A aprendizagem colaborativa em sala de aula

28 de maio de 2020
A aprendizagem colaborativa em sala de aula se baseia na necessária interação e comunicação entre os alunos, o professor e o ambiente. À medida que a criança e o adolescente se integram a essa nova técnica educacional, eles aprendem a respeitar e a levar os outros em consideração, bem como a trabalhar em equipe.

Atualmente, a aprendizagem colaborativa em sala de aula é uma estratégia e ferramenta que é implementada com cada vez mais frequência. Essa estratégia didática tem um grande impacto na educação em todo o mundo e mostra que as estruturas educacionais aplicadas estão começando a se tornar obsoletas.

O que é a aprendizagem colaborativa?

Para entender o que é a aprendizagem colaborativa, é importante saber que os seus pilares se baseiam na interação social. Ou seja, esse tipo de aprendizagem se baseia no trabalho em equipe e nas interações constantes entre crianças ou jovens.

A aprendizagem colaborativa em sala de aula busca, principalmente, aprimorar as aptidões e capacidades de cada aluno por meio da interação e da troca de conhecimentos com os seus colegas.

Vantagens da aprendizagem colaborativa em sala de aula

Essa modalidade de aprendizagem constitui um método fundamental para a aprendizagem das novas gerações. A aprendizagem colaborativa em sala de aula, em qualquer nível de escolaridade, tem muitas vantagens e benefícios.

Entre essas vantagens está o fato de ser uma modalidade nova que abre caminho para a aprendizagem nessa era. Portanto, representa uma maneira de os alunos se sentirem motivados.

Por outro lado, conforme mencionado acima, a aprendizagem colaborativa tem a ver com o trabalho coletivo, isto é, em grupo. Dessa maneira, é possível aprender a interagir com os outros.

Esse trabalho em grupo faz com que os alunos e estudantes se transformem nos protagonistas da sua aprendizagem e aprendam a colaborar uns com os outros para alcançar um objetivo comum. Ao longo do caminho, as habilidades individuais de cada pessoa se destacam.

A aprendizagem colaborativa em sala de aula

Além disso, a aprendizagem colaborativa em sala de aula permite que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação entre si. Essas habilidades serão úteis não apenas no campo educacional, mas também em todas as áreas da vida cotidiana.

Entre outras vantagens de aplicar a aprendizagem colaborativa em sala de aula, está a de promover e desenvolver o senso de responsabilidade, competência e liderança de cada uma das crianças ou jovens participantes.

Além disso, e não menos importante, esse método envolve a todos da mesma forma, o que melhora a autoestima dos alunos e, ao mesmo tempo, a sua independência.

Como aplicar a aprendizagem colaborativa em sala de aula

Como fazer com que os alunos se sintam motivados e tenham vontade de aprender? O que pode ser feito para melhorar as capacidades de cada um em conjunto e fazer com que as suas habilidades aflorem? Como promover as interações dentro da sala de aula?

São muitas as perguntas em relação à educação de crianças e jovens. Todas elas se resumem a uma única resposta: a aprendizagem colaborativa. Assim, surge uma nova pergunta para aqueles que estão no comando e tem o papel de educar os alunos: como aplicar a aprendizagem colaborativa em sala de aula?

“A aprendizagem colaborativa em sala de aula busca, principalmente, aprimorar as aptidões e capacidades de cada aluno por meio da interação e da troca de conhecimentos com os seus colegas.”

Fundamentalmente, é o professor quem deve liderar o processo de aprendizagem colaborativa. Ou seja, embora os alunos aprendam por meio da colaboração entre si, há a necessidade de uma figura guia para orientá-los, ajudá-los e motivá-los a aprender.

O professor será o responsável por promover o pensamento crítico em cada aluno para que, posteriormente, em trabalhos em grupo, cada um possa analisar a visão dos seus colegas de classe de forma objetiva.

A aprendizagem colaborativa em sala de aula

Dicas para aplicar a aprendizagem colaborativa em sala de aula

Promover a comunicação e o diálogo

Na dinâmica da aprendizagem, a comunicação entre os alunos é fundamental. Ela deve ocorrer de tal maneira que eles possam se expressar livremente, sem medo de compartilhar o que pensam. Não apenas para se sentirem confortáveis no seu ambiente escolar, mas também para que desenvolvam a abertura necessária para entender posições divergentes.

Organizar grupos

Como podemos ver, para que esse tipo de aprendizagem seja eficaz, é importante organizar grupos de trabalho. Portanto, é muito útil que a formação de cada grupo seja semelhante e equitativa, apesar de todos os alunos terem habilidades e capacidades diferentes.

Em resumo, a aprendizagem colaborativa em sala de aula é fundamental na era em que vivemos. De fato, é uma estratégia muito benéfica tanto para os professores quanto para os alunos. Intercalar esse método com outros é uma boa maneira de manter a motivação do aluno intacta e deixar para trás as velhas estruturas.