Meta-aprendizagem: por que é importante para os alunos?
Desde que uma criança nasce, seus pais ou educadores se esforçam para ensinar tudo o que ela precisa saber. Eles procuram oferecer todas as informações necessárias, explicar sobre o mundo e mostrar todos os tipos de conceitos. No entanto, há um elemento ainda mais importante que muitas vezes é esquecido. É a meta-aprendizagem, a habilidade que ajudará seu filho a aprender com mais eficiência.
Além de saber sobre ciências, literatura, música ou línguas, o que uma criança realmente precisa são ferramentas que lhe permitam realizar uma aprendizagem significativa em qualquer área. Quantas vezes os pequenos estudam por horas e acabam não entendendo ou lembrando do que leram? Isso não é apenas tedioso e desmotivador para eles, mas também ineficaz. É por isso que a meta-aprendizagem é tão importante.
O que é a meta-aprendizagem?
Esse conceito foi definido em 1984 por Novak e Gowin, dois pesquisadores educacionais comprometidos em alcançar uma aprendizagem significativa para os alunos. Isso implica que o conhecimento não é recebido passivamente, e sim construído manipulando conceitos e refletindo sobre eles até assimilá-los e integrá-los efetivamente.
Neste sentido, e para atingir este propósito, destaca-se a meta-aprendizagem como elemento essencial. Isso se refere à capacidade de avaliar o próprio processo de aprendizagem e assumir o controle sobre ele para torná-lo consciente. Simplificando, significa “aprender a aprender”.
O objetivo disso não é apenas que o aluno compreenda o material, mas também que ele seja capaz de aplicar o pensamento crítico sobre ele e relacioná-lo com o que já sabia anteriormente. Além disso, trata-se de tornar todo esse processo agradável, confortável e eficiente.
Como o aluno pode aplicar a meta-aprendizagem?
A meta-aprendizagem pode ser usada para resolver problemas, realizar tarefas ou assimilar informações de qualquer tipo. Ao aplicá-la, o aluno deve se fazer as perguntas que mencionamos a seguir.
O que eu vou aprender?
É importante que os alunos conheçam o assunto a fundo e não apenas aprendam automaticamente. Não basta memorizar sem entender ou seguir as orientações do professor sempre da mesma forma, pois assim o conhecimento não é consolidado e, portanto, não pode ser utilizado no futuro. Por isso, eles devem se familiarizar com o assunto e com a forma como o conhecimento é estruturado para poder abordá-lo adequadamente.
Como vou fazer isso?
Como dissemos, trata-se de assumir o controle do próprio processo de aprendizagem, planejá-lo e ordená-lo. Assim, o aluno pode cuidar da organização de aspectos como qual será o espaço de estudo, quando estudará e quanto tempo dedicará aos deveres de casa.
Além disso, também é possível analisar seu humor e motivação e ver se eles são adequados para iniciar o trabalho. Talvez, se a criança estiver se sentindo ansiosa ou preocupada, precise primeiro de alguns minutos para respirar ou relaxar. Ou, talvez, se estiver desmotivada, brincar alguns minutos de um jogo que lhe interessa a ajudará a se ativar.
Quais itens e ferramentas eu preciso e posso usar?
Esse é um ponto fundamental, pois se trata de a criança conhecer e ter acesso a diversos métodos, ferramentas e estratégias para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz. Isso inclui técnicas como sublinhado, contornos, mapas conceituais e mnemônicos. É importante que a criança conheça vários, que saiba quais funcionam melhor para ela e em quais contextos.
Como está o processo?
A meta-aprendizagem envolve refletir sobre o processo de aprendizagem em todos os momentos. Isso inclui não apenas planejá-lo inicialmente, mas avaliá-lo regularmente. O aluno deve ser capaz de identificar a tempo os erros que comete ou as estratégias que não funcionam, o que evitará a frustração de um esforço que não dá frutos.
Mas, para que isso aconteça, a criança precisa se acostumar a acompanhar seu progresso. Você deve dar a devida importância a esse processo de reflexão e analisar se os tempos e as técnicas escolhidas foram adequados ou se existe alguma emoção que esteja atrapalhando o aprendizado.
Há algo para melhorar ou modificar?
Por fim, mudanças e melhorias também podem ser implementadas. Por exemplo, se o aluno detectar que não compreende uma palavra ou um conceito, terá que parar e resolver aquela questão antes de continuar. Da mesma forma, ele pode identificar que precisa de uma pausa e deve se dar permissão para fazê-lo. Ou pode descobrir que está gastando muito tempo na tarefa e precisa mudar sua estratégia.
A meta-aprendizagem é uma obrigação para todos os alunos
Graças à meta-aprendizagem, as crianças podem obter melhores resultados acadêmicos, otimizar seu processo de estudo e sentir-se mais motivadas. Mas, além disso, é uma ferramenta que elas podem usar no futuro quando abordarem qualquer novo aprendizado, por isso lhes proporciona grande independência e autonomia.
No entanto, a meta-aprendizagem deve ser ensinada, pois não surge de forma inata. Então, temos que orientar os alunos sobre como acompanhar e assumir o seu processo de aprendizagem, como trabalhar cada etapa e fazer de tudo uma rotina. Isso pode exigir tempo, paciência e perseverança por parte dos pais e educadores. Porém, uma vez integrado, será um dos melhores recursos que o pequeno terá no futuro.
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- Espinosa, A., Mata, C., Mojón, C., & Rivera, R. (2018). TDAH: Guía de apoyo al estudio. Fundación INGADA. https://www.fundacioningada.net/presentacion_guia_apoyo_estudio_es.html
- Novak, J. & Gowin, B. (1988) Aprendiendo a aprender. Barcelona: Ediciones Martínez Roca