  • 150 gramas de flocos de aveia.
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim.
  • Um punhado de passas.
  • 5 colheres de óleo de coco.
  • Chocolate amargo 80-85%.
    Barras de aveia e nozes, um dos pequenos-almoços saudáveis para as crianças.

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 graus.

Primeiro, adicione os flocos de aveia, as passas e 3 colheres de óleo em uma tigela. Em seguida, adicione a pasta de amendoim e misture tudo até ficar bem integrado.

Coloque a massa em uma assadeira coberta com papel. Você pode ajudar com um molde para moldá-la. Asse por 15 minutos. Retire do fogo e deixe descansar enquanto prepara a cobertura.

Derreta o chocolate junto com o restante do óleo de coco no micro-ondas em intervalos de 30 segundos, tomando cuidado para não queimar. Mexa. Por fim, desenforme as barras e cubra-as com o chocolate. Deixe descansar até endurecer.

5. Granola, a melhor cobertura para acompanhar cafés da manhã saudáveis com aveia para crianças

Ingredientes

  • 1 xícara de flocos de aveia.
  • Raspas de laranja.
  • Canela.
  • Mirtilos desidratados.
  • Pinhões.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma assadeira forrada com papel vegetal, exceto os mirtilos. Asse por 10-12 minutos a 180º C, tomando cuidado para não queimar. Depois de frio, adicione os mirtilos. É ideal para dar um toque diferente ao iogurte, já que a tostagem realça os sabores.

Resumindo, por que não começar o dia dos seus pequenos com energia para que depois possam sair para brincar ou andar de bicicleta ou patinete?

Pode interessar a você...
Pular o café da manhã durante a adolescência: é arriscado?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Pular o café da manhã durante a adolescência: é arriscado?

Quais são os efeitos para a saúde de pular o café da manhã durante a adolescência? A seguir, vamos contar tudo o que você precisa saber.



  • Bao L, Cai X, Xu M, Li Y. (2014). Effect of oat intake on glycaemic control and insulin sensitivity: a meta-analysis of randomised controlled trials. Br J Nut, 112(3): 457-66.
  • Grundy MM, Fardet A, Tosh SM, Rich GT, Wilde PJ (2018) Processing of oat: the impact on oat‘s cholesterol lowering effect. Food Funct, 9(3):1328-43.
  • Ho HV, Sievenpiper JL, Zurbau A, Blanco Mejia S, Jovanovski E, Au-Yeung F (2016) The effect of oat β-glucan on LDL-cholesterol, non-HDL-cholesterol and apoB for CVD risk reduction: a systematic review and meta-analysis of randomised-controlled trials. Br J Nut, 116(8): 1369-82.
  • Hoffmanová I, Sánchez D, Szczepanková A, Tlaskalová-Hogenová H (2019) The Pros and Cons of Using Oat in a Gluten-Free Diet for Celiac Patients. Nutrients, 11(10).
  • Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad. Base de Datos Española de Composición de Alimentos. Consultado el 29 de abril de 2020. Disponible en: https://www.bedca.net/bdpub/index.php.
  • Shi L, Mu K, et al. Changes in levels of enzyme inhibitors during soaking and cooking for pulses available in Canada. Journal of Food Science and Technology. Marzo 2017. 54 (4): 1014-1022.
  • Silano M, Pozo EP, Uberti F, Manferdelli S, Del Pinto T, Felli C (2014) Diversity of oat varieties in eliciting the early inflammatory events in celiac disease. Eur J Nutr, 53(5):1177-86.
  • Zaremba SMM, Gow IF, Drummond S, McCluskey JT, Steinert RE (2018) Effects of oat β-glucan consumption at breakfast on ad libitum eating, appetite, glycemia, insulinemia and GLP-1 concentrations in healthy subjects. Appetite, 128:197-204.
  • 24 zanahorias. (2016) Avena y muchos más: opciones saludables para incluirlas en nuestro día a día.