As mandalas como recurso educativo
As mandalas, à simples vista, são desenhos circulares e coloridos que têm diversas temáticas. Mas atualmente são utilizadas como um recurso educativo por não poucos professores.
Para ficar a par dos benefícios das mandalas para as crianças, continue com a gente. Se você conhecer mais sobre elas, talvez passe a inclui-las nas atividades de lazer que você compartilha com seu pequeno.
Com o objetivo de fornecer os detalhes da temática que hoje tratamos, decidimos escrever o artigo utilizando a técnica de perguntas e respostas.
O que são as mandalas?
Nas religiões budistas e hindus, as mandalas são esboços que representam de maneira simbólica tanto o macrocosmo (o universo em sua totalidade) quanto o microcosmo (o eu interior concebido como um todo).
De acordo com essas religiões, as mandalas têm formas circulares e estão circunscritas dentro de uma figura retangular. O espaço circular é considerado sagrado e sempre se localiza de forma concêntrica, ou seja, no centro do quadrado ou retângulo. Dessa forma transmite uma ideia de perfeição.
Esse desenho utiliza a seu favor as características da circunferência ter todos os seus pontos à mesma distância do centro. Por isso, também se sugere que a mandala está em harmonia com a natureza e representa o eterno retorno dos ciclos naturais.
Por que é importante incentivar a criança a pintar mandalas?
De acordo com as teorias daqueles que as têm estudado e utilizado em seus ensinamentos, as mandalas estimulam a concentração, a criatividade e a originalidade nas ideias que mais tarde a criança possa vir a ter.
Também favorece o desenvolvimento psicomotor mediante a habilidade de escolher e combinar as cores, a postura que adota, a posição do braço, o fortalecimento do controle muscular e as habilidades motoras finas em sua totalidade.
Ao tentar não sair da linha toda vez que pinta, ao escolher a tonalidade que dará a partir de uma gama de cores e ao colocar todo o seu empenho e concentração na mandala, a criança desenvolve o seu cérebro e sua capacidade cognitiva.
Desenhar mandalas permite que a criança se familiarize com os símbolos e a geometria. Também promove o relaxamento e é ideal para acalmar sua hiperatividade e rebeldia, se for uma criança com essas características.
Onde posso encontrar mandalas para meu filho pintar?
Certamente, na internet você pode encontrar uma série de sites que oferecem mandalas para imprimir e dá-las para seu filho nas suas horas de lazer.
Mas se você se sentir criativa, e se tiver talento para o desenho, você mesma pode criar as mandalas que seu filho irá colorir depois. Com certeza ele irá se sentir mais à vontade colorindo os desenhos que sua mãe fez para ele.
Existe alguma técnica especial para desenhar mandalas
Não, a criança pode desenhar de um lado para outro, para cima e para baixo, ou como desejar. A única coisa importante na hora de colorir as mandalas é deixar que a criança se expresse livremente dando rédeas soltas à sua imaginação, com os seus gostos e concepções estéticas.
É ele quem deverá escolher e misturar as cores que lhe parecem ser mais apropriadas, usando o lápis de cor, o giz de cera ou a aquarela como achar melhor para traduzir suas tonalidades.
As mandalas como recurso educativo
Mamãe, as mandalas podem melhorar a autoestima do seu filho. Com esse objetivo, te recomendamos designar um local na casa para pendurá-las. Dessa forma, toda a família e os visitantes poderão apreciá-las.
Deixe que o seu filho saiba como você fica feliz cada vez que ele termina uma. Isso o fará se sentir orgulhoso de sua obra e de suas capacidades como criador.
Aproveite a oportunidade e compartilhe ideias com ele. Pergunte a sua opinião sobre qual cor usar em determinado lugar. Conversem sobre assuntos pessoais, sentimentos e ideias.
Além disso, enquanto compartilham a diversão, dê carinho ao seu filho: beije, acaricie… Pegue sua mão e desenhem juntos. A atividade de pintar mandalas, portanto, promove a disciplina e significa um pretexto a mais para fortalecer a relação entre mãe e filho.
Pode interessar a você...Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Calvachi Castellanos, M. E. (2012). Los mandalas infantiles como técnica educativa para el desarrollo de la creatividad en los niños y niñas del Jardín de Infantes Casa de la Cultura Ecuatoriana de Quito en el año 2011. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/310
- Díaz Ballesteros, N. M., Sandoval Guzmán, J. C., & Rodríguez Preciado, C. A. (2015). Los mándalas como herramienta para fortalecer la atención en la asignatura de matemáticas en los niños de primero a del colegio Venecia sede b jornada tarde en Bogotá. http://repository.libertadores.edu.co/handle/11371/172
- CAZA CHANGO, E. P. (2015). MANDALAS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE. GUÍA DIDÁCTICA PARA LA CORRECTA UTILIZACIÓN DE LOS MANDALAS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LOS NIÑOS Y NIÑAS DE 5 AÑOS DE EDAD DEL JARDÍN DE INFANTES Y ESCUELA PARTICULAR” EUSTAQUIO MONTEMURRO” DEL DMQ DURANTE EL AÑO LECTIVO 2014-2015 (Bachelor’s thesis). http://www.dspace.cordillera.edu.ec:8080/xmlui/handle/123456789/187