Os melhores métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade
Pais e filhos precisam relaxar. A sociedade em que vivemos torna indispensável reservar um momento para o nosso bem-estar. As crianças às vezes ficam nervosas e inquietas, seja por raiva ou frustração, e precisam relaxar. A seguir, veremos alguns métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade.
Certamente você já colocou em prática algumas das técnicas das quais vamos falar aqui, mas é sempre bom ter à mão os métodos a serem usados de acordo com a idade do seu filho para ajudá-lo a relaxar.
Benefícios do uso de métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade
O relaxamento é bom não apenas para os adultos, mas também para as crianças. O fato de podermos usar diferentes técnicas adaptadas à idade da criança vai facilitar essa tarefa. Vamos ver alguns dos benefícios do uso dessas técnicas:
- Diminuir o nível de ansiedade.
- Deter a gagueira.
- Prevenir ataques de asma.
- Melhorar a qualidade e os problemas de sono.
- Aumentar a qualidade da aprendizagem da criança.
- Diminuir a frequência dos tiques nervosos.
- Melhorar a concentração e a memória.
- Melhorar, em geral, no bem-estar das crianças.
- Reduzir a tensão muscular.
- Ajudar a controlar as emoções, especialmente nos casos em que as crianças têm acessos de raiva e agressividade.
Métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade
Todos os pais já tiveram que brigar com uma criança que estava com raiva, frustrada, cansada ou nervosa por ter que fazer uma apresentação na escola. Como mãe e psicóloga, o que mais recomendo é aplicar técnicas de relaxamento, tanto para os pais quanto para os filhos, a fim de combater o estresse.
Em casa, eu as uso com bastante frequência com o meu filho e, além disso, fazemos a atividade juntos. Essa é outra maneira de passar algum tempo com os pequenos. Vamos ver quais métodos podemos usar de acordo com a idade da criança.
Para bebês de 0 a 3 anos
Nessas idades, as crianças participam menos, então devemos usar técnicas através das quais os pais possam ajudá-las a relaxar.
Massagem Shantala
Essa técnica consiste em estimular, relaxar e ajudar a criança a dormir através do tato. É importante fazer essas massagens quando o bebê estiver mais calmo, não no meio de um acesso de raiva. Podemos contar com a ajuda de uma música calma e leve, uma iluminação tênue e uma temperatura adequada no espaço.
As massagens são direcionadas às seguintes partes do corpo: pés, pernas, barriga, costas, peito, braços e mãos. Na internet, certamente poderemos encontrar alguns exemplos de como fazer essa massagem.
Pote da calma
Esse método pode começar a ser empregado quando as birras surgirem, por volta dos dois anos de idade. Podemos construir um pote da calma para que, ao sacudi-lo, o glitter se mova e fique fora de controle, assim como a criança naquele momento e, conforme o glitter for caindo e se depositando no fundo pote, a criança comece a relaxar.
Para crianças de 3 a 7 anos
Nessa etapa, a participação das crianças é mais ativa do que na anterior.
Técnica da tartaruga
Aqui, a criança deve imaginar que é uma tartaruga e, portanto, ela terá que se deitar de barriga para baixo. Vamos dizer a ela que o sol se pôs e que a tartaruguinha tem que dormir. Então, ela terá que encolher lentamente as pernas e os braços até que fiquem sob as costas, que será o casco. Depois disso, avisamos à criança que já amanheceu e que ela pode sair novamente do casco da mesma forma que entrou.
Técnica da formiga
É parecida com a anterior. Basta que a criança imagine que ela é uma formiga e que precisa se encolher para ficar bem pequena e, enquanto se transforma, pedimos para que relaxe os músculos.
Técnica do balão
Trata-se de fazer a criança imaginar que ela é um balão e que precisa respirar profundamente até encher os pulmões. Depois disso, ela deve expirar o ar muito lentamente. Esse processo deve ser repetido várias vezes.
Essa técnica é muito eficaz para crianças com problemas de TDAH. É importante que, ao fazer essas atividades, as crianças controlem a respiração para que possam se acalmar e relaxar os músculos.
Outros métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade
Para crianças de 7 a 9 anos
Nessa idade, as crianças já têm um melhor controle sobre si mesmas e, portanto, podemos usar alguns métodos um pouco mais complexos.
Boneca de pano
Primeiramente, devemos pedir à criança para tensionar os músculos e se mover como se fosse um robô. Depois de um minuto sendo um robô, pediremos que ela imagine que é uma boneca de pano. Dessa forma, os braços, as pernas e o tronco precisam ficar relaxados. Então, pegaremos os seus membros e teremos que conseguir movê-la como se ela realmente fosse uma boneca de pano.
Mindfulness
Podemos acompanhar essa técnica com música e ela pode ser guiada por nós ou por qualquer áudio que encontrarmos sobre meditação. É importante que os adultos acompanhem as crianças durante essa atividade, sentados no chão, em silêncio e prestando atenção a tudo o que acontece ao nosso redor enquanto estamos parados.
Pintar mandalas
Esse método está sendo cada vez mais difundido e pode ser feito tanto por crianças quanto por adultos. Trata-se de uma atividade muito relaxante que liberta a mente de quaisquer pensamentos além das cores. Pintar mandalas ajuda a desenvolver a paciência e reduz os níveis de ansiedade.
Para crianças de 9 a 12 anos
Nessas idades, podemos usar qualquer técnica que ajude a criança a relaxar e que possa ser aplicada em qualquer situação em que ela se sinta nervosa, como, por exemplo, antes de uma prova. Um dos métodos que podemos usar é o relaxamento muscular progressivo de Jacobson. Além disso, se as crianças praticarem com frequência, elas terão muita facilidade para aplicá-lo quando necessário.
A ideia é tensionar as diferentes partes do corpo durante 10 segundos e então relaxá-las suavemente. A respiração deve ser feita inspirando profundamente durante alguns segundos e expirando lentamente.
Em suma, apresentamos alguns dos métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade que certamente serão úteis para situações em que tanto você quanto os seus filhos precisam relaxar.
Atualmente, estamos imersos em um constante ir e vir em que o estresse faz parte da vida, mas devemos saber parar um pouco e encontrar um momento para o nosso próprio bem-estar e para o bem-estar dos nossos filhos. Então, o que você está esperando para colocar todas essas técnicas em prática?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mármol, A. G. (2013). La relajación en niños: principales métodos de aplicación. EmásF: revista digital de educación física, (24), 35-43.
- Snel, E. (2013). Tranquilos y atentos como una rana: La meditación para niños… con sus padres. Editorial Kairós.
- AHMED, M. D., & EMOCIONAL, E. (2010). Actividades de relajación en Educación Infantil y Primaria. Innovación y experiencias educativas, 34, 1-9.
- Membrilla Beltrán, L., Ariza Salamanca, C., & Martín García, M. I. (2018). Efectividad del masaje infantil como beneficio en recién nacido a término y pretérmino. Servicio Andaluz de Salud. https://www.huvn.es/archivos/cms/ginecologia-y-obstetricia/archivos/publico/actividad_docente_e_investigadora/jornada_partos/Jornada%20II/jornada_2_comunicaciones/EL%20MASAJE%20INFANTIL.pdf
- Pucha Pacurucu, E. A., & Vázquez Gavilanes, M. G. (2019). Eficacia de las técnicas de relajación muscular progresiva de JACOBSON frente a restructuración cognitiva de BECK en pacientes que presentan ansiedad en CENTERAVID (Bachelor’s thesis, Universidad del Azuay). http://dspace.uazuay.edu.ec/handle/datos/8838