O melhor presente para seu filho é ensinar valores
Muitos de nós, pais, nos preocupamos em dar um ótimo presente de natal aos nossos filhos por isso nos acostumamos a fazer grandes esforços para conseguir o que a criança deseja. Entretanto, nem sempre é possível dar um presente tão maravilhoso quanto gostaríamos. E isso pode nos deixar frustrados.
Da mesma forma, se as crianças não compreendem o verdadeiro significado do natal podem sentir essa mesma frustração. Por esse motivo é muito importante que elas aprendam desde pequenas a valorizar outras coisas, aquelas que não são materiais, mas permanentes.
Para fortalecer o espírito dos nossos filhos nessa época, é preciso ter começado há algum tempo a cultivar bons hábitos, desejos de superação e vontade de estar unidos. Isso nos ajudará a formar homens e mulheres equilibrados, que não darão prioridade a coisas que se vão com o tempo. Nesse sentido, para ter melhores resultados devemos começar a educar as crianças com os melhores valores possíveis.
Devemos proporcionar a elas, todos os dias, doses de amor, mensagens de união, reconciliação, alegria e otimismo. E ensiná-las a desejar que esse natal seja o melhor, igual aos muitos outros que estão por vir.
Presenteie com educação para o futuro
Não é ruim dar presentes aos nossos filhos, um brinquedo que ele tanto deseja, uma bicicleta para que desde cedo aprenda a andar, ou talvez um animal de estimação. Mas devemos nos lembrar de que todos os dias podemos oferecer um presente, para o qual não precisamos esperar um momento especial.
Esse lembrete, em particular, é importante para que as crianças não se esqueçam da verdadeira razão daquele dia festivo. O natal tem muitos significados bonitos, assim como o dia do aniversário ou da formatura. Esses dias não se relacionam somente a presentes materiais.
Da mesma forma que, para os pais, é muito mais valioso que nossos filhos cresçam saudáveis, sejam felizes e tenham todas as suas necessidades atendidas. Deve ser igualmente importante estimular as crianças a perceber que os pequenos detalhes são os elementos principais em qualquer situação.
Para conseguir isso, é recomendável ensinar valores que intensificam o entendimento e a motivação de vida das crianças. Podemos começar por alguns aspectos simples. Ensine seus filhos a:
- Agradecer pelo que tem e pelo que recebem, sem dar importância ao preço dessas coisas.
- Ser felizes, para que nenhum tropeço os faça perder o desejo de viver e sorrir.
- Ser solidários. Cultivar a gratidão, ajudando os outros e ensinando a compartilhar o que possuem com os menos favorecidos para que estes também possam usufruir.
- Ser otimistas, para que sempre vejam o lado positivo das coisas e nunca desistam de seus objetivos.
- Acreditar na amizade e no amor verdadeiro. Isso os ensinará a reconhecer as boas ações, respeitar o próximo e conquistar metas para que sejam reconhecidos.
- Ser honestos e respeitosos. É muito importante que as crianças aprendam a falar a verdade e respeitar tanto a propriedade quanto a opinião alheia. Isso faz com que elas aprendam que devemos ser conformados e agradecidos. Mesmo que os outros tenham muito e nós não tenhamos nada.
- Ser entusiasmados, para que as crianças coloquem uma dose extra de energia em cada atividade que realizarem, se sintam envolvidas nos projetos familiares e cumpram as tarefas com boa vontade. Esse valor é muito importante para organizar as costumeiras reuniões familiares dessa época do ano.
- Ser responsáveis. Presenteie seus filhos com bons exemplos de como valorizar outras pessoas por meio de atitudes responsáveis. Isso é algo que nos ajuda a cumprir integralmente nossas funções e permite que tudo ocorra dentro dos conformes. Pois a responsabilidade faz com que nos vejamos como pessoas melhores.
- Ser humildes. Ter uma autoestima elevada e estar bastante conscientes das próprias capacidades. Não implica deixar de ver o próximo como um igual e com o mesmo respeito. A humildade é um valor que nos proporcionará fazer amizades e preservá-las. Além disso, é um sentimento necessário para enfrentar momentos de dificuldades com o total controle de quem somos.
- Ser pacientes e perseverantes porque tudo tem a sua hora. Enquanto o momento certo não chega devemos ser persistentes e ter muita paciência para esperar e ajudar a construir o tempo com o qual sonhamos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Candro, V. I. K. T. O. R. (2009). Valores morales para niños. http://imagenes.mailxmail.com/cursos/pdf/7/valores-morales-ninos-26917.pdf
- Fragoso Fernández, E., & Canales Rodríguez, E. L. (2009). Estrategias educativas para la formación en valores desde la educación informal de la familia. Educere, 13(44), 177-185. http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-49102009000100021
- Haydon, G. (2003). Enseñar valores: un nuevo enfoque (Vol. 39). Ediciones Morata.
- Schiller, P., Bryant, T., & Caso, J. (2001). Cómo enseñar los valores a los niños.