Descubra como uma criança com autismo vê o mundo

Descubra como uma criança com autismo vê o mundo
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Não é fácil imaginar como outras pessoas veem ou sentem o mundo. É ainda mais complicado imaginar como uma criança com autismo vê o mundo, como ela percebe o mundo, como sente as coisas, o que ela pensa quando as coisas ao seu redor acontecem.

Não é simples se colocar no lugar de outras pessoas, mas você pode tentar e conseguir fazer isso. É importante saber como uma criança com autismo vê o mundo para entendê-la um pouquinho melhor. 

Os estímulos e o autismo

As crianças com autismo enfrentam muitos obstáculos diários, não somente na sua vida, mas na sociedade em que estão inseridas. Elas não sabem entender como sentem ou como veem o mundo que as rodeia.

A situação mais comum para você pode ser uma situação muito estressante e conflitiva para uma criança com autismo, como, por exemplo, ir a um shopping ou entrar em lojas com grande fluxo de pessoas. 

As pessoas com autismo são muito sensíveis a todos os estímulos que recebem do ambiente ao seu redor. Quando elas recebem muitos estímulos sensoriais, podem se sentir desorientadas, sobrecarregadas e muito estressadas. É necessário entender que quando uma criança com autismo tem um acesso de raiva sempre é por causa de alguma coisa, não é porque ela gosta de chamar atenção, é porque alguma coisa que aconteceu a deixou aflita, até atingir seu limite.

A todo momento sustento uma luta para fazerr o salto do percepção ao significado

– J. G. T. Van Dalen –

Um vídeo que vai fazer você entender melhor

A campanha que a National Autistic Society lançou tem um slogan bastante claro: ‘Não sou uma criança mimada, tenho autismo’ é uma das frases dentro do slogan para ‘Too much information’ (Informação demais).

Trata-se de uma organização britânica que quer começar a ajudar as pessoas a entender com empatia as pessoas que tem autismo, mostrando explicitamente como estas percebem o mundo.

com autismo

Quando uma criança com autismo recebe estímulos demais, ela pode entrar em colapso. Por isso, essa organização pretende fazer com que a sociedade comece a entender como as crianças e as pessoas com autismo veem o mundo, para evitar que outras pessoas peçam para que se retirem de um lugar público por como se comportam por causa do autismo. Muitas pessoas com autismo e suas famílias sentem que a sociedade não as compreende e que as isolam.

O cérebro de uma criança autismo ‘se conecta’ de forma diferente e pode parecer que tudo é caótico demais para ela. Elas sentem como se seus sentidos estivessem agindo ao mesmo tempo para poder entender toda a informação que recebem do exterior, uma informação que sentem como se fosse caótica demais e como se causasse um mal-estar muito grande em nível interno.

É por isso que chegou o momento da sociedade começar a se conscientizar sobre como as pessoas com autismo veem o mundo, a fim de parar de isolá-las, para que finalmente entendam o que significa para elas frequentar um lugar cheio de pessoas, barulho, luzes, cheiros, cores…

Todos os estímulos são sentidos de forma intensa. No vídeo de apenas 1 minuto e 24 segundos que compartilhamos abaixo, você poderá entender essa realidade pouco conhecida pelas pessoas em geral.

com autismo

Além disso, também é necessário aprender algumas estratégias para saber reagir quando uma criança autista começa a apresentar um comportamento ‘pouco adequado’ por causa de tanto estímulo.

É necessário que a sociedade esteja consciente de que as crianças com autismo também fazem parte de nós e que é um trabalho de todos ajudá-las a se sentir melhor. Algumas estratégias são:

  • Dar um tempo para que processem a informação
  • Não ficar em volta dela quando tiver um ataque e não julgar a criança nem sua família
  • Permitir um espaço de proteção e silêncio para que ela se tranquilize
  • Perguntar se a família precisa de algum tipo de ajuda
  • Pensar: o que você gostaria que fizessem se estivesse a ponto de explodir?
  • Sentir empatia pela criança autista em vez de criticar a situação.

Como é falado ao final do vídeo: ‘Não sou uma criança ruim, sou autista e recebo muita informação’.  Não deixe de assistir o vídeo a seguir e, assim que acabar, reflita não apenas sobre o que o vídeo te faz sentir, mas também sobre o que uma criança autista sente quando precisa passar por esse tipo de situação diariamente, seja qual for o motivo.

Pode interessar a você...
Comportamentos que podem ser sinais de autismo
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Comportamentos que podem ser sinais de autismo

O autismo é uma condição séria que pode afetar as crianças. Ele pode ser detectado mediante alguns comportamentos claros


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Álvarez, I., & Arroyo Ignacio, C. (2016). Bases genéticas del autismo. Acta Pediátrica de México. https://doi.org/10.18233/apm31no1pp22-28
  • Assumpção Jr, F. B., & Pimentel, A. C. M. (2000). Autismo infantil. Brazilian Journal of Psychiatry, 22, 37-39. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462000000600010&script=sci_arttext&tlng=pt
  • Cuxart i Fina, F. (2000). El Autismo : aspectos descriptivos y terapéuticos. Aljibe.
  • Ritvo ER, Ornitz EM. (1976). Autism: diagnosis, current research and management. New York: Spectrum.
  • Rivière, A. (2001). Autismo. Orientaciones para la intervención educativa. Madrