12 razões para fazer sexo durante a gravidez

· 5 de agosto de 2018

Muitos medos e mitos rondam esse tema que é um tabu. No entanto, a ciência demonstrou que fazer sexo durante a gravidez traz inúmeros benefícios a todas as partes envolvidas. Descubra as vantagens desses encontros íntimos durante a gestação e surpreenda-se!

Apesar de muitos mitos e temores infundados ao redor desse tema que se tornou um tabu, fazer sexo durante a gravidez não apresenta nenhum risco e inclusive pode resultar em uma atividade muito benéfica por diversas razões, tanto para a mãe quanto para o bebê ou a relação do casal.

Certamente durante os 9 meses que dura uma gravidez a vida sexual do casal passará por muitas mudanças. Haverá fases com muita atividade e outras nas quais os incômodos vão prevalecer. O que é realmente importante em todos os casos é consultar seu médico frente a qualquer dúvida que isso produza.

Longe daquela difundida crença sobre os danos que o sexo durante a gravidez poderiam provocar ao bebê e à mãe, os sexólogos e ginecologistas unem suas vozes para afirmar que manter relações íntimas estando grávida tem como resultado uma longa lista de vantagens para todas as partes envolvidas. Você quer saber quais são os benefícios? Siga em frente!

Benefícios do sexo durante a gravidez

Aqui cabe destacar que fazer sexo durante a gravidez implica poder compartilhar um momento único e especial. Nesse momento é possível selar e fortalecer nossa união emocional por meio dos corpos, enquanto se pode reforçar o projeto em comum que se constrói ao ter um filho.

sexo durante a gravidez

O afeto e a harmonia são fundamentais à futura mamãe que se encontra imersa em um estado de alteração hormonal. Da mesma forma, esses encontros íntimos também são fundamentais para o papai, aquele acompanhante que participa dos medos e das alegrias da gravidez e da sua futura paternidade.

Além disso, fazer sexo desperta na futura mamãe uma gratificante sensação psíquica que também é percebida pelo feto e é igualmente prazerosa para ele. Pois, o útero fica mais oxigenado devido ao maior afluxo de sangue durante o ato sexual.

Da mesma forma, o sexo durante a gravidez causa um agradável balanço dentro do útero. Isso ocorre devido aos movimentos durante o ato sexual e é algo de que os bebês gostam. Paralelamente, alguns estudos afirmam que as crianças de mães que mantiveram relações sexuais frequentes durante a gestação são mais confiantes, tranquilas e felizes.

Inclusive, manter relações sexuais especialmente nos últimos meses de gravidez é um ótimo exercício de preparação para o parto. As contrações vaginais do orgasmo preparam o corpo para aliviar as dores do parto e facilitam o trabalho no momento de dar à luz.

fazer sexo durante a gravidez

12 razões para fazer sexo durante a gravidez

  • Garante o bem-estar do bebê. O estado de espírito e o vínculo amoroso do casal garantem um ótimo crescimento ao bebê, assim como seu bem-estar.
  • Combate o estresse. O sexo pode ser um bom meio de liberar as tensões que a gravidez provoca em algumas mães. Isso se deve ao fato de que os orgasmos aumentam significativamente a adrenalina ao mesmo tempo em que diminuem a pressão sanguínea. Esses fatores diminuem o risco de doenças do coração, produzem uma sensação de tranquilidade e liberam o estresse.
  • Anda de mãos dadas com a autoestima. Ao longo da gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de grandes mudanças e, consequentemente, a imagem corporal que muitas mulheres têm de si mesmas se transforma. Por isso, muitas delas passam a se sentir pouco desejadas.
  • Traz benefícios emocionais. Essa fase é acompanhada por uma série de tensões, nervosismos, ânsias, transformações corporais e vendavais de hormônios. Felizmente, fazer sexo na gravidez renova o vínculo do casal ao mesmo tempo em que oferece à mãe a segurança e o apoio emocional que necessita para enfrentar esse período.
  • Não é preciso se preocupar com contraceptivos. Uma vez que o bebê esteja a caminho, claramente a mulher não precisa se preocupar com contraceptivos. Então, para essas mães que se animam em fazer sexo durante a gravidez, tudo vai girar em torno de relaxar e aproveitar.
  • Aumenta o desejo sexual. De acordo com uma pesquisa publicada no Jornal de Medicina Sexual, 40% das mulheres desejavam praticar mais vezes sexo durante a gravidez que antes de engravidar. Isso é explicado pelas altas doses de progesterona, estrógeno e, durante o segundo trimestre, testosterona. Outros fatores que aumentam o desejo no casal? As mudanças corporais que favorecem o aspecto sexual: seios maiores e mamilos mais sensíveis. Além de novas e chamativas curvas que farão você se sentir mais atrativa.
  • Aumenta o prazer. Enquanto você está grávida, vai perceber que a vagina fica mais sensível e lubrificada, o que provavelmente deixa as relações íntimas mais prazerosas e amplia a quantidade e a qualidade dos orgasmos.
  • Aumenta as defesas corporais. Apesar de surpreender, a ciência conseguiu comprovar que fazer sexo durante a gravidez ajuda a manter as defesas do corpo mais altas. Com isso, diminui o risco de pegar gripe, resfriados ou algum outro vírus estomacal. Não era o que mais assustava, já que você não pode recorrer a medicamentos nem antibióticos? Então você não deveria continuar duvidando.
  • Reduz as dores da gravidez. Como? Simples. Os orgasmos liberam ocitocina, um hormônio conhecido por sua eficácia na hora de combater o estresse e agir como afrodisíaco. O melhor é que essa substância também demonstrou ser capaz de aumentar a tolerância à dor em mais de 70%.
  • Previne a pré-eclâmpsia. Trata-se de uma doença comum durante a gestação. Ela está associada à hipertensão reduzida durante esse período. Ou seja, aquelas mães com pressão arterial alta também possuem altos níveis de proteína na urina. O “antídoto” para reduzir o risco de sofrer pré-eclâmpsia seria nada menos que os anticorpos presentes no esperma do seu companheiro.
  • Acelera sua recuperação pós-parto. Como todas nós bem sabemos, a recuperação após o parto é uma agonia. É uma recuperação lenta que acontece enquanto nós estamos doloridas, cansadas e mal com nós mesmas. No entanto é possível superar esse momento mais rapidamente. Os encontros íntimos, enquanto você está grávida preparam da melhor maneira o assoalho pélvico para o parto. Assim, você vai se recuperar mais rápido.
  • Melhora seu sono e o do bebê. Como você já está cansada de saber, tudo o que você sente é transmitido ao bebê. O que certamente ainda não sabe é que assim como o sexo vai deixar você relaxada, também vai deixar o pequeno dentro de você bem calminho. Resultado? Ambos dormirão tão tranquilamente como nunca antes!

Está claro que o sexo durante a gravidez traz muitos benefícios tanto para o casal como para o bebê que está a caminho. No entanto, não se deve esquecer de que tudo depende das circunstâncias que cada gravidez apresenta.

Pois, tratando-se de uma gravidez de risco ou da ameaça de um parto prematuro o médico proibirá determinadas práticas, tanto sexuais como de qualquer índole, para não colocar em risco a saúde do bebê.

Mas, se não há nenhum tipo de contraindicação e a gravidez está indo de vento em popa, é outra história. Sabendo das razões para fazer sexo durante a gravidez você vai continuar duvidando e perdendo seu tempo sem aproveitar todas as vantagens que esse momento íntimo pode oferecer?