As mães precisam cuidar de si mesmas

· 7 de setembro de 2017

Como mãe você sabe que deve cuidar de si mesma para ficar bem, mas que, muitas vezes, parece uma missão totalmente impossível. Você como mãe, mulher, e pessoa, merece seu próprio amor, cuidado e atenção. Entre o trabalho e a maternidade existem muitas pequenas exigências que fazem parte do seu dia, e que tomam o seu tempo. Quem tem tempo para cuidar de si mesma, quando precisa cuidar dos outros?

Quando cai a noite você pode ficar refletindo sobre o seu dia e se dá conta de que não conseguiu se cuidar para ficar bem consigo mesma, de novo. Isso pode provocar frustração e mal-estar em você. Você precisa se cuidar para ficar bem emocionalmente e, por isso, é preciso, que se concentre no que for necessário para o seu bem-estar emocional e físico e, depois, reservar um momento para poder desfrutar disso que você tanto quer.

Lembre-se do que você deseja e procure se cuidar

É possível que você almeje coisas que tinha na sua vida anterior à maternidade e que, agora, simplesmente, parece terem desaparecido. Talvez, antes você estivesse em forma porque tinha tempo de sobra para se dedicar ao cuidado do seu corpo. Você tinha um barriga magra e braços fortes, tinha tempo para seguir uma rotina de 5 dias de exercícios físicos por semana. Agora, isso parece um luxo difícil de ser alcançado.

Quem sabe, antes de se tornar mãe, você tivesse tempo para se dedicar à sua beleza. Você gostava de pintar as unhas, dar um trato no seu cabelo, escolher a roupa que caia bem ao seu tipo físico. Você calçava sapatos que eram confortáveis, mas ao mesmo tempo tornavam você mais magra. Você se olhava no espelho e se sentia bem como sua imagem. Hoje, você se sente bem como o que vê no espelho?

Provavelmente, se você tivesse tempo para si mesma e para o seu bem-estar emocional. Passeios, meditação, bate-papos com familiares ou amigos. Mas, agora, o cansaço fez com que essa parte da sua vida desaparecesse, embora você tenha se dado conta de que precisa de uma mudança de estilo de vida para não acabar ficando doente. Porque se você não estiver bem fisicamente será muito difícil conseguir ficar bem emocionalmente também.

Você deve pensar no estilo de vida que deseja

Se a sua vida estiver tomada por uma lista interminável de tarefas; dê um freio nisso, amiga. Você deve mudar isso. Se só ficar cumprindo tarefas e mais tarefas, a sua vida vai passar tão rápido que você não vai ter tempo para desfrutar o agora. A mulher é capaz de cumprir uma multiplicidade de tarefas, mas também é uma questão de escolha, e você não tem a obrigação de ficar todo o tempo ligada. Procure reservar um tempo para ficar desconectada das coisas, um tempo só para você.

Pelo que parece, muito mais mulheres do que homens sofrem de fatiga adrenal. Sem dúvida, isso, em parte, é causado pelo fato de que o autossacrifício seja visto como uma virtude nas mulheres. Mas, não, isso não é uma virtude. A fatiga pode acabar com a sua saúde emocional e também física. Por isso, se concentre no seu estilo de vida e procure separar um tempinho, por mais curto que seja, para dedicá-lo unicamente a si mesma. Além disso, encontre uma forma de conseguir isso, sem desculpas.

Isso não quer dizer que você vai causar desentendimento com a sua família, pelo contrário, muito pelo contrário. Quando você está cuidando de si mesma, também vai estar cuidando de cada pessoa que vive ao seu lado. Se você se sentir bem, estará se sentindo bem e será capaz de transmitir amor para os seus filhos ou para seu cônjuge. Eles querem ver você feliz e para isso, você terá que cuidar de si mesma também.

Você não deve dar ouvido para o que a sociedade diz, pense que você pode cuidar de si mesma e, ao mesmo tempo, não descuidar da sua família e das suas tarefas diárias.  Pense em como está o seu modo de vida e procure soluções que façam você se sentir bem. Você precisa fazer um esporte? Procure uma forma de fazer, mesmo que seja em casa, ou de manhã nem que seja por 20 minutos. Você quer ter tempo para cuidar de seu bem-estar emocional? Inscreva-se em algum lugar para fazer aulas de meditação ou medite em casa. Existem muitas opções, e é você quem decide.

Imagem de capa cortesia de domain pictures