Nona semana de gravidez

· 3 de dezembro de 2017

A partir da nona semana de gravidez o futuro bebê é considerado um feto. Essa etapa se conhece, medicamente, como a etapa fetal.

Mesmo que o bebê ainda não tenha uma forma definida, na etapa fetal começará a tomar a forma de um verdadeiro bebê, mas do tamanho de um legume grande.

Formação do embrião durante a nona semana de gravidez

Durante essa semana, a mãe poderá sentir frequentemente como o bebê começa a se mexer. Porém, esses movimentos não são deliberados, mas sim reflexos involuntários que o bebe começa a ter. Seus músculos ainda não estão prontos para receber ordens do cérebro.

Mudanças externas

Na nona semana de gravidez ainda não é possível saber o sexo do bebê. Isso se deve ao fato de que seus órgãos não se encontram em processo de formação. Porém, o feto já tem um sexo pré-estabelecido desde que o óvulo foi fecundado, o que acontece é que ainda não é possível observar.

Ainda que sua cabeça continue maior do que o corpo, já está próxima de adquirir um tamanho mais normal. Além disso, nesses momentos o bebê começa a ser considerado um indivíduo, graças ao surgimento das impressões digitais.

nona semana de gravidez

Também tem a boca completamente formada, o que fará com que o bebê comece a movimentá-la involuntariamente, fechando e abrindo. Isso vai mudar nas semanas seguintes, durante as quais o cérebro começará a se formar e a se conectar com os músculos, podendo gerar, desta forma, movimentos voluntários.

Mudanças internas

Durante esta etapa da gravidez a formação básica de todos os sistemas está feita, dando passo ao processo de conexão dos nervos e maturação dos órgãos envolvidos.

Pode-se ouvir o coração do bebê, você vai se dar conta de que tem um ritmo muito acelerado. Pode ser comparado ao ritmo cardíaco de um adulto depois de fazer 45 minutos de esporte. O sangue está começando a se distribuir por todo o seu corpo.

Se pudéssemos, nestes momentos, observar o futuro bebê, veríamos seu esqueleto através de sua pele. Isso porque a translucidez da pele é alta nesse momento. Além disso, seus ossos ainda não têm cálcio, já que são formados apenas por cartilagem.

Como o seu corpo muda?

Durante esta semana, seus seios já terão crescido e além disso estarão mais pesados e sensíveis ao toque. Também podem começar a aparecer pequenos pontos, alguns nódulos, ao redor das auréolas.

Estes pontos brancos têm o nome científico de glândulas de Montgomery, e aparecem antes da produção de leite. A função desta glândula é manter os bicos dos seios hidratados através da produção de óleos.

Nesta fase, o útero materno alcançará o dobro do seu tamanho normal. Isso produzirá a sensação de inchaço e liberação contínua de flatulências involuntárias. Porém, o bebê ainda não se moveu para fora do útero.

Primeiro exame

Entre a nona e a décima segunda semana de gravidez comece a programar o primeiro exameEste nos oferecerá informações importantes sobre a saúde do futuro bebê. Dentre outras coisas, vai nos informar do grupo sanguíneo dele.

nona semana de gravidez

Mesmo que se possa programar a primeira consulta, ainda não é o momento de realizar uma ecografia. O futuro bebê é muito frágil e vulnerável, por isso não se encontra pronto para este passo. Pouco a pouco, o feto vai evoluindo e a ecografia pode ser feita em algumas semanas.

Na nona semana de gravidez a formação básica de todos os sistemas está realizada, dando passo assim ao processo de conexão dos nervos e a maturação dos órgãos envolvidos.

Conselhos

  • Para aliviar a sensação de gases e flatulências, recomenda-se manter uma dieta leve. É aconselhável comer de 5 a 6 vezes por dia.
  • Deve ter cuidado com algumas situações, já que pode sofrer mudanças de humor repentinas, geradas pelas mudanças hormonais. Por isso, trate de não tomar decisões importantes de forma precipitada.
  • Você pode, assim como nas semanas anteriores, experimentar enjoos e náuseas. Isso se deve à baixa pressão arterial. Por isso deverá tentar evitar situações de estresse manter-se calma.
  • É normal começar a se sentir cansada durante esta etapa. Por isso é recomendável que reduza as atividades que exijam esforço.

Ainda que pareça que o momento de ver seu filho pela primeira vez nunca chegará, as mudanças que você vai experimentando semana a semana te farão sentir de forma cada vez mais forte o vínculo que já os une e os unirá para sempre.