Como limpar o nariz e os ouvidos do seu bebê?

· 3 de abril de 2017

Limpar o nariz e os ouvidos, cortar as unhas dele, lavar a cabeça… Não acontece da mesma forma em todos os casos, mas a maioria das crianças odeia essas coisas. Como nossa meta é ajudar você, decidimos dedicar essa seção ao tema da limpeza dos ouvidos e narizes.

Esperamos que nossos conselhos sirvam para você.

Como limpar o nariz de um bebê?

Para limpar o nariz de um bebê não é preciso cutucar os orifícios com um cotonete.

Se o seu filho tiver as chamadas “melecas” (secreções endurecidas que grudam nas fossas nasais) facilmente elas serão expelidas com a respiração. É provável que todas as manhãs você veja partículas amareladas sobre o lugar onde o seu bebê dormiu.

Contudo se seu filho pegar uma gripe e as narinas ficam congestionadas, fica difícil para ele respirar e por fim, ele não consegue dormir bem e fica se mexendo; existe uma maneira de limpar o nariz dele: usando soro fisiológico.

O soro fisiológico não é contraindicado para as crianças. Assim, se você vir que seu bebê está com o nariz entupido, pode aplicar ¼ de gota de soro fisiológico em cada narina.

O procedimento é simples. Pegue a cabecinha de seu bebê e coloque-a um pouco para trás para que fique fácil de aplicar a solução salina e para que ela penetre bem nas narinas dele. Quando você fizer isso, aguarde alguns segundos até que o soro entre nelas.

Se o seu filho espirrar na hora, perfeito, assim, desentupirá mais rápido o nariz, mas se não acontecer isso e se ele expelir líquido; não fique nervosa; dessa maneira também ele terá limpado as narinas e poderá respirar melhor.

Recomenda-se fazer esse procedimento por volta de 3 vezes por dia. Mas se você precisar limpar os canais uma vez mais, pode fazer sem problemas.

Como limpar os ouvidos de uma criança?

Uma vez um otorrinolaringologista me disse: “os ouvidos devem ser limpos com os cotovelos”. Obviamente, no começo, eu pensei que ele estava fazendo uma brincadeira, mas ao ver o rosto dele, me dei conta de que estava falando sério.

Então, o mesmo digo a você prezada mamãe; limpe-os os ouvidos de seu filho usando seus cotovelos. Nada de introduzir neles palitos com algodões secos, ou umedecidos com perfume ou álcool.

Só é preciso limpar as orelhas do bebê, e a entrada dos orifícios dos ouvidos com um pano limpo e umedecido.

Aproveite o horário do banho para fazer isso. Pegue a toalhinha e cubra o seu dedo com ela. Em seguida, passe-a por todos os cantos das orelhas dele para retirar a sujeira; mas, ressaltamos, novamente, não tente introduzir o dedo pelos orifícios dos ouvidos.

Entenda bem que a cera de ouvido tem a função de manter o ouvido saudável e limpo, evitando a entrada de agentes nocivos como a poeira, a umidade e as bactérias que os acompanham, e protegê-lo de forma geral.

Além do risco, nem sequer você terá a certeza de que toda vez que introduzir nos ouvidos algo, vai conseguir retirar a cera; é provável que consiga o contrário; se a introduzir mais ainda, ela começa a se acumular até formar um tampão de cera, podendo ocasionar dificuldades de audição para o bebê.

Mamãe, o fato de seu filho ter cera de ouvido é normal. Se quando ele tiver gripe, a secreção aumentar, também é normal: existem fluidos corporais que aumentam quando o organismo está infectado por um vírus da gripe. Você deverá apenas levá-lo ao médico quando:

  • Você perceber que ao tocar no exterior do ouvido dele e da zona que o rodeia, o bebê começar a chorar e se incomodar.
  • Observar mudanças na coloração e na textura da cera de ouvido.
  • Ele coçar constantemente o ouvido.

Como limpar o nariz e os ouvidos do seu filho?

Nós, do blog Sou Mamãe, iremos finalizar a postagem frisando que você não deve usar cotonetes para limpar as narinas nem os orifícios dos ouvidos do seu bebê.

Se você conhece alguma forma saudável e inofensiva de fazer essa limpeza, adoraríamos que você nos transmitisse esse conhecimento.