Como lidar com o estresse na gravidez?

05 Agosto, 2018
 

O estresse na gravidez é esse bicho que gruda na sua mente sem aviso e que fica aí com a única intenção de atormentar a sua vida. Você não sabe de onde veio, por que chegou exatamente até você, nem quando vai embora. Você apenas o sente e sabe que ele está aí dentro.

O estresse na gravidez pode afetar o bebê. É muito comum nos dias de hoje e é o responsável por uma série de hábitos nada saudáveis, principalmente na gravidez. Dormir pouco ou quase nada, ficar deprimida nesse tempo, ou se alimentar de maneira inadequada, são algumas das consequências desse tipo de condição que, de maneira direta ou indireta, afeta o seu filho.

O estresse na gravidez afeta tanto a gravidez em si, quanto o período posterior ao parto. Pode estar relacionado com um baixo peso da criança ao nascer, um aborto espontâneo, um parto antecipado, ou outros transtornos que aparecem durante a gravidez, durante o parto ou, até mesmo, nos primeiros meses de vida da criança.

Quais são as causas que provocam o estresse na gravidez?

As causas do estresse na gravidez são várias, assim como as causas que provocam o estresse, em qualquer outro momento da vida. No entanto, as mais comuns são as causas diretamente relacionadas com a gestação. Entre elas, temos:

  • Preocupação excessiva com tudo o que tem a ver com a gravidez: consultas médicas, complicações, formação da criança, parto, mudanças no corpo, etc…
  • A rejeição do companheiro ou a baixa atividade sexual. Apesar de não acontecer com todas as mulheres, muitas delas continuam com o mesmo apetite sexual que tinham antes de ficarem grávidas. A impossibilidade de manter relações sexuais pode provocar estresse.
 
  • Pouco apoio social ou familiar. A sociedade e o fato de sentir a ausência de pessoas queridas que ofereçam seu apoio pode provocar estresse durante a gravidez. Essa é uma fase que, apesar de não exigir cuidados físicos extremos (a não ser que ocorra alguma complicação), exige equilíbrio emocional, afeto e calor humano.
estresse na gravidez

Além dessas causas, existem outras que consideramos importante saber:

  • Pressão no trabalho. Muitas mulheres continuam trabalhando até o final da gravidez. Em alguns casos, ao se verem impedidas de realizar seu trabalho como faziam antes, ou até mesmo as próprias exigências do seu trabalho provocam estresse nas mulheres grávidas.
  • Qualquer experiência traumática vivida durante o período da gravidez. A morte de um ente querido, um acidente sofrido pela mulher ou por algum parente, a ocorrência ou a probabilidade de acontecer um desastre natural que a afete, podem ser a causa de preocupações e de ansiedade na gravidez.

Como se livrar do estresse durante a gravidez?

Para se livrar do estresse na gravidez sugerimos as seguintes recomendações:

Não se preocupe além do que você deveria

 

Se você está grávida e até o momento não tem nenhuma complicação, não ocupe a sua mente com coisas que causam preocupação sem necessidade.

Evite pensar em malformações genéticas, partos prematuros, gravidez ectópica, depressão pós-parto, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia… Esses medos não farão nenhum bem.

Não despreze as várias maneiras de amenizar os incômodos

Acidez estomacal, dor lombar, edemas nas pernas… Assim como existem várias doenças, a medicina moderna e os tratamentos terapêuticos, hoje em dia, oferecem métodos e medicamentos para aliviar os incômodos.

Procure ajuda especializada e melhore a sua qualidade de vida. Aguentar a dor durante a gravidez é muitas vezes desnecessário.

Ocupe seu tempo e sua mente

Para se sentir melhor tanto em nível físico quanto emocional, sempre que a sua saúde permitir, tente se manter ativa.

Caminhe, saia para passear, pratique esportes, tente aprender uma nova habilidade ou ofício, leia, pesquise, etc… Mergulhe em atividades que ofereçam experiências inovadoras de alguma maneira, e que não deixem você ficar ociosa.

estresse na gravidez

Encontre apoio na sua família e nos seus amigos

 

Sua família e seus amigos podem ser o remédio que vai afastar o estresse e trazer a tranquilidade e a harmonia de volta para a sua vida. Se você se sente pressionada pela gravidez e preocupada com o futuro, converse com as pessoas de quem você gosta, abra-se e escute opiniões.

Muitas vezes as palavras que mais nos aliviam vêm de conselhos das pessoas mais próximas. Além disso, você sempre pode conversar com uma mulher que já passou por essa experiência e que pode lhe ajudar.

Tente não se preocupar nem se estressar durante a gravidez. Pense que a partir desse momento você terá que enfrentar vários desafios. Quando seu filho nascer as preocupações e as responsabilidades serão diferentes. Mas não se assuste, muitas mulheres já percorreram o caminho da maternidade sem maiores problemas.