O hábito da leitura na adolescência
Para muitos jovens, ler é sinônimo de trabalhar, uma obrigação. Ainda que a adolescência seja uma fase complicada para toda a família, também é um excelente momento para incentivar o hábito da leitura.
Nessa etapa em que a criança passa a ser um adulto e constrói sua personalidade, podemos demonstrar que ler também pode ser um prazer e lhe trará grandes benefícios.
“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante em que o livro fala e a alma responde”
–André Maurois–
A leitura para os adolescentes: uma grande ajuda
Durante a adolescência, os jovens se abrem para o mundo, descobrindo sua beleza, mas também sua complexidade. Esse é um momento de transição bastante complicado, já que a inocência da infância acaba. Através do hábito da leitura, os adolescentes têm a oportunidade de compreender o mundo que os cerca a partir de novas e diferentes perspectivas.
Os romances misturam sentimento, razão e imaginação, sem importar o gênero. Porém, ao mesmo tempo se baseiam sempre em elementos reais. Essa combinação reflete o entorno que o adolescente começa a descobrir e o ajuda a se aproximar dele. Além disso, a ficção é um gênero de leitura que oferece liberdade para imaginar, pensar e enfrentar novos objetivos.
A adolescência através dos personagens literários
Uma das propriedades mais maravilhosas da leitura é sua capacidade de nos transportar a outros mundos. Nos deixamos levar pela história e inevitavelmente nos colocamos na pele dos personagens. Ler é sentir incontáveis emoções com as quais os adolescentes se identificam.
“A leitura nos oferece muita companhia, liberdade para ser de outro modo e ser mais”
–Pedro Laín Entralgo–
Lendo, o adolescente desenvolve sua imaginação e adota a personalidade de personagens muito variados. Através de suas vivências e de suas diversas formas de entendê-las e enfrentá-las, os jovens aprenderão lições vitais. E ainda mais, encontrarão nesses personagens companhia e consolo para a sensação de solidão que costuma surgir nessa fase da vida.
Incentivar o hábito da leitura
Em certas ocasiões, a insistência para que os adolescentes leiam é tanta que tem efeito contrário. Para muitos, a leitura é como um trabalho, uma obrigação imposta na escola ou em casa. Se quisermos que nossos filhos adquiram o hábito da leitura, não podemos classificar como uma tarefa extra.
Devemos fazer com que os jovens entendam que a leitura pode ser tão prazerosa quanto proveitosa. Através dos livros, eles encontrarão entretenimento e também respostas às suas dúvidas e perguntas. E tudo isso desde o vasto, porém reduzido espaço que é a mente humana, na intimidade e privacidade que tanto se busca durante a adolescência.
Conselhos para um filho que não lê
- Procure literatura juvenil que seja do seu gosto. Atualmente, a temática desse tipo de literatura é bastante variada e de qualidade. Você pode propor temas que interessem e facilitem a leitura. É importante lembrar que por serem jovens, precisam de temas de acordo com a idade. O que importa é que seu filho leia e aproveite a leitura.
- Se estão em dúvida do que devem ler, sempre poderão perguntar nas bibliotecas ou livrarias. Além de os orientar quanto as suas preferências, poderão recomendar uma leitura mais atual e moderna, que possa ser mais interessante aos adolescentes.
- Ler é bom a qualquer hora. Por exemplo, durante as férias, quando há tempo livre de sobra. Tanto que muitas vezes não sabemos o que fazer. Caso você veja que seu filho está nessa situação, proponha a ele que leia um pouco ou conversem sobre algum livro que ambos tenham lido. Esses momentos vão incentivar a união e o hábito da leitura.
- O ambiente influencia. Quando os pais não têm o hábito de ler, é normal que a criança tenha menos tendência a ler. Entretanto, se oferecemos um ambiente relaxado, confortável e onde ler seja comum, incentivaremos esse hábito.
- O tamanho não importa. Não compre para seu filho como primeiro livro um “calhamaço”. Não importa que outros jovens o tenham lido. Um livro de muitas páginas pode desanimar o jovem. Poderá começar com resumos mais condensados e breves, fábulas ou mesmo romances curtos.
- Nunca é tarde para começar a ler. Se seu filho não tem o hábito de ler agora, não significa que nunca irá ler. O importante é encontrar uma leitura adequada. Existe um livro para cada um de nós e, com certeza, com sua ajuda seu filho conseguirá encontrar o livro que o deixará emocionado e o ensinará os benefícios da leitura.
Não se preocupe se a princípio seu filho não demonstrar interesse, uma vez que um livro o envolva de verdade, não poderá deixar de visitar frequentemente o maravilhoso mundo da literatura.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ibáñez, E. T., Díaz, I. C. S., & Rodríguez, S. S. (2020). ¿ Qué leen los adolescentes españoles? Un estudio de los consumos de lectura analógica. Investigaciones sobre lectura, (13). https://revistas.uma.es/index.php/revistaISL/article/view/11114
- Tapia, J. A. (1992). Motivar en la adolescencia: Teoría, evaluación e intervención. Ediciones de la Universidad Autónoma de Madrid.
- Toro, V. Cómo motivar a los adolescentes. http://www.iesae.com/escuela_mp/reflexion/reflex_mar_16.pdf
- Valle, C. D. G., Martín, M. E., Arnaiz, A., & Guerra, P. (2014). Competencias personales y sociales en adolescentes. Revista Iberoamericana de Educación, 66(1), 89-104. https://pdfs.semanticscholar.org/2b0d/e129cfedec2f29c6bad419b07a7e970c4019.pdf
- Alonso, J. D., & Pino-Juste, M. R. (2014). Motivación intrínseca y extrínseca: análisis en adolescentes gallegos. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 349-358. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349851780036.pdf
- Leyva Hernández, E. R. (2012). Concepción de orientación familiar para contribuir a la motivación hacia la lectura en adolescentes de Secundaria Básica. https://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/2489
- Leyva-Hernández, E., Estévez-Verdecia, B., & Tamayo-Rodríguez, E. (2013). Orientación familiar para motivar a los adolescentes hacia la lectura. Ciencias Holguín, 19(1), 1-10. https://www.redalyc.org/pdf/1815/181525741015.pdf