Como viver de volta às aulas sem estresse

Voltar para a escola pode ser estressante para toda a família. Compartilhamos algumas dicas emocionais e organizacionais para facilitar essa transição para você e seus filhos.
Como viver de volta às aulas sem estresse
Elena Sanz Martín

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Escrito por Elena Sanz Martín

Última atualização: 21 outubro, 2022

O verão ficou para trás e as aulas recomeçaram. Trocamos a tranquilidade e despreocupação das férias por uma rotina diária que, às vezes, se torna estressante. Preparar uniformes, material escolar, acordar cedo e tomar o café da manhã às pressas, todas essas atividades podem mergulhar a família em um turbilhão de caos e ansiedade. No entanto, é possível viver a volta às aulas sem estresse e hoje vamos contar como.

O mais conveniente é que tanto as crianças quanto os adultos comecem a se preparar alguns dias antes do início das aulas, para que a transição seja mais suave e gradual. Por exemplo, alguns dias antes, você pode começar a acomodar horários de sono, retomar a rotina e rever as disciplinas e professores que cada criança terá este ano. Esses pequenos passos ajudam na aclimatação para o novo estágio. Agora, uma vez que o ano letivo tiver começado, também existem algumas medidas que podemos tomar para reduzir o estresse.

Dicas para voltar às aulas sem estresse

Aqui estão alguns passos que você pode tomar em família para tornar a volta às aulas menos estressante e mais agradável para todos.

Promova uma atitude otimista e positiva

Para muitas crianças, a volta às aulas é vivenciada como um evento negativo e desagradável que causa angústia ou tristeza. No entanto, isso depende muito da atitude com que é encarada. Sem perceber, muitos adultos transmitem esse desconforto, pois os filhos o percebem e tomam como suas as emoções dos pais e, de alguma forma, se contagiam por elas.

Por isso, o principal é regular suas próprias sensações e transmitir calma e positividade aos seus filhos para esta nova etapa. Além disso, você pode realizar algumas atividades que os ajudem a encarar a transição com entusiasmo e alegria. Por exemplo, você pode pedir ao pequeno para escrever uma lista de 3 ou 4 coisas que o animam na volta às aulas.

Envolver as crianças nos preparativos para o regresso às aulas irá ajudá-las a ter uma atitude mais positiva e a gerar entusiasmo em vez de estresse.

Envolva as crianças nos preparativos

Os preparativos não só ajudam as crianças a aceitar a ideia de voltar às aulas, mas também estimulam essa ilusão. Se elas estiverem envolvidas e forem autorizadas a ter um papel ativo, elas se sentirão mais no controle do que está acontecendo e sua atitude em relação a isso será mais positiva. Assim, tarefas como ajudá-las a encapar os livros, sair comprar uma agenda para o ano letivo ou selecionar a atividade extracurricular que ela realizará este ano podem ser atitudes muito motivadoras.

Planeje bem o tempo

As manhãs são um dos momentos mais estressantes na rotina diária de uma família. Há muito o que fazer e, geralmente, o tempo é curto, já que nos levantamos praticamente no último minuto. Além disso, as crianças muitas vezes parecem não cooperar e fazem as coisas em câmera lenta, param ou se distraem enquanto se preparam para a aula. Aqui estão algumas ideias para uma melhor organização pela manhã:

  • Deitar-se e levantar-se um pouco mais cedo. Isso permitirá que você tome o café da manhã em paz e tenha tempo para se preparar sem pressa e sem gritos ou conflitos.
  • Criar um calendário visual com todas as tarefas que as crianças precisam concluir pela manhã. Mantê-las à vista as ajudará a seguir a sequência sem se distrair e permitirá que sejam mais autônomas.
  • Estabelecer um programa de reforço, como a economia de fichas, para que isso pareça um jogo e elas fiquem mais motivadas a fazer as tarefas no prazo.

Promover a autonomia das crianças

Uma boa maneira de reduzir o estresse associado ao retorno à escola é incentivar a autonomia e a confiança das crianças. Para isso, podemos atribuir-lhes tarefas e responsabilidades em casa para envolvê-las na rotina diária em vez de fazer tudo por elas. Existem várias tarefas que os pequenos podem realizar dependendo da idade e que os farão se sentir úteis, autônomos e parte do time, que é a família. Estes são algumas delas:

  • Preparar sua mochila na noite anterior.
  • Separar as roupas que vai usar.
  • Colocar a mesa para o café da manhã da família.
Realizar atividades em família fora do horário escolar pode ajudar a garantir que a volta às aulas não seja encarada como algo monótono e sem estímulos.

Priorizar o lazer em família

A volta às aulas pode parecer o fim da diversão e a imersão em um dia a dia estressante. Para que essa mudança não seja tão abrupta, procure agregar atividades de lazer com a família no dia a dia.

Passar a tarde brincando juntos em casa, indo ao parque ou fazendo artesanato pode fazer a diferença. Da mesma forma, organizar idas ao campo, ao cinema ou ao museu nos finais de semana ajudará a evitar que a volta às aulas seja percebida como uma rotina monótona, sem estímulos e sem lazer.

Ensinar estratégias de enfrentamento

Por último, é importante preparar as crianças para as emoções e situações que elas podem enfrentar no regresso à escola. Em geral, podem sentir ansiedade por estarem separadas dos pais, ter problemas para se conectar com os colegas ou entrar no ritmo das aulas, entre outras dificuldades cotidianas. De qualquer forma, não se trata de alarmá-las ou predispô-las a acreditar que isso acontecerá, mas de lembrá-las de que elas são capazes de enfrentar essa situação e oferecer a elas ferramentas úteis, como as seguintes:

Por exemplo, praticar exercícios respiratórios pode ajudá-las a se acalmarem diante de um problema; praticar a comunicação assertiva irá lembrá-las de como se comunicar e resolver conflitos; e os rituais de separação vão permitir que os pequenos enfrentem o dia a dia sem os pais. Este último pode ser simplesmente colocar um adesivo na mão deles e convidá-los a olhar ou tocá-lo quando sentirem saudades de casa para lembrá-los de que mamãe e papai os amam e que se verão novamente em breve.

Voltar às aulas sem estresse é uma questão de atitude e organização

Em suma, para tornar este regresso às aulas mais agradável, procure manter uma atitude positiva em que prevaleça a esperança no futuro e não a tristeza pelas férias que estão terminando. Procure organizar os horários para poder agir com calma e com todos colaborando no fluxo da rotina diária, e lembre-se de guardar momentos de lazer e conexão familiar. Voltar para a escola é uma mudança, mas, assim que esse período de transição passar, todos vocês se sentirão à vontade na rotina novamente. Você só tem que ser paciente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Almaraz, D., Coeto, G., & Camacho, E. (2019). Habilidades sociales en niños de primaria. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH10(19), 191-206.
  • Soler, F., Herrera, J. P., Buitrago, S., & Barón, L. (2009). Programa de economía de fichas en el hogar. Diversitas: perspectivas en Psicología5(2), 373-390.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.