O aprendizado de idiomas na infância

O aprendizado de idiomas na infância
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 25 dezembro, 2017

Aprender novos idiomas é mais efetivo durante a infância já que a excitação neuronal e o potencial de aprendizagem são muito superiores que os da idade adulta.

Durante a infância nosso cérebro se desenvolve em um ritmo incrível. Graças a isso e diferentemente do que acontece na idade adulta, o cérebro das crianças se encontra altamente motivado para aprender e registrar todo tipo de informação que recebe do ambiente ao redor.

A partir disso, podemos explicar aspectos como o domínio da tecnologia por parte das crianças ou o aprendizado de idiomas na infância, sendo este último um exemplo comum que ocorre de maneira natural naquelas famílias que se mudam para um país que não utiliza a língua materna dos pais.

Contudo, o exemplo anterior não quer dizer que tenhamos que mudar de país se quiseremos que nosso filho aprenda um novo idioma. O aprendizado de uma segunda língua no contexto educativo também é possível e começa desde cedo.

El aprendizaje de un idioma en una edad temprana es mucho más sencillo y rápido.

Compreendendo o enorme potencial para o aprendizado de idiomas na infância

Durante a infância, como já mencionamos anteriormente, o cérebro se encontra em constante desenvolvimento, daí até certa idade, o cérebro se mantem com um potencial enorme e praticamente automático para o aprendizado de idiomas.

Para exemplificar a grande diferença que existe entre a capacidade de assimilação e o aprendizado de idiomas na infância em relação à fase adulta, podemos partir do conhecimento empírico de que um adulto, em um lapso de dois a três anos, unicamente escutando uma língua estrangeira, terá um avanço moderado ou praticamente nulo.

Por outro lado, uma criança de 7 até os 10 anos no mesmo ambiente, pode chegar a dominar o idioma e falar com o sotaque nativo. O exemplo anterior não significa que não se possa adquirir um segundo idioma na idade adulta. Mas não acontecerá de forma automática e natural. Forçosamente será preciso um aprendizado de forma didática.

Isso pode ser observado de maneira palpável nas famílias de imigrantes em todo o mundo. É bastante comum que os pais de família nunca cheguem a dominar o idioma do país que os recebe, ao passo que os filhos se adaptam facilmente a uma segunda língua.

Como funciona o aprendizado de idiomas na infância

O aprendizado, tanto na infância quanto na idade adulta, se produz por um processo que responde basicamente à novidade dos estímulos recebidos no ambiente. O estímulo, dependendo de sua relevância ou intensidade, faz com que durante o “período crítico” – associado à infância – tenhamos disponível uma relativa excitação neuronal que torna possível a “plasticidade“ sináptica, processo de recolha de informação relevante que nos rodeia, o que podemos chamar simplesmente de potencial de aprendizagem.

Partindo disso, podemos deduzir que as características singulares do nosso cérebro na fase da infância faz com que o cérebro perceba tudo como uma novidade e juntamente com seu rápido desenvolvimento, propicia que a excitação neuronal e o potencial de aprendizagem sejam muito superiores aos da idade adulta, quando o cérebro já coletou toda a informação que tenha sido útil para estabelecer as pautas básicas de comportamento e sobrevivência do indivíduo no ambiente que o rodeia. E, portanto, faz com que o aprendizado de temas de interesses não-essenciais para nós requeiram força de vontade para se adquirir.

Ver la televisión también es una buena manera de aprender idiomas.

Conselhos para iniciar a integração de seu filho com um segundo idioma

A incrível capacidade do cérebro para aprender durante a infância, assim como, a era digital em que vivemos, nos permitem o acesso a um leque enorme de oportunidades para infiltrar o aprendizado de idiomas nas crianças em casa, sem muito esforço e sem necessidade de frequentar, em um primeiro momento, uma escola de línguas.

É tão simples quanto colocar  todo tipo de programação infantil ou vídeos para crianças em redes como o YouTube em uma língua diferente. Vídeo games interativos, brinquedos ou materiais didáticos são também janelas de oportunidades para fazer com que nosso filho comece a assimilar e aprender um idioma novo sem se dar conta.

Claro, o êxito da estratégia anterior depende em grande medida da motivação e da constância dos pais. O uso delas e seu correspondente efeito no aprendizado de uma nova língua por parte da criança, ainda que, no primeiro momento de modo parcial, surpreenderá você com os resultados.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.