Nomes italianos para meninas e seus significados

· 18 de maio de 2018
Se você vai se tornar mamãe nos próximos meses e está procurando um nome para sua filha, veja algumas opções de nomes italianos para meninas e seus significados.

Seguir as tradições é um aspecto muito importante para qualquer cultura. Na verdade, parece estranho quando algumas pessoas colocam nomes estrangeiros em seus filhos.

Mas, às vezes, alguns pais ou mães desejam romper com as tradições ou o dogmatismo e se aventuram na busca por nomes para seus filhos e suas filhas. Neste artigo, vamos ajudar você dando algumas opções de nomes italianos para meninas e seus significados.

Nomes italianos para meninas

Carlota

Esse nome significa ‘poderosa’ e seu homólogo germânico é Carlota. É adequado para meninas de personalidade muito forte. As mulheres que se chamam Carlota tendem a ser muito fantasiosas e ter muita firmeza de caráter, o que as ajuda a vencer e ter sucesso na vida.

Giulia

É um belo nome que em português é Julia. Significa “jovem” ou “pessoa jovial”. Há também quem acredite que está relacionado ao deus romano Júpiter e signifique “filha de Júpiter”.

Antonieta

Esse é um dos nomes italianos para meninas mais bonitos da lista e muitas personalidades da história tiveram esse nome. Um exemplo é a rainha Maria Antonieta, muito famosa no mundo todo. Antonieta significa “pequena flor” ou “cheia de graça”.

Francesca

Esse nome deriva do latim Franciscus, que significa “homem francês”. Uma variante desse nome que é mais utilizada no Brasil é Francisca. Por ser um nome de origem latina, é muito utilizado na França, na Itália e em regiões da Espanha.

nomes italianos para meninas

Chiara

Esse é um nome italiano que na sua versão em português é Clara.  Seu significado está no nome, ou seja, está bastante claro. Significa “claro ou brilhante”.

Dalila

Esse é um nome bastante conhecido de origem hebraica. Na Bíblia, Dalila era o nome da amada de Sansão, que o traiu e o entregou aos filisteus. No sentido mais estrito, significa “a que tem a chave”.

Flávia

Esse nome significa “a de cabelos claros”. Se sua filha for loira, não deixe de considerar esse nome.

Isabella

Por ser de origem hebraica, esse nome tem muitas variantes nos diferentes idiomas. Por exemplo, em português também usamos Isabel ou Isabela. Seu significado é “a que ama Deus”.

nomes italianos para meninas

Alessandra

Em poucas palavras, significa “vencedora”. É uma variante muito bonita do espanhol Alejandra. E se caracteriza por ser um dos nomes mais utilizados na Itália. Em geral, são mulheres que possuem uma personalidade arrasadora, que têm facilidade para as relações pessoais.

Fabiola

Esse nome significa “plantadora de favas”. Uma das personalidades mais famosas que tinham esse nome foi Fabiola de Roma, também conhecida como Santa Fabiola, que depois da morte de seu segundo marido, vendeu todos os seus bens e deu o dinheiro aos pobres, dedicando o resto de sua vida a cuidar dos doentes.

Gabriella

Em português, usamos a variante Gabriela. Mas pode-se dizer que a forma Gabriella tem um toque de glamour. Significa “mulher de Deus”. Os astrólogos consideram que as Gabriella se baseiam nos seus instintos para tomar as decisões e se caracterizam por ter um caráter muito doce, alegre e afetuoso.

Com essa grande variedade de nomes italianos para meninas, você pode analisar mais opções para encontrar o nome mais adequado para sua pequena. Lembre-se de que o nome influencia significativamente na personalidade das crianças. Assim, não tenha pressa e escolha um nome que vai ajudar sua filha no futuro. Não é uma decisão fácil…