16 livros que vão prender a atenção dos adolescentes

Apresentamos uma lista com best-sellers, clássicos e novidades para que os jovens possam curtir uma leitura que os cative por completo.
16 livros que vão prender a atenção dos adolescentes

Última atualização: 10 março, 2022

A adolescência, aquela companheira fiel que gera tantas lembranças. Sabemos que nessa fase da vida ocorrem mudanças contínuas, tanto físicas como psicológicas, pois é o momento em que a personalidade e os gostos começam a tomar forma. Por isso, apresentamos uma lista selecionada dos melhores livros que vão prender a atenção dos adolescentes.

Eles foram escolhidos porque contam com diferentes enredos, personagens, épocas… Dessa forma, os jovens poderão abordar diferentes perspectivas de vida para se inspirarem ou desfrutarem das melhores novidades e dos melhores clássicos.

16 livros que vão prender a atenção dos adolescentes

Eu me pergunto se as estrelas se iluminam para que um dia todos possam encontrar a sua.

Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe

1. O Senhor das Moscas, de William Golding: um dos melhores livros para prender a atenção dos adolescentes

Um grupo de meninos britânicos entre 6 e 12 anos sofre um acidente de avião enquanto cruzava o Oceano Pacífico. Após uma aterrissagem forçada, eles são obrigados a sobreviver em uma ilha deserta sem ajuda ou proteção de nenhum adulto. No entanto… Até onde eles estarão dispostos a ir para conseguir sobreviver?

Uma história que pertence aos clássicos da literatura inglesa do pós-guerra por estabelecer algumas questões importantes relacionadas à violência, ao poder e à necessidade de se relacionar com os outros.

2. Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

Mulherzinhas: um dos livros que vão prender a atenção dos adolescentes.

As irmãs March vivem em uma cidade da Nova Inglaterra. Na história, sua mãe e elas vão à falência devido à ausência do pai, que teve que ir para a guerra e as deixou sozinhas.

Sem dúvida, esse livro é perfeito pela evolução das protagonistas, que precisam amadurecer e crescer enfrentando todas as dificuldades que a vida lhes impõe. Certamente mais de um leitor se sentirá identificado.

3. Mentira, de Care Santos

Uma adolescente, Xenia, luta todos os dias para tirar as melhores notas para entrar no curso de medicina. No entanto, uma nova ilusão amorosa que ele encontra na internet fará seu desempenho cair.

Quem é esse novo amor que compartilha sua mesma paixão pela leitura? Pouco a pouco, ela começará suas investigações para descobrir, mas muitas vezes as coisas não são o que parecem.

Um romance que nos envolve desde as primeiras páginas e que servirá de reflexão devido aos diferentes temas que aborda: violência, desigualdade, drogas, risco das redes sociais, etc.

4. A Garota Laranja, de Jostein Gaarder: um dos melhores livros para envolver adolescentes +13 anos

O pai do pequeno Georg morreu quando ele era apenas uma criança. Um belo dia, esse garoto de 15 anos, apaixonado por astronomia, encontra a carta que seu pai lhe escreveu ao saber que seu último dia de vida estava próximo.

Conta a história de seu grande amor com Jovem das Laranjas para terminar com uma pergunta que Georg deve responder. Mas, antes de dar uma resposta, ele vai escrever uma história com seu pai que excede os limites do tempo e da morte.

5. A Culpa é das Estrelas, de John Green

Um best-seller que vale a pena ter na mesa de cabeceira. A Culpa é das Estrelas conta a história de superação a partir da perspectiva de um adolescente com câncer, mas é muito mais do que isso.

A vida muda muito quando você encontra um grupo de apoio onde se sente à vontade, e para o protagonista isso se torna palpável já que ele conhece um rapaz que também faz parte da associação para pacientes com câncer.

Atreva-se a viver infinitas novas sensações nas mãos desses protagonistas. Sem dúvida, você não vai se arrepender.

6. Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa, de Judith Kerr

Os protagonistas, Max e Anna, são duas crianças alemãs que crescem à medida que a trama avança. Eles vivem em Berlim com seus pais durante a ascensão de Adolf Hitler ao poder, mas a família é forçada a fugir porque vêm de uma linhagem hebraica. Ou seja, são judeus.

Um livro que representa uma realidade histórica, perfeito para os jovens mais curiosos que querem conhecer um pouco mais os perigos da Segunda Guerra Mundial e o horror do holocausto.

