18 nomes mitológicos para crianças
Dado que há um grande número de nomes, a originalidade é um dos aspectos que devem ser levados em consideração ao nomear o bebê que está a caminho. Por isso, te oferecemos uma seleção de nomes mitológicos para crianças que certamente vão te inspirar.
Tanto se você gosta de mitos e lendas ou não, esses nomes transmitirão parte de uma série de histórias poderosas que, sem dúvida, deixarão um grande legado.
Lembre-se de que a busca e a escolha de um nome é uma jornada que pode ser muito interessante à medida que avançamos em nossa investigação.
Nesse sentido, a curiosidade será nossa melhor aliada. Por outro lado, não devemos esquecer que a escolha de um nome carrega uma grande responsabilidade. Devemos ser originais, mas também ter bom senso.
Os nomes mitológicos para crianças geralmente são incomuns e não ficam ultrapassados, uma vez que possuem um histórico muito rico. Geralmente, são nomes relacionados a grandes aventuras, feitos e relacionamentos. Portanto, esses nomes têm força e brilho próprio sem iguais.
Nomes mitológicos para crianças
1. Fênix
É o nome da famosa ave imortal capaz de renascer de suas cinzas a cada 500 anos. Dizem que a fênix era um animal glorioso, nobre e majestoso, e foi por isso que conseguiu inspirar as primeiras grandes civilizações. De fato, é muito mencionada na poesia árabe.
A fênix tem um grande poder espiritual. Portanto, usá-la como um nome pode ajudar a transmitir grande valor ao bebê. Lembre-se também de que a fênix está associada ao astro rei e, é claro, ao fogo. Portanto, poderia ser um nome cheio de energia vital.
2. Adonis
Um nome muito bonito, assim como seu representante na mitologia grega. Um homem de grande beleza e encantos únicos, que até as deusas Afrodite e Perséfone disputavam seu amor. Portanto, esse nome adotou o significado de “Belo”.
3. Alexandre
Um nome muito popular entre os pais. É uma variante do nome Alexandros, que vem do grego. É um nome com um significado poderoso, já que Alexandre é o protetor da humanidade. Crianças com esse nome geralmente são muito independentes e têm um senso de liderança nato.
4. Sebastião
Um nome de origem grega, derivado do nome Sebastos, que significa “reverenciado” ou “respeitado”. É um nome com muito caráter que, quando entoado, ressoa fortemente. Sebastião é um nome inconfundível.
5. Apolo
Um deus muito famoso na mitologia grega, que é representado com grande beleza. Ele era o deus da luz, do dia e do sol. Filho de Zeus e de Leto. Seu significado é “aquele que se afasta da morte”.
6. Ulisses
Nome do rei da ilha de Ítaca, herói da mitologia grega. As crianças que levam esse belo nome são comprometidas, atenciosas e respeitosas.
7. Damião
Nome de origem grega, que tem como significado “domador”. As crianças com esse nome geralmente são respeitosas, gentis e pacientes.
Nomes mitológicos para crianças com muita personalidade
8. Silvano
Era o protetor dos campos e das fronteiras. As crianças que levam esse nome geralmente gostam da natureza e da companhia dos animais.
9. Hércules
O deus mais famoso da mitologia grega, Hércules é filho de Zeus e Tebas, uma bela mortal. Crianças com esse nome são corajosas e desfrutam de grande virilidade.
10. Angus
O deus do amor da mitologia celta. Quando cantava, fazia com que os casais se apaixonassem completamente.
11. Balder
Um nome da mitologia nórdica. Ele é o deus da inocência, da verdade e da luz. Um nome incomum, que fará seu filho se destacar.
12. Colin
Nome de origem grega, que significa forte como um urso. As crianças que levam esse nome são práticas, realistas e têm muita energia para alcançar todos os seus objetivos.
13. Finn
Um herói da mitologia irlandesa, ele é considerado o defensor da Irlanda. Crianças com esse nome são lutadoras, perseverantes, intuitivas.
14. Heitor
Grande herói da mitologia grega, é príncipe da ilha de Ítaca. As crianças que levam esse nome são pacientes, respeitosas, corajosas e comprometidas.
15. Ares
Ares era o deus grego da guerra, então esse é um nome com muita personalidade. Transmite independência, determinação, capacidade de liderança, força e energia.
16. Tristão
Era o nome do famoso herói da lenda “Tristão e Isolda” e também um cavaleiro honrado das lendas do rei Arthur. De origem latina, seu significado é “aquele que não mostra tristeza”. Muito usado na Itália, França e Reino Unido. As crianças que levam esse nome são atenciosas e sensatas.
17. Dylan
Diz-se que significa “filho do mar”. As crianças com esse nome têm muita imaginação e criatividade, são muito estudiosas e gostam de concluir todos os seus projetos.
18. Hermes
Filho do deus Zeus e da deusa Maya, Hermes era o mensageiro dos deuses. Crianças com esse nome são muito sinceras, muito atenciosas e muito respeitosas.
Se você gostou dos nomes mitológicos para crianças, não hesite em continuar pesquisando sobre os mitos por trás deles. Você pode descobrir muitos outros fatos interessantes que valerão a pena contar ao seu filho quando ele crescer. Certamente, ele terá muito orgulho de se chamar assim.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carvajal González, Helena (2012). San Olaf. Base de datos digital de Iconografía Medieval. Universidad Complutense de Madrid. En línea: https://www.ucm.es/bdiconografiamedieval/san-olaf
- Díaz, C. (2018). Breve historia de la mitología nórdica. Nowtilus.
- Fontan Barreiro, R. (1999). Diccionario de la mitologia mundial. Edaf S.A.
- Graulich, M. (2020). No existe una mitología azteca. Estudios De Cultura Náhuatl, 60, 9–45. Recuperado a partir de https://nahuatl.historicas.unam.mx/index.php/ecn/article/view/78012
- Grimal, P. (2008). Diccionario de mitología griega y romana. Grupo Planeta (GBS). Disponible en: https://atirolimpo.files.wordpress.com/2017/01/pierre-grimal-diccionario-de-la-mitologc3ada-griega-y-romana.pdf
- Langer, J. (2015). Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos. hedra.
- Lincoln, B. (2014). Between history and myth: Stories of Harald fairhair and the founding of the state. University of Chicago Press.
- Martínez-Pinna, J., & Nieto, J. M.-P. (2011). Las leyendas de fundación de Roma: de Eneas a Rómulo. Edicions Universitat Barcelona.
- Mazagatos, A. V. (2020). Breve historia de la mitología egipcia. Nowtilus.
- Monaghan, P. (2014). The encyclopedia of Celtic mythology and folklore. Chelsea House.
- Morel, H. V., & Moral, J. D. (1987). Diccionario mitológico americano: dioses, razas, leyendas. Editorial Kier.
- Tapia, J. (2020). Mitología Azteca: Un pueblo de leyenda. Plutón Ediciones X SL.