5 conselhos para aproveitar a adolescência dos seus filhos

· 15 de novembro de 2017

Aproveitar a adolescência dos seus filhos não é uma missão impossível, como muitos acreditam. É possível lidar com todas as mudanças físicas e comportamentais dos adolescentes de uma forma amigável se você se preparar para isso. Você também deve se preparar para viver essa fase tão importante na vida de qualquer pessoa.

Durante a adolescência, todas as coisas com as quais os seus filhos já estão familiarizados se transformam. Eles começam a enxergar o mundo de uma maneira diferente e diante do desconhecido, em alguns casos, reagem com precaução e hostilidade. Essas são algumas das medidas que você pode colocar em prática para tirar o máximo proveito desse momento da vida.

“A adolescência representa uma comoção emocional interna, uma luta entre o desejo humano eterno de se apegar ao passado e o desejo igualmente poderoso de seguir adiante com o futuro”

-Louise J. Kaplan-

 

adolescência dos seus filhos

Lembre-se de que você é o adulto. Como pai ou mãe você deve ajudar o seu filho a se tornar independente. É mais cômodo ser amigo e cúmplice, mas não é disso que eles realmente precisam. Um adolescente precisa mais de você como guia, das suas recomendações e lições do que da sua amizade.

Como aproveitar a adolescência dos seus filhos?

1. Mantenha a calma em situações adversas

Nenhum problema na vida se resolve melhor quando o estresse domina. O mais saudável para você e para os seus filhos adolescentes é dar um passo para o lado, respirar profundamente e conversar. Como adulto você precisa ser racional e calmo.

2. Fale menos e escute um pouco mais

Todas as pessoas querem ser escutadas com respeito, especialmente os adolescentes. Seja o tipo de pessoa que sempre está disposta a escutar os problemas e dar um conselhos quando for necessário. Isso não quer dizer que você deve concordar com tudo, você apenas deve escutar sem interromper e colocar em prática as suas habilidades para resolver os conflitos.

3. Respeite os limites

Um dos maiores desafios para os pais de um adolescente é respeitar os limites. A medida que os filhos crescem, também cresce sua necessidade de privacidade e autonomia. Para que desenvolvam sua capacidade de discernimento, exigem muitas oportunidades e muitos erros dos quais obterão lições de vida.

 

adolescência dos seus filhos

4. Planeje atividades familiares para todos

Sair para comer algo, cozinhar juntos ou um passeio de bicicleta são momentos ideais para compartilhar e relaxar. Imponha a condição de não usar celulares ou computadores durante a hora familiar a menos que seja indispensável. O tempo em família é um tesouro incalculável.

5. Reconheça seus erros

Como pai, você sempre quer ser o modelo de comportamento, mas um bom exemplo não consiste apenas em tentar ser “impecável”, mas também em reconhecer os próprios erros. Você é humano e como tal tem o direito a se equivocar e o dever de se desculpar. Demonstre para os seus filhos que assim como eles você está em processo de constante aprendizagem e que pode ajudá-los através da sua experiência.

Algumas ideais para colocar em prática

  • Procure ter uma boa relação com os amigos dos seus filhos. Conheça-os e permita que visitem a sua casa. Dessa maneira você saberá com quem se relacionam e terá um novo assunto para conversas.
  • Compartilhe alguns dos passatempos ou interesses. Seja pela arte, esporte ou tecnologia, uma atividade que os motive é a desculpa perfeita para aproveitar a adolescência dos seus filhos.
  • Pergunte sempre como foi o dia e conte sobre o seu. Os menores detalhes fazem a diferença e abrem a porta da confiança e do diálogo.
  • Nunca vá dormir sem ter desejado boa noite. Aproveite esses minutos antes de dormir para perguntar ou notar se existe algo que os preocupa ou entristece.
  • Conte histórias familiares e coisas que fizeram quando eram mais jovens. A história familiar os faz se sentirem incluídos e importantes dentro da equipe.
  • Procure reunir toda a família nas refeições.

Como você pode perceber, são pequenas ações que fazem a diferença para lidar adequadamente com a fase da adolescência dos seus filhos. Ainda que inevitavelmente exista conflitos em alguns momentos, sua casa não precisa se transformar num campo de batalha. Faça do diálogo, do trabalho em equipe, da disciplina positiva e da compreensão seus melhores aliados.