Masturbação na gravidez: o que você deve saber

A masturbação durante a gravidez pode ajudar a melhorar seu humor, sua saúde e sua vida a dois. A seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre isso.
Masturbação na gravidez: o que você deve saber
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 13 fevereiro, 2023

Infelizmente, a sexualidade ainda é um assunto tabu para muitas mulheres. Uma grande porcentagem delas considera impróprio, vergonhoso ou pecaminoso obter prazer sexual, especialmente se não for alcançado com um parceiro e por meio da penetração. Esse estigma aumenta consideravelmente quando falamos de gestantes. Por isso, queremos explicar tudo o que você precisa saber sobre masturbação durante a gravidez.

Você já ouviu falar que sexo ou masturbação podem prejudicar o bebê? Você já se perguntou se as mudanças em seu corpo devido à excitação ou ao orgasmo podem prejudicar o processo de gestação? Muitos desses mitos impedem que as mulheres e seus parceiros desfrutem plenamente de sua sexualidade durante esta fase. Portanto, antes de se privar de uma atividade tão natural e positiva, permita-nos esclarecer algumas dúvidas.

O desejo sexual não desaparece com a gravidez

Há uma tendência a pensar que, quando uma mulher se torna mãe, ela perde sua própria identidade. De certa forma, espera-se que, a partir do momento em que descobre a gravidez, todos os seus pensamentos e ações girem em torno do filho que ainda não nasceu. Nessa perspectiva, não há espaço para o desejo sexual. No entanto, a realidade é muito diferente.

O interesse sexual e a excitação não desaparecem durante a gravidez. Pelo contrário, podem aumentar. Especialmente após o primeiro trimestre, quando os incômodos sintomas iniciais da gravidez tiverem diminuído, você pode sentir sua libido aumentar.

No entanto, à medida que a gravidez avança, o sexo pode se tornar desconfortável e até doloroso. O aumento do tamanho da barriga, dores nas costas ou desconforto nas pernas podem impedir que você encontre uma posição em que se sinta confortável para fazer sexo. E é aí que a masturbação pode se tornar sua maior aliada.

Devido ao maior fluxo de sangue que a genitália feminina recebe nesse período, é possível sentir uma maior vontade de fazer sexo.

Por que a masturbação durante a gravidez é benéfica?

A masturbação durante a gravidez pode proporcionar múltiplos benefícios a nível físico, emocional e social. Aqui resumimos os principais:

  • Permite que o desejo sexual feminino seja satisfeito quando a relação sexual é desconfortável, dolorosa ou contraindicada.
  • Devido às muitas mudanças e aos desafios enfrentados durante a gravidez, é possível que a mulher experimente estados de estresse que prejudicam a ela e ao bebê. Assim, a masturbação pode ajudar a mulher a atingir um estado de relaxamento e bem-estar que neutraliza esses efeitos.
  • Favorece a mulher a continuar conectada com seu corpo neste momento de mudanças físicas. Conhecer, entender e aceitar o próprio corpo é essencial para evitar que problemas de autoestima ou autorrejeição apareçam.
  • Permite que o casal cultive sua intimidade mesmo quando a relação sexual não é possível. Oferece a ambos um momento de aproximação, conexão e entrega mútua de prazer que potencializa o vínculo.
  • Promove a dilatação da vagina, algo que pode ser benéfico diante do parto.

O que você deve ter em mente sobre a masturbação durante a gravidez?

Como você pode ver, os benefícios da masturbação durante a gravidez são múltiplos. Mas se você ainda se pergunta se pode ser perigoso, fique tranquila: em uma gravidez normal não há risco, muito pelo contrário. Pode haver casos específicos em que a masturbação é contraindicada e que o médico desaconselha por se tratar de uma gravidez de risco ou por haver risco de aborto. Caso contrário, permita-se explorar e desfrutar.

Não há posição ou prática especialmente indicada ou desencorajada para a masturbação durante a gravidez. Você pode fazer esta prática sozinha ou com seu parceiro e na posição que for mais confortável para você. Da mesma forma, o sexo oral também pode trazer muitos dos benefícios mencionados acima. Por fim, se você se pergunta como isso pode influenciar seu bebê, saiba que também é positivo para ele.

As endorfinas liberadas durante o orgasmo induzem um estado de relaxamento e placidez na mãe que o feto pode perceber e também se beneficiar. Pode, inclusive, favorecer indiretamente o seu crescimento e desenvolvimento.

Explore seu corpo e melhore seu humor e saúde

Resumindo, masturbar-se durante a gravidez pode ajudar você a melhorar seu humor, sua saúde e sua vida a dois. Portanto, é hora de acabar com os mitos e estigmas que cercam essa atividade natural para que você possa aproveitar ao máximo essa etapa. Se você ainda tiver alguns bloqueios nesse sentido, consulte um sexólogo ou um psicólogo perinatal para receber as orientações adequadas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Piñero Navero S, Alarcos Merinio G, Arenas Orta MT, Jiménez Iglesas V, Ortega Ballesteros EM, Ramiro Figueroa MJ (2011). Características y modificaciones de la sexualidad durante el embarazo. NURE investigación: Revista Científica de enfermería, (50), 3.
  • Rodríguez León, M., & Ramón Arbués, E. (2013). Características y evolución del patrón sexual de la mujer embarazada. Enfermería global12(32), 362-370.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.