Meta-aprendizagem: por que é importante para os alunos?

A meta-aprendizagem convida o aluno a avaliar a sua forma de aprender, assumi-la e melhorá-la. Conheça seus benefícios!
Meta-aprendizagem: por que é importante para os alunos?
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 12 março, 2023

Desde que uma criança nasce, seus pais ou educadores se esforçam para ensinar tudo o que ela precisa saber. Eles procuram oferecer todas as informações necessárias, explicar sobre o mundo e mostrar todos os tipos de conceitos. No entanto, há um elemento ainda mais importante que muitas vezes é esquecido. É a meta-aprendizagem, a habilidade que ajudará seu filho a aprender com mais eficiência.

Além de saber sobre ciências, literatura, música ou línguas, o que uma criança realmente precisa são ferramentas que lhe permitam realizar uma aprendizagem significativa em qualquer área. Quantas vezes os pequenos estudam por horas e acabam não entendendo ou lembrando do que leram? Isso não é apenas tedioso e desmotivador para eles, mas também ineficaz. É por isso que a meta-aprendizagem é tão importante.

O que é a meta-aprendizagem?

Esse conceito foi definido em 1984 por Novak e Gowin, dois pesquisadores educacionais comprometidos em alcançar uma aprendizagem significativa para os alunos. Isso implica que o conhecimento não é recebido passivamente, e sim construído manipulando conceitos e refletindo sobre eles até assimilá-los e integrá-los efetivamente.

Neste sentido, e para atingir este propósito, destaca-se a meta-aprendizagem como elemento essencial. Isso se refere à capacidade de avaliar o próprio processo de aprendizagem e assumir o controle sobre ele para torná-lo consciente. Simplificando, significa “aprender a aprender”.

O objetivo disso não é apenas que o aluno compreenda o material, mas também que ele seja capaz de aplicar o pensamento crítico sobre ele e relacioná-lo com o que já sabia anteriormente. Além disso, trata-se de tornar todo esse processo agradável, confortável e eficiente.

O aluno não deve apenas receber explicações e memorizar conceitos. A meta-aprendizagem propõe que você faça a sua própria informação e trabalhe com ela para entendê-la verdadeiramente.

Como o aluno pode aplicar a meta-aprendizagem?

A meta-aprendizagem pode ser usada para resolver problemas, realizar tarefas ou assimilar informações de qualquer tipo. Ao aplicá-la, o aluno deve se fazer as perguntas que mencionamos a seguir.

O que eu vou aprender?

É importante que os alunos conheçam o assunto a fundo e não apenas aprendam automaticamente. Não basta memorizar sem entender ou seguir as orientações do professor sempre da mesma forma, pois assim o conhecimento não é consolidado e, portanto, não pode ser utilizado no futuro. Por isso, eles devem se familiarizar com o assunto e com a forma como o conhecimento é estruturado para poder abordá-lo adequadamente.

Como vou fazer isso?

Como dissemos, trata-se de assumir o controle do próprio processo de aprendizagem, planejá-lo e ordená-lo. Assim, o aluno pode cuidar da organização de aspectos como qual será o espaço de estudo, quando estudará e quanto tempo dedicará aos deveres de casa.

Além disso, também é possível analisar seu humor e motivação e ver se eles são adequados para iniciar o trabalho. Talvez, se a criança estiver se sentindo ansiosa ou preocupada, precise primeiro de alguns minutos para respirar ou relaxar. Ou, talvez, se estiver desmotivada, brincar alguns minutos de um jogo que lhe interessa a ajudará a se ativar.

Quais itens e ferramentas eu preciso e posso usar?

Esse é um ponto fundamental, pois se trata de a criança conhecer e ter acesso a diversos métodos, ferramentas e estratégias para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz. Isso inclui técnicas como sublinhado, contornos, mapas conceituais e mnemônicos. É importante que a criança conheça vários, que saiba quais funcionam melhor para ela e em quais contextos.

É possível que, para abordar um tema de literatura, a compreensão da leitura seja muito útil para o pequeno, mas para a matemática, a prática constante é certamente o segredo.

Como está o processo?

A meta-aprendizagem envolve refletir sobre o processo de aprendizagem em todos os momentos. Isso inclui não apenas planejá-lo inicialmente, mas avaliá-lo regularmente. O aluno deve ser capaz de identificar a tempo os erros que comete ou as estratégias que não funcionam, o que evitará a frustração de um esforço que não dá frutos.

Mas, para que isso aconteça, a criança precisa se acostumar a acompanhar seu progresso. Você deve dar a devida importância a esse processo de reflexão e analisar se os tempos e as técnicas escolhidas foram adequados ou se existe alguma emoção que esteja atrapalhando o aprendizado.

Há algo para melhorar ou modificar?

Por fim, mudanças e melhorias também podem ser implementadas. Por exemplo, se o aluno detectar que não compreende uma palavra ou um conceito, terá que parar e resolver aquela questão antes de continuar. Da mesma forma, ele pode identificar que precisa de uma pausa e deve se dar permissão para fazê-lo. Ou pode descobrir que está gastando muito tempo na tarefa e precisa mudar sua estratégia.

A meta-aprendizagem é uma obrigação para todos os alunos

Graças à meta-aprendizagem, as crianças podem obter melhores resultados acadêmicos, otimizar seu processo de estudo e sentir-se mais motivadas. Mas, além disso, é uma ferramenta que elas podem usar no futuro quando abordarem qualquer novo aprendizado, por isso lhes proporciona grande independência e autonomia.

No entanto, a meta-aprendizagem deve ser ensinada, pois não surge de forma inata. Então, temos que orientar os alunos sobre como acompanhar e assumir o seu processo de aprendizagem, como trabalhar cada etapa e fazer de tudo uma rotina. Isso pode exigir tempo, paciência e perseverança por parte dos pais e educadores. Porém, uma vez integrado, será um dos melhores recursos que o pequeno terá no futuro.


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