7. A Saga Hush Hush de Becca Fitzpatrick: um dos melhores livros para prender a atenção dos adolescentes

Hush, Hush é o primeiro volume da série literária de mesmo nome que é composta por quatro partes:

  1. Hush hush.
  2. Crescendo.
  3. Silêncio.
  4. Finale – Hush hush.

O problema com a atração entre humanos é que você nunca sabe se é correspondida.

— Hush Hush —

A trama é baseada na história de amor entre Patch Cipriano (um anjo caído do céu) e Nora Gray (uma garota que cresceu normal ao longo de sua vida). No entanto, ao longo das histórias, eles terão que enfrentar diferentes perigos e descobrir quem realmente são.

Livros clássicos que vão prender a atenção dos adolescentes

Sem dúvida, há livros que nunca morrem, perdurando ao longo do tempo em nossos corações. Esses são alguns clássicos que vão marcar qualquer adolescência.

8. O Apanhador no Campo de Centeio, de JD Salinger: um dos melhores livros para prender a atenção dos adolescentes

Com idade recomendada entre 15 e 18 anos, porque essa obra literária leva à preparação para a vida adulta, O apanhador no campo de centeio oferece uma série de ferramentas para enfrentar os principais dilemas da vida graças ao seu personagem principal, um adolescente que narra em primeira pessoa como o fracasso escolar o força a entrar na parte escura de Nova York.

Conflitos, drogas, relações sexuais, vivências, ansiedade ou depressão são apenas alguns dos principais temas que transitam entre essas páginas que, sem filtros, falam de forma clara e precisa sobre as coisas.

9. Diário de Anne Frank

Um dos testemunhos mais duros de todos os tempos cai sob a pena de Anne Frank, uma menina judia que tenta fugir do Holocausto. Seu diário é uma representação clara, chocante e impactante dos horrores do nazismo. Embora o assunto possa parecer desconcertante, a verdade é que sua leitura é absolutamente necessária.

Nesse sentido, vale ressaltar que a idade recomendada é entre 12 e 15 anos.

Pessoas livres nunca serão capazes de conceber o que os livros significam para aqueles de nós que vivem presos.

– Diário de Anne Frank –

10. O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Outro dos clássicos de todos os tempos é a obra do famoso autor irlandês, Oscar Wilde. Além disso, a verdade é que seu caráter misterioso e a discórdia entre o bem e o mal envolvem rapidamente os jovens, fascinados pelo poder do subconsciente e pelo medo do desconhecido.

Todo mundo quer perpetuar a juventude e a beleza, especialmente quando se está na adolescência. Você quer descobrir o que pensa Dorian, o protagonista desse romance maravilhoso?

11. Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne

Uma das maiores referências dos romances de aventura é marcada por Viagem ao Centro da Terra. A ideia central é baseada na aventura que Axel e seu tio vivem ao viajar até os confins da terra, desafiando as leis geológicas vigentes da época (1864).

Dessa forma, o leitor pode mergulhar em um mundo de desafios e investigações que serão emocionantes, incentivando-o a vivenciar diferentes aventuras e realizar projetos que podem mudar o mundo como o conhecemos.

12. A Metamorfose, de Franz Kafka

Gregorio Samsa se transforma da noite para o dia em uma espécie de inseto. Seus pais o deserdam e ele fica escondido em seu quarto sem sair por medo de represálias. Sem dúvida, Kafka desenvolveu um personagem que é a metáfora mais clara da adolescência.

Em uma fase de tantas mudanças, muitos jovens se sentem um pouco como Gregor diante do mundo. Por isso, convidamos você a ler esse livro para refletir sobre essa obra que transita constantemente entre a realidade e a ficção.

13. A saga Harry Potter, de JK Rowling

Certamente você já ouviu falar da famosa saga do melhor bruxo de todos os tempos. Não há dúvida de que desde sua criação essa obra tem sido um sucesso de vendas em diversos países. Você se atreve a entrar em Hogwarts e descobrir em qual casa ficaria?

Abra novos portais com os melhores livros para prender a atenção dos adolescentes

Essa fase transborda novas experiências e mudanças contínuas. Por isso, uma boa forma de vivê-la e deixar fluir é descobrir quem somos através da leitura.

É importante que, nesse período, os jovens leiam livros que gostem, livros que expressem um significado especial para o leitor. Sem dúvida, essas opções são perfeitas para atingir esse objetivo.

Por isso, convidamos você a deixar sua imaginação voar para conhecer diferentes perspectivas. É hora de começar a crescer por dentro.

Pode interessar a você...
5 filmes para transmitir o amor pelos livros
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 filmes para transmitir o amor pelos livros

Conheça 5 filmes maravilhosos que ajudarão você a transmitir aos seus filhos o amor pelos livros. São histórias fantásticas. Confira!