Medidas de atenção à diversidade na educação
As medidas de atenção à diversidade são uma necessidade nas instituições de ensino uma vez que a diversidade entre os estudantes é uma realidade. A diversidade deve ser encarada por todos os professores usando critérios de normalização, atenção personalizada e inclusão.
Entende-se por medidas de atenção à diversidade as ações organizacionais e curriculares que podem ser realizadas no processo de planejamento, bem como no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem. Essas medidas visam atender à diversidade de todos os estudantes.
“A diversidade é uma característica comum de todos e se refere às suas diferentes maneiras de pensar, sentir e agir. Ao mesmo tempo, falamos sobre as diferentes características pessoais, culturais e os diferentes interesses dos estudantes”.
Medidas de atenção à diversidade ordinárias
As medidas de atenção ordinárias são projetadas para aplicar o princípio da diversidade no sistema educacional. Elas são, portanto, a linha mais importante no que diz respeito às medidas de atenção à diversidade.
As medidas ordinárias são aquelas que não implicam uma mudança significativa nos elementos do currículo. Assim, elas não modificam drasticamente os objetivos, as competências básicas, os conteúdos ou os critérios de avaliação.
Essas medidas de atenção à diversidade são consideradas ordinárias porque podem afetar todos os alunos. Não é preciso fazer uma avaliação psicopedagógica antes de aplicá-las. Acima de tudo, elas estão relacionadas à adaptação e organização do currículo ao contexto de cada instituição e são divididas em curricular e organizacionais.
De natureza curricular
Algumas das medidas curriculares a serem adotadas podem incluir:
- Abordar as necessidades fundamentais dos alunos.
- Criar metodologias cooperativas de trabalho.
- Incentivar a ajuda entre iguais.
- Treinar professores com foco em atenção à diversidade.
- Definir o conteúdo base de cada disciplina.
- Pensar no contexto.
- Usar diferentes formas de avaliação.
- Estabelecer critérios objetivos em relação à promoção do curso.
- Criar uma programação de sala de aula fácil e útil.
Medidas organizacionais
Como indica o nome, trata-se basicamente de organização. Logo, essas ações podem mudar ao longo do tempo de acordo com o grupo e o aluno.
Entre essas medidas, inclui-se a criação de um sistema para compartilhar informações entre os professores. A iniciativa dos professores deve ser levada em consideração e fortalecida, bem como as ações colaborativas. Deve haver um bom sistema de comunicação entre os professores e as famílias.
Uma medida organizacional fundamental é a criação e o desenvolvimento de Escolas para Pais e Mães. Essas escolas são projetadas para melhorar a competência educacional das famílias.
Do mesmo modo, também é preciso propor medidas básicas para evitar o absenteísmo escolar. Então, também é necessário incentivar a colaboração das famílias no processo educacional.
Além disso, é preciso que haja uma medida para acolher os estudantes estrangeiros que não falam o idioma. Nesse sentido, é necessário criar formas de colaboração com entidades externas à instituição de ensino.
O Plano de Atenção à Diversidade deve levar em conta a proporção entre professores e alunos. Da mesma forma, também devem ser consideradas as horas que os professores dedicam a cada um dos alunos e o atendimento por número de alunos (por causa dos recursos específicos).
É importante distribuir os alunos com necessidades educacionais específicas por níveis e de forma equilibrada. Portanto, é necessário ter programas de detecção precoce dos distúrbios infantis mais frequentes.
Medidas de atenção à diversidade específicas
Essas medidas são projetadas para responder às necessidades específicas dos alunos. Algumas dessas medidas incluem:
- Programas de imersão linguística
- Programas socioculturais
- Diversificação curricular
- Plano de ação individual
- Flexibilização da permanência no nível ou etapa.
- Métodos de estimulação para compensar as lacunas associadas às necessidades educativas específicas.
Medidas de atenção à diversidade extraordinárias
Esse tipo de medida deve atender às necessidades extraordinárias em relação à diversidade dos estudantes. Ao contrário da anterior, essas medidas incluem modificações essenciais do currículo comum. Em contraste com as específicas, elas podem supor mudanças extraordinárias na organização ou nos elementos de acesso ao currículo.
As mais importantes são:
- Ensino combinado (organizacional e fora da instituição de ensino).
- Programas em grupo em salas específicas
- Escolaridade específica em instituições comuns ou centros de educação especial.
Finalmente, é preciso lembrar que as medidas de atenção à diversidade buscam responder a qualquer necessidade educacional. Portanto, elas são projetadas justamente para promover a integração escolar e social.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hontangas, N. A., & de la Puente, J. L. B. (2010). Atención a la diversidad y desarrollo de procesos educativos inclusivos. Prisma social, (4), 1-37. https://www.redalyc.org/pdf/3537/353744577013.pdf
- Frutos, A. E., Ruiz, A. B. M., Sánchez, J. J. M., Rus, T. I., & Martín, M. S. (2012). La atención a la diversidad: la educación inclusiva. Revista electrónica interuniversitaria de formación del profesorado, 15(1), 135-144. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4617037
- Fernández, A. (2003). Educación inclusiva: Enseñar y aprender entre la diversidad. Revista digital UMBRAL, 13(1-10). http://www.reduc.cl/wp-content/uploads/2014/08/EDUCACIÓN-INCLUSIVA.pdf