Projeto Wonder Ponder ou como introduzir o pensamento crítico na criança

21 Abril, 2020
Descobrir iniciativas como o Projeto Wonder Ponder e observar como elas introduzem o pensamento crítico na criança é revigorante. Por isso, apoiamos muitas das ferramentas que elas oferecem.

Educar as crianças para o pensamento crítico é uma preocupação cada vez mais presente para mães e pais. Precisamente em resposta a essa situação, há alguns anos atrás nasceu o Projeto Wonder Ponder.

Esse projeto foi baseado, inicialmente, na criação da Editora Wonder Ponder. Essa editora tinha como objetivo aproximar a filosofia das crianças de diversas idades, desde as menores até os jovens.

Desde então, essa editora e todo o projeto por trás dela publicou um bom número de obras focadas no mundo da filosofia para crianças.

Dessa forma, é possível obter um resultado interessante para que os pequenos da casa entendam a filosofia como algo necessário, que ajuda e ensina a pensar criticamente, para que possam se desenvolver com maior segurança no mundo de hoje.

O Projeto Wonder Ponder

Projeto Wonder Ponder: menino exercendo o pensamento crítico

No entanto, esse projeto não parou de crescer desde o seu nascimento. Assim, foram surgindo cada vez mais funcionalidades e ramificações, muito além da sua operação como uma mera editora tradicional que edita e publica livros para um público específico.

Uma das últimas ferramentas nascidas sob a capa do projeto é a Wonder Ponder Academy. Totalmente on-line, em um primeiro momento, ela concentra a sua funcionalidade na relação da filosofia visual com as crianças, embora também adicione temas interessantes em relação à filosofia mencionada, como a literatura ou a arte, tanto misturadas quanto separadas.

Ou seja, depois de mais de meia década aproximando o mundo da filosofia das crianças e de seus pais, agora o leque está se abrindo para oferecer uma formação mais especializada, focada em várias disciplinas e na sua relação com o pensamento, a crítica e a visão filosófica do mundo.

Além disso, eles também fazem pesquisas, publicando ocasionalmente estudos realmente interessantes relacionados à filosofia no mundo da criança, as suas possíveis aplicações, as melhores maneiras de transmiti-la, etc.

Outras ferramentas de filosofia

Esse projeto não para de trabalhar ou de crescer um único dia. Portanto, são constantemente desenvolvidos os treinamentos e cursos necessários para introduzir as crianças no mundo filosófico do pensamento crítico.

Algumas das ferramentas mais úteis são encontradas ao conhecer certos recursos, como o uso da pergunta e do diálogo no âmbito escolar, por exemplo.

Mas existem outras ferramentas de gerenciamento que também tiram proveito desse projeto. Uma muito interessante é o uso da bibliografia. Os livros tradicionais de filosofia são transformados em obras que permitem uma enorme geração de perguntas e problemas, além de ricos questionamentos que despertam a curiosidade de crianças e adultos durante a leitura.

Para melhorar no campo da leitura infantil, também são desenvolvidos cursos especializados na análise de autores específicos que conseguiram combinar a fantasia com a filosofia na sua obra. Esse é o caso de Sendak, o famoso criador de Onde vivem os monstros. E, juntamente com ele, também são analisados outros autores, tais como Nöstlinger, Lobel ou Steig.

Projeto Wonder Ponder: menino apontando para desenhos na parede

Outros recursos filosóficos

Para que a criança descubra o pensamento crítico, o Projeto Wonder Ponder introduz outras ferramentas, cursos e instrumentos literários. Um exemplo disso podem ser as leituras compartilhadas em voz alta ou as edições de história da literatura infantil.

Graças a esses recursos, os adultos podem explorar o mundo filosófico que se esconde por trás da literatura infantil e levá-lo de uma maneira agradável, divertida e informativa para as mentes das crianças. Assim, elas aprendem a construir as suas ferramentas mentais para exercer o pensamento crítico e objetivo no seu dia a dia.

Tudo isso é alcançado usando ferramentas como a já mencionada leitura compartilhada em voz alta, conhecendo profundamente a leitura infantil, etc. Assim, as crianças ganham experiência e, ao mesmo tempo, não perdem a inocência que as caracteriza. Em suma, elas amadurecem antes e aprendem a escolher com autoconfiança.

Sem dúvida, iniciativas como o Projeto Wonder Ponder são realmente interessantes para a formação e o desenvolvimento ideais da criança. Graças às suas atividades e à constante oferta de formação e pesquisa, juntos conseguiremos garantir que os pequenos da casa confiem nas suas possibilidades e se tornem pessoas autônomas. Tudo isso a partir de um ponto de vista crítico, mas, ao mesmo tempo, sensato.