LIJ por meio de plataformas de distribuição de e-books

8 de abril de 2020
Será que a literatura infantil e juvenil tem a mesma visibilidade nas plataformas de distribuição e vendas de e-books que outros tipos de literatura?

Com o surgimento de livros eletrônicos e a venda deles por meio de canais digitais, as plataformas de distribuição e vendas, tais como Amazon ou Google Play, entre outras, tornaram-se o principal canal de compras.

No entanto, na grande maioria das ocasiões em que consultamos essas plataformas de distribuição, os livros que aparecem em primeiro lugar e à primeira vista são livros para adultos.

Após fazer uma pesquisa, conseguimos encontrar livros de literatura infantil e juvenil (LIJ) nessas plataformas. Isso nos leva a fazer uma pergunta séria e importante: por que há tão pouca visibilidade para a literatura infantil e juvenil nessas plataformas? Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto.

Visibilidade da literatura infantil nas plataformas

A presença de títulos infantis e juvenis é mínima quando comparada a outras categorias ou temas. Basta fazer uma pesquisa em qualquer uma das plataformas para perceber isso.

Jovem procurando LIJ por meio de plataformas de distribuição de e-books

Na grande maioria das plataformas, inclusive ao fazer a pesquisa, os resultados incluem o número total de títulos disponíveis. Portanto, basta comparar esses números para nos darmos conta disso.

Literatura infantil e juvenil juntas

Outro aspecto que mais chama a atenção e que ocorre na grande maioria das plataformas é o fato de que a literatura infantil e juvenil (LIJ) é incluída dentro da mesma categoria. Esse é um erro grave que deve ser eliminado, pois os livros infantis são muito diferentes dos livros juvenis e, portanto, eles devem ser divididos em categorias distintas.

Dessa forma, tudo o que se consegue é confundir os clientes ao comprar um livro, porque eles desconhecem totalmente o que estão comprando.

Além disso, esse aspecto é prejudicial para o público juvenil, pois, na adolescência, esse tipo de leitor não gosta de ser relacionado com as crianças, já que ele possui um profundo sentimento de ‘maturidade’.

Imagens de capas e pré-visualização de fragmentos da LIJ

Outro aspecto importante para a visibilidade da literatura infantil e juvenil é que sejam os próprios jovens que, antes de adquirir um livro, possam visualizar a sua capa e até mesmo ler um pequeno fragmento dele.

As plataformas conseguiram dar importância a esse elemento para a compra de um livro. Assim, muitas já incluem as imagens das capas dos livros e um pequeno fragmento deles, além do resumo, que sempre esteve presente. Quanto mais dados houver sobre o livro e quanto mais ele puder ser consultado, mais seguro o cliente se sentirá para comprá-lo.

As recomendações de LIJ, essenciais para a compra de um livro

O boca a boca sempre funcionou para recomendar qualquer produto ou atividade. Se uma pessoa próxima recomenda algo de que gostou, ficaremos mais confiantes para comprar também.

No entanto, atualmente, não é mais necessário que essa pessoa de quem estamos falando seja próxima. Isso ocorre porque o uso das redes sociais e da Internet levou à criação de vários canais de vídeo, contas de redes sociais ou círculos de leitores na rede que fazem esse papel.

Pai e filha lendo livros

As plataformas estão cientes da importância de ler opiniões boas ou até mesmo ruins sobre os livros. Dessa forma, cada vez mais, elas estão incluindo seções que são usadas para avaliações, que são representadas por meio de:

  • Sistemas de pontuação.
  • Possibilidade de deixar um comentário.
  • Símbolos que lembram o Facebook e seus conhecidos ‘likes’.
  • Possibilidade de compartilhar o livro da plataforma por meio das redes sociais. 

Quais são as plataformas que melhor mostram a LIJ?

Nenhuma das plataformas de distribuição e venda de livros eletrônicos atende a todos os requisitos que seriam necessários para que a literatura infantil e juvenil tenha uma boa presença.

Embora seja verdade que algumas delas se destacam por fazer um ótimo trabalho em algum aspecto ou em aspectos específicos, nenhuma delas atende a todos eles.

Essa conclusão nos faz questionar a baixa importância que o setor atribui à literatura infantil e juvenil digital, talvez devido ao sucesso das vendas de livros em papel nesse setor atualmente. Embora exista algum progresso para tornar essa categoria mais visível, a LIJ ainda está bem abaixo da grande maioria delas.