Quais são os melhores sapatos para mulheres grávidas?

· 5 de fevereiro de 2019
Os melhores tipos de sapatos para mulheres grávidas são aqueles que proporcionam segurança e estabilidade em cada passo da futura mamãe. Aprender a identificá-los pode te salvar de vários inconvenientes no futuro.

Neste artigo, trataremos exatamente sobre os melhores tipos de sapatos para mulheres grávidas. Assim, você pode ficar confortável sem precisar deixar o estilo de lado.

A gravidez é uma das etapas mais bonitas que uma mulher vive em sua vida, mas traz consigo algumas mudanças. Entre as alterações físicas mais notáveis estão a maneira de se vestir e até de calçar os sapatos.

Sapatos para mulheres grávidas são realmente necessários?

A resposta a essa pergunta é sim, sem dúvida. As mudanças corporais, em geral, também acabam afetando os pés por causa do inchaço.

Além disso, durante a gravidez há uma pequena mudança no eixo de gravidade, que afeta o equilíbrio da mulher e pode causar quedas. No entanto, durante o primeiro trimestre é possível continuar usando o mesmo calçado de antes se a gestante se sentir confortável.

Então, a partir do segundo trimestre as mudanças no corpo aumentam e, com isso, torna-se necessário o uso de um calçado diferente. O ideal é fazer com que a mulher se sinta segura, confortável e bonita a qualquer momento.

Tipos de sapatos para mulheres grávidas

Felizmente, a moda de calçados se adapta a todos os tipos de requisitos, incluindo os pés de mulheres grávidas.

Por essa razão, hoje em dia é mais comum encontrar modelos de sapatos mais descolados e modernos que, além de fazer você ficar espetacular, cuidam do seu conforto.

Entre os modelos recomendados pelos especialistas, estão:

Forma larga

Os sapatos de forma larga garantem o apoio total ao peso do corpo, uma vez que a base de apoio é maior.

Dessa forma, a mulher sente maior estabilidade, ajudando no equilíbrio reduzido pelas mudanças no corpo da gestante. Recomenda-se que a ponta seja oval ou arredondada para maior conforto e apoio.

sapatos para mulheres grávidas

Salto médio

Se a mulher grávida gosta de usar saltos, ela não precisa deixá-los de lado. Entretanto, é preciso evitar os muito altos. O tamanho do salto deve ser entre dois e quatro centímetros para ter a máxima segurança.

Por sua vez, um sapato completamente plano pode favorecer o alongamento do tendão de Aquiles, o que aumenta a instabilidade.

Tecidos macios

Uma das características dos melhores sapatos para mulheres grávidas é que eles são feitos com um material macio. Tecidos semi-sintéticos ou naturais são altamente recomendados para que possam se adaptar à forma do pé.

Um tecido sintético e duro comprime ou gera atrito que reduz a capacidade de apoio. Como resultado, podem ocorrer quedas desnecessárias.

Tênis clássicos com cadarços

Toda mulher tem no armário um par de tênis esportivos para os momentos mais descontraídos. O melhor de tudo, é que durante a gravidez você pode continuar usando esse tênis com seu jeans favorito.

Tenha em mente que os mais apropriados são aqueles com uma certa elevação no calcanhar para favorecer a estabilidade.

“Durante o primeiro trimestre da gravidez, é possível continuar usando o mesmo calçado se a mulher se sentir confortável”

Sandálias

A maioria das mulheres concorda que as sandálias estão entre os melhores calçados para mulheres grávidas.

É possível encontrar sandálias com a sola anatômica que proporciona um conforto maior a cada passo. Além disso, ficar com o pé descoberto é mais fresco e oferece maior conforto à gestante.

Mocassins

Manter o estilo é essencial para uma futura mamãe segura e confiante. Geralmente, é possível encontrar mocassins de todas as cores e modelos que se encaixam no estilo de qualquer mulher moderna.

Além disso, eles são feitos de materiais macios e suaves ao toque a fim de proporcionar o maior conforto.

Sapatos de plataforma

Se você é uma mãe que trabalha e precisa manter o estilo no ambiente de trabalho, as plataformas são ideais.

Tente optar por plataformas mais baixas, de forma larga e que apoiam completamente o pé. Certamente, as plataformas são o substituto mais adequado para os saltos.

sapatos para mulheres grávidas

Dicas para comprar os melhores sapatos para mulheres grávidas

Saber qual tipo de sapato deixa você mais bonita e confortável durante a gravidez é um ponto a favor durante essa fase maravilhosa. Para complementar uma compra efetiva, tenha em mente as seguintes dicas:

  • Conheça o seu corpo e identifique as mudanças. Isso vai ajudar a escolher o melhor sapato para usar nos melhores nove meses da sua vida.
  • Descubra o que é bom para você. Não leve em conta apenas o estilo, mas principalmente o conforto. Durante a gravidez, muitas mulheres desenvolvem maior sensibilidade. Portanto, procure modelos que se ajustem a essa mudança.
  • Escolha modelos que respeitem a anatomia do seu pé.

Em conclusão, os melhores sapatos para mulheres grávidas não são os mais bonitos, mas os mais confortáveis. O ideal é que estabilizem o pé e proporcionem segurança à gestante.

  • Segal, N. A., Boyer, E. R., Teran-Yengle, P., Glass, N. A., Hillstrom, H. J., & John Yack, H. (2013). Pregnancy leads to lasting changes in foot structure. American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation. https://doi.org/10.1097/PHM.0b013e31827443a9