Livros didáticos: sim ou não?
A modernização atingiu todas as partes do planeta e, como não poderia deixar de ser, também está presente nas escolas. Chegamos ao ponto em que muitos professores, profissionais do ensino e pais fazem a seguinte pergunta: livros didáticos, sim ou não?
Os livros didáticos acompanharam os estudantes de todas as gerações até o momento. Eles são um dos elementos que mais estiveram presentes nas salas de aula de escolas do mundo todo. No entanto, a verdade é que eles estão desaparecendo porque há cada vez mais materiais digitais disponíveis.
Dessa forma, a tecnologia criou outro cenário no qual os tablets eletrônicos aparecem como uma alternativa aos livros didáticos de sempre. Embora existam muitas pessoas nostálgicas que se opõem a essa mudança de paradigma, parece que é um processo natural que não poderá ser parado.
Para te ajudar a decidir, apresentamos um estudo feito em 2016 no qual foi solicitado que 90 alunos lessem pequenos textos informativos em um computador ou impressos. Os alunos tiveram um desempenho igualmente bom ao descrever a ideia principal das passagens, independentemente do meio.
No entanto, quando foi solicitado que listassem pontos-chave adicionais e relembrassem de mais detalhes, os leitores dos textos impressos tiveram vantagem. O que mais podemos acrescentar em relação a essa questão?
Quais são as razões para continuar a usar os livros didáticos?
1. Facilidade para encontrar as informações
A facilidade com que permitem que os alunos encontrem as informações é um dos motivos para manter os livros didáticos.
Geralmente, os livros são escritos com páginas de conteúdo detalhado e índices que, se elaborados corretamente, podem ser usados para encontrar rapidamente o que o aluno estiver procurando. Os livros didáticos também proporcionam uma estrutura para a aprendizagem dos alunos.
2. Simplicidade para os professores
Também há benefícios para os professores que usam livros didáticos. Para os professores inexperientes, os livros didáticos podem ser especialmente úteis porque o material e a estrutura das lições costumam ser muito detalhados. Ou seja, eles não precisam perder muito tempo elaborando novas ideias para as aulas.
3. Maior conforto para trabalhar
Embora a maioria dos livros eletrônicos seja equipada com um pequeno arsenal de ferramentas que permitem que os alunos destaquem pontos importantes ou façam anotações, eles simplesmente não estão acostumados a usar os tablets eletrônicos durante as aulas.
A maioria ainda prefere livros tangíveis, onde possam destacar os pontos importantes fisicamente e escrever anotações nas margens.
“Os livros são escritos com páginas de conteúdo detalhado e índices que, se elaborados corretamente, podem ser usados para encontrar rapidamente o que o aluno estiver procurando”.
Pontos fracos dos livros didáticos
O primeiro dos pontos fracos é o peso que os alunos precisam carregar nas costas toda vez que vão à escola. A imagem de uma criança carregando uma mochila cheia de livros é algo típico na maioria das escolas. Mas isso pode ser evitado com a implementação da tecnologia.
Outro aspecto negativo dos livros didáticos é que, embora às vezes eles sejam reutilizados por familiares ou amigos, na maioria dos casos, geralmente ficam esquecidos depois de utilizados.
Quais são as razões para apostar na tecnologia?
1. Aumentar a criatividade
O formato conveniente do tablet incentiva a criatividade: é possível desenhar, compor músicas ou fazer filmes sem a necessidade de ferramentas adicionais. É assim que os alunos exercitam suas habilidades criativas em vez de simplesmente serem receptores passivos do conhecimento.
2. Facilidade de uso
É preciso admitir que os tablets são muito mais intuitivos e fáceis de usar do que computadores e notebooks, ou até mesmo os livros de papel. Além disso, a maioria das crianças já está acostumada a utilizá-los.
3. Comunicação direta
Os tablets conectam todos os principais interessados: alunos, pais e professores. As anotações ou tarefas manuscritas podem ser perdidas em pouco tempo, intencionalmente ou por acidente.
Isso nunca acontece com os dados digitais: quaisquer comentários que incluam críticas, elogios ou dúvidas estarão disponíveis para referência futura.
Pontos fracos da tecnologia na sala de aula
A primeira das desvantagens da introdução da tecnologia na escola tem a ver com o impacto que o uso dos tablets eletrônicos pode ter sobre as crianças. De fato, isso pode fazer com que elas se distraiam demais. E essa distração pode acontecer por causa de jogos, vídeos e dos inúmeros aplicativos de entretenimento que esses dispositivos incluem.
Em segundo lugar, diferentemente do material impresso, os livros didáticos digitais permanecem no tablet. Isso significa que não é possível que os livros sejam compartilhados entre colegas ou irmãos.
Por fim, você deve saber que, para muitos estudantes, o uso de livros eletrônicos não tem a ver com preferência ou preço, mas com a disponibilidade. Geralmente, os livros que os alunos precisam para a escola simplesmente não estão disponíveis em formato digital.
Em resumo, estamos diante de um assunto sobre o qual nem todos os envolvidos estão de acordo. No entanto, temos a certeza de que estamos em um período de transição que nos leva a pensar que a tecnologia estará cada vez mais presente nas salas de aula.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cantante, LM y Alexander, PA (2017). Lectura a través de medios: Efectos de la lectura de textos digitales e impresos en la comprensión y calibración. Revista de Educación Experimental , 85 (1), 155–172. https://doi.org/10.1080/00220973.2016.1143794
- Edwards, D. A. (2019). Diagnóstico en torno a las necesidades y demandas requeridas para la digitalización del Libro de Texto con software educativo (Doctoral dissertation, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso). http://opac.pucv.cl/pucv_txt/txt-0000/UCB0303_01.pdf
- Nieto, J. Y. (2015). Tabletas y smartphones. El diseño editorial obligado a adaptarse a los nuevos soportes informativos digitales. adComunica, (9), 133-155. https://raco.cat/index.php/adComunica/article/view/301750/391367