31 nomes medievais para meninos

Histórico, tradicional, com carácter e muita personalidade. Veja os nomes desta lista e... Escolha o nome certo para o seu bebê inspirado na Idade Média!
31 nomes medievais para meninos
Samanta Ruiz

Escrito e verificado por a professora Samanta Ruiz.

Última atualização: 05 outubro, 2022

Um bebê está prestes a chegar na família e é hora de decidir como você vai chamá-lo. As opções são muitas, mas se você é uma mãe que gosta do tradicional, vai adorar esses nomes medievais para meninos.

Suas origens são diversas, pois naquela época as pessoas eram chamadas em relação a algum aspecto de sua vida: seu modo de ser, seu trabalho ou seu local de origem. Em suma, convidamos você a descobrir os mais belos nomes medievais para meninos na lista selecionada a seguir. Esperamos que você encontre o que deseja.

Nomes medievais, a melhor opção para o seu filho

A linguagem reflete a realidade, e esse era um pensamento que os antigos tinham em mente ao escolher o nome para seu futuro filho. Deste modo, como corrobora uma pesquisa publicada pela Universidade de Alcalá, os documentos encontrados comprovam que os pais medievais também escolhiam opções com profundidade e queriam exprimir os melhores votos para os seus pequeninos.



criança homem disfarçado medieval idade média espada árvore

Além disso, disso advém o fato de as crianças atualmente receberem sobrenomes e a estrutura linguística que emoldura sua identidade. Se você quer saber quais eram as opções mais procuradas na época, continue lendo. Nós os apresentaremos na lista a seguir ordenada alfabeticamente.

Nomes medievais para meninos: de A a F

  1. Alonso: deriva do nome germânico Alfonso, que significa ‘preparado para a batalha’.
  2. Álvaro: nome de origem alemã e raízes nórdicas que significa ‘exército de duendes’.
  3. Amadeo: vem do latim Amadeus e se refere àquele que ‘ama a Deus’. É composto pelas palavras amare (‘amar’) e Deus (‘Deus’).
  4. Arthur: nome de origem celta que significa ‘forte como um urso’. É um dos nomes medievais mais característicos para os meninos da época, pois é o nome do famoso rei britânico que inspirou muitos escritores.
  5. Beltrán: tem origem germânica e significa ‘ilustre guerreiro’.
  6. Camilo: deriva do latim Camillus, que era o nome dos jovens que frequentavam os serviços religiosos na cultura romana antiga.
  7. Carlo: de raiz germânica, define-se assim na sua variante italiana como ‘homem forte e viril’. Naturalmente, é inspirado pelo grande imperador Carlos Magno.
  8. Cayetano : palavra de origem latina que se referia aos colonos de Gaeta, cidade italiana.
  9. Dante: significa ‘duradouro e firme’. Nesse contexto, sua popularidade recai sobre o famoso poeta italiano medieval tardio, Dante Alighieri.
  10. Enrico: forma italiana do nome inglês Henry, que significa “príncipe da casa”.
  11. Eugenio: vem do grego Eugenios, formado pelos elementos eu (‘bom’) e genos (‘nascimento’). Ele é o ‘homem de descendência nobre’.
  12. Fausto: nome próprio masculino de origem latina que significa ‘sorte’.
  13. Felipe: deriva do grego Fílippos, que significa ‘amante de cavalos’.
  14. Félix: nome espanhol derivado do latim e que significa ‘feliz’ ou ‘sorte’. Nos tempos antigos, era usado como apelido.
  15. Fernando: derivação espanhola de Ferdinand, nome anglo-saxão formado pelas palavras frith (‘paz’) e nanth (‘homem corajoso ou ousado’).
  16. Froilán: tem origem germânica e foi escolhido para definir o ‘pequeno senhor’.

Nomes medievais para meninos: de G a Z

  1. Gonzalo: deriva do nome latino Gundisalvus, cuja origem é germânica. É composto pelas palavras gund (‘lutar’) e salv (‘segurar’).
  2. Guillermo: tradução espanhola de William, um nome masculino de origem alemã que significa ‘protetor corajoso’.
  3. Guzmán: refere-se em germânico ao ‘bom homem’.
  4. Hernán: diminutivo de Hernando ou Fernando.
  5. Leonardo: originado em Leonard, de raízes germânicas, que significa ‘corajoso e forte’.
  6. Martín: é de origem latina e está relacionado com ‘guerra’ por causa de sua ligação com o deus Marte.
  7. Matías: vem do hebraico Matiyah e significa ‘presente de Deus’.
  8. Mateo: da mesma origem que Matías.
  9. Pelayo: de origem grega, refere-se àquele que ‘pode escolher’. Por outro lado, sua marcada popularidade medieval reside no famoso rei asturiano Don Pelayo.
  10. Ricardo: vem do germânico para definir quem é ‘poderoso por causa de sua riqueza’.
  11. Rodrigo: versão em espanhol de Roderick, que vem de Hroderich, um nome alemão antigo que é formado pelas palavras hrod (‘fama’) e ric (‘poder’).
  12. Tadeo: versão em espanhol do aramaico Lebeo. Acredita-se também que pode derivar do nome grego Theodoros, que significa ‘dom de Deus’.
  13. Thomas: vem do aramaico e na Idade Média tornou-se muito popular. De fato, conhecemos São Tomás de Aquino, um dos teólogos e filósofos mais importantes da história.
  14. Tristán: foi um dos Cavaleiros da Távola Redonda e é reconhecido por ser o protagonista da famosa lenda medieval Tristán e Isolda. Nesse sentido, vem do termo drust (‘tumulto’) ou do latim ‘triste’ (para o fim da história).
  15. Valentín: variante espanhola de Valentino, um antigo sobrenome romano nascido da palavra valente. Significa ‘saudável, forte’.
criança cavaleiro medieval traje bravo manto espada escudo


Quando os nomes repetem a história

Como explica María Cristina Álvarez Millán em sua pesquisa de 2013, a Idade Média foi um período histórico muito importante, durante o qual surgiram muitas invenções, instituições e costumes importantes para nossa sociedade atual. Além disso, durante esse tempo muitos nomes se originaram. E assim como a moda se renova de tempos em tempos, as histórias se repetem e os nomes medievais ressurgem.

Todas essas opções que compartilhamos com você sobreviveram ao longo dos anos, o que fala muito bem delas. São nomes fortes e fáceis de pronunciar e memorizar, razão pela qual também permanecem em vigor. Desta forma, esperamos que nesta lista de nomes medievais para meninos você tenha encontrado o escolhido para o seu bebê.

Caso contrário, convidamos você a reforçar a busca com outras listagens temáticas, baseadas em literatura, história ou natureza. Você pode até revisar nomes que começam com uma letra específica. Em nosso site você encontra centenas de opções! Compartilhe esses momentos mágicos com sua família e juntos encontrem aquele nome ideal para a criança que já está a caminho.

Pode interessar a você...
53 nomes de origem assíria para meninos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
53 nomes de origem assíria para meninos

Você gosta de nomes originais? Então esta lista de nomes de origem assíria para meninos é o que você estava esperando.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Faure, Roberto. (2002). Diccionario de nombres propios. Editorial Espasa Calpe. España.
  • Millán, MC Á. (2013). La revolución del saber a finales de la Edad Media: el nacimiento de la imprenta . Recuperado de http://contenidosdigitales.uned.es/fez/view/intecca:VideoCMAV-5a6f32b1b1111fb50f8b4ed3
  • Salazar, S. (2016). El gran libro de los nombres para tu bebé Guía ilustrada de nombres para niño y niña. Barcelona: Planeta.
  • Simón Parra, M. (2009). El nombre de persona en la documentación castellana medieval . e_BUAH. Biblioteca digital Universidad de Alcalá.

Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.