Ensine seu filho a se dar bem com os professores

18 de junho de 2018
Ensinar seu filho a se dar bem com os professores é vital se você quer que ele tenha um comportamento adequado e seja bem-sucedido na escola.

Mostrar para a criança que ela deve respeitar os professores mesmo quando não concordar é uma tarefa não muito simples. Às vezes não é fácil para a criança enxergar a diferença entre determinação e falta de respeito.

É justamente aí que os pais devem atuar, pois esse é o tipo de educação que se aprende em casa e não na escola. Assim, vamos apresentar alguns aspectos da educação das crianças para que a convivência na escola com os colegas e com os professores seja a melhor possível.

Ensine a se expressar com clareza

Em casa, estimule conversas em que cada um possa expor seu ponto de vista em relação ao outro. Seja um exemplo ao se expressar e ao respeitar as opiniões dos demais mesmo não pensando de forma semelhante. Dê ao seu filho a oportunidade de se expressar e o incentive a ser claro, a fim de que seja capaz de argumentar suas ideias.

Se o comentário da criança ficar confuso, você pode dizer algo como “Ah, entendi! O que você quer dizer é que…” e exponha a ideia de forma clara. Isso é importante para aprender se expressar, para se defender e para que a criança possa contar o que faz e aprende na escola, por exemplo.

se dar bem com os professores

Ensine a ser educado e atencioso

As regras de educação nunca estão fora de moda, e não são obrigatórias apenas para os adultos. As crianças também devem e podem ser amáveis, gentis e educadas.

Cumprimentar, se despedir, pedir desculpas, olhar nos olhos de quem está conversando, esperar sua vez para falar, usar palavras de acordo com a situação, oferecer ajuda, compartilhar, ser paciente… São esses gestos que nos tornam pessoas melhores. Crianças educadas sem dúvida são queridas em qualquer ambiente, principalmente no escolar.

Ensine a respeitar as diferenças de cada um

O respeito em geral é a base para que seu filho seja capaz de se dar bem com outras pessoas, e também com os seus professores. Portanto, ensine seu filho a respeitar as diferenças de cada um. Isso vale para todos os tipos de diferença: etnia, cor da pele, crença, posição econômica, além de opiniões e pensamentos.

Na verdade, aproveitar as diferenças pode ser uma experiência maravilhosa que ensinará as crianças a ver a vida a partir de vários pontos de vista.

Ensine a respeitar mesmo quando não se dão bem

A relação professor-aluno não escapa das diferenças que qualquer relacionamento tem. Dessa forma, são duas pessoas lidando pessoal e diretamente, todos os dias, que podem naturalmente não se dar bem.

Não se trata da qualificação profissional do professor, nem de sua ética ao trabalhar. Também não se trata do seu filho, de seu comportamento e suas qualidades. Simplesmente são duas pessoas que têm ou não certa sintonia. No entanto, o bom relacionamento, o respeito e a consideração devem estar acima dessa discordância.

Ensine a diferença entre ser respeitoso e se deixar ser humilhado

Se seu filho é uma criança respeitosa, sensível e educada, não significa que deva se deixar ser humilhado. É aí que você deve capacitá-lo com assertividade de maneira que seja capaz de ser fazer respeitar sem perder de vista o respeito aos outros e as regras de educação.

Isso não se consegue de um dia para o outro. É um processo lento de tentativas e erros que requer um pouco de maturidade, mas será alcançado.

se dar bem com os professores

Tome cuidado com o que você diz sobre os professores

Muitas vezes falamos demais na frente dos nossos filhos sem perceber que eles sempre nos observam e nos escutam. Se você tem alguma opinião diferente de algum dos professores do seu filho, evite fazer comentários discordantes que possam chegar aos ouvidos do seu pequeno.

Não importa o quanto você esteja incomodada, procure nunca falar dos professores na frente dos seus filhos. Isso irá criar confusão em relação a duas figuras de autoridade importantes na vida do seu filho: a mãe e o professor. Se você precisa resolver algo, que seja entre adultos, sem compartilhar sua opinião com seu filho.

Seja exemplo de respeito e tolerância

Nossos filhos aprendem um pouco com o que dizemos e muito com o que fazemos. Nós somos o maior exemplo. Dessa forma, se você é uma mãe respeitosa e tolerante com as pessoas ao seu redor, certamente seus filhos terão o melhor exemplo para imitar. Lembre-se sempre de que nada ensina mais do que o exemplo. 

Recomendados para você