5 coisas que um adolescente precisa saber

Há algumas coisas que os adolescentes precisam saber e que é importante que eles entendam com a ajuda dos pais.
5 coisas que um adolescente precisa saber

Última atualização: 26 fevereiro, 2022

Você sabe se seu adolescente tem todas as informações adequadas para levar uma vida saudável? Aqui vamos falar sobre 5 coisas que um adolescente precisa saber e que deve ser tema de conversas.

Um erro comum é pensar que não é necessário tocar em assuntos delicados. Alguns pais temem que essas conversas afetem o crescimento emocional ou acelerem a maturidade dos filhos. Recomendamos que você tenha confiança para falar sobre esses assuntos e esclarecer quaisquer dúvidas dos adolescentes.

Lembre-se de que o melhor conselho sempre vem de um pai. Claro, certifique-se de entender a situação e fornecer informações precisas e reais. Se você tiver dúvidas, procure um psicólogo ou especialista apropriado. O que importa é que seu filho saiba e sinta que você estará ao lado dele aconteça o que acontecer, sendo seu maior apoio.

A seguir, vamos falar sobre alguns temas que você deve abordar com seu filho adolescente para que ele aprenda a enfrentar melhor os problemas da vida. É necessário lembrar que, para seu filho adolescente, você sempre será o melhor exemplo a seguir, mesmo que ele tente provar o contrário para você todos os dias.

1. Saber enfrentar os problemas

Escolher qual caminho seguir e quais decisões tomar é difícil em qualquer fase. Na juventude, tomar decisões implica em grandes tormentos que geram dúvidas e conflitos. Isso porque os adolescentes estão em transição da adolescência para a idade adulta.

Muitas vezes ao se sentirem aceitos em um grupo, por mais que sejam observados por você, eles adotam determinados comportamentos sem se dar conta da negatividade dessas atitudes.

Portanto, o adolescente precisa saber que deve estar preparado para as possíveis consequências de suas ações. Como pai, você precisa preparar seus filhos para assumir essas responsabilidades pessoais e sociais.

2. É único

Cada pessoa é única, não existe ser humano igual a outro no mundo. Então, se somos únicos e diferentes uns dos outros, não há motivo para comparar seu filho com o do vizinho, com o irmão dele ou com algum outro conhecido.

É natural que os pais comparem as conquistas e competências de seus filhos com os outros. Mas um adolescente precisa saber que você não quer que ele seja diferente, já que nesse caso poderá se sentir pressionado, confuso e perder a autoconfiança ao pensar que será avaliado constantemente. Seu filho tem personalidade própria e é melhor estimular suas realizações atuais.

3. Um adolescente precisa saber administrar suas finanças

Uma vez que essa é a idade em que seu filho quer liberdade e autonomia, ele deve começar a entender os termos básicos sobre como administrar o dinheiro e sua importância para a independência econômica futura. Por isso, outra das coisas que um adolescente precisa saber é encontrar o gosto por trabalhar e economizar.

Explique que atualmente alcançar a realização financeira é importante neste novo mundo. Seu filho adolescente deve estar ciente do sacrifício que você faz para manter sua casa, saber como os serviços públicos são pagos e — por que não? — deixá-lo pagar algumas de suas despesas pessoais.

Ou seja, você deve deixar seu filho tomar suas próprias decisões financeiras, sendo válido que cometa erros porque assim aprenderá mais sobre a questão do dinheiro.

4. A iniciação sexual

iniciação sexual

As mudanças físicas começam a aparecer nessa fase e é fundamental que os jovens conheçam a função de cada órgão dos eu corpo. Há adolescentes que iniciam a vida sexual às pressas por falta de informação e orientação.

Nenhum adolescente ou pai deve se sentir preocupado ou ofendido quando começa a falar abertamente sobre sexo. Pelo contrário, só assim será possível evitar gravidezes indesejadas, doenças sexuais e outros problemas.

5. O adolescente precisa estar em um grupo

Ninguém quer estar em um lugar onde não tem amigos. Estar em grupo é uma necessidade humana básica. É por isso que o adolescente precisa saber que deve entrar em um grupo, pois está em uma fase da vida em que precisa ser aceito e seu comportamento deve ser apoiado por alguém.

O importante nesse aspecto é que seu filho defina a que tipo de grupo quer pertencer e qual caminho vai seguir. É aqui que os frutos da paternidade e do cuidado serão vistos. É inevitável que seu filho queira fazer amigos que o estimulem e o convidem para algumas atividades.

 

Estar em grupo: uma das cinco coisas que um adoelscente precisa saber

Hoje, os adolescentes têm muito mais liberdade do que em épocas passadas, algo que certamente pode ser um motivo de preocupação. O importante é que eles mantenham o respeito, refletindo sobre as aptidões de cada um. Eles devem aprender a se comportar de acordo com os valores familiares e se conscientizar das responsabilidades que tudo o que fazemos implica.

Pode interessar a você...
5 dicas para prevenir transtornos alimentares em adolescentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 dicas para prevenir transtornos alimentares em adolescentes

Para prevenir os transtornos alimentares em adolescentes, devemos cuidar da saúde mental dos jovens e de sua relação com a alimentação. Veja!