A educação de crianças com necessidades especiais

3 de maio de 2018
"O mais influente de todos os fatores educacionais é a conversa em casa." William Temple.

A educação de crianças com necessidades especiais é uma área do atendimento especializado. Nela, é empregada uma metodologia assertiva, que busca atender às necessidades das crianças. O pilar básico é o do apoio constante e o da diligência.

Abordar as suas necessidades contribuirá para que seu filho seja cada vez mais autossuficiente. As instituições educativas oferecem uma gama cada vez maior de serviços que incluem a educação especial no contexto comum.

Além disso, a integração das crianças com necessidades especiais no ambiente de educação comum reduz o estigma social e aumenta os resultados educativos.

Você deve também levar em consideração, além disso, que a educação em casa é uma outra opção para contribuir com o desenvolvimento da educação de crianças com necessidades especiais.

A educação de seus filhos, uma prioridade

A educação de seus filhos, uma prioridade

Oferecer aos filhos o maior nível de formação e educação possível influenciará no tipo de pessoas que serão no futuro. Neste sentido, as escolas devem estimular e apoiar a pesquisa sobre a educação para crianças com necessidades especiais e, por consequência, criar uma gama de serviços para atender todas as crianças.

Este apoio pode ser necessário tanto para a criança com deficiência mental, física ou sensorial quanto para as crianças com altas capacidades intelectuais.

O que acontece com aquelas crianças que têm facilidade na aprendizagem?

É preciso considerar que as necessidades educacionais especiais nem sempre estão associadas a uma dificuldade de aprendizagem.

Pode acontecer que um aluno capte os conceitos com maior facilidade que o restante de seus colegas. Em ambos os casos, deve-se buscar a metodologia ou a estratégia de trabalho adequada para poder atender às necessidades educacionais especiais.

Identifique as necessidades do seu filho

Quando se trata de crianças com necessidades especiais, o desenvolvimento de suas habilidades deve ser conduzido de forma diferenciada. Para isso, é necessário identificar que tipo de necessidades seu filho tem e implantar um plano educacional específico para cada caso.

A educação de crianças com necessidades especiais, tanto físicas quanto mentais, deve estar direcionada às áreas nas quais as capacidades da criança são reduzidas ou ampliadas.

O ensino deve ser adaptado às possibilidades reais de cada criança. Além de incluir programas formativos destinados a suprir as necessidades especiais, tanto em centros especializados como em escolas inclusivas.

5 conselhos que favorecem a educação de crianças com necessidades especiais

1. Aceitação

Você deve aceitar que seu filho precisa, às vezes, de uma educação especializada e adaptada para ele. Reconhecer as necessidades permitirá abordá-las, em benefício do desenvolvimento pessoal da criança.

Tenha em mente que não se trata de uma criança diferente, mas sim de uma questão de biodiversidade, com habilidades e qualidades distintas do restante. Você deve aceitar e amar seu filho, através do carinho e do apoio.

2. Agir de forma natural

Outra maneira de apoiar a educação de crianças com necessidades especiais é agir de forma natural. Nestes casos, a naturalidade é um dos pontos fortes em relação à sua maneira de enfrentar a situação.

Após aceitar a realidade, o que você deve fazer agora é agir de forma espontânea e natural. Trate seu filho com respeito e atenção. Respeite as etapas de seu desenvolvimento como as de qualquer outra criança  ou jovem de sua idade.

o processo de adaptação

3. Evitar a superproteção

Você deve ajudar seu filho a ser o mais independente possível e evitar a superproteção. Embora ele possa não ter a autonomia de que gostaria, a superproteção não fará nada além de dificultar sua evolução.

A liberdade da criança contribuirá para o desenvolvimento de suas capacidades. Você deve conceder a mesma liberdade pedida por qualquer criança da mesma idade.

4. Entrar em contato com os educadores

Os educadores e a instituição educativa devem adotar medidas educacionais especiais para que a criança tenha acesso às aprendizagens adequadas ao seu nível.

Os professores devem estar preparados para atender as necessidades de cada um de seus alunos, com materiais adaptados às suas necessidades.

Além disso, o respeito e o apoio dos colegas vão contribuir, em grande medida, para a sua adaptação e progresso, e influenciar a educação de crianças com necessidades especiais.

5. Busque orientação de um especialista

Neste processo de adaptação e desenvolvimento, você deve ter em mente que existem serviços complementares à escola como, por exemplo, a participação de um especialista.

Os serviços de um profissional vão contribuir com a aprendizagem e ajudar a criança a lidar com as necessidades que ela deve consolidar dando passos de gigante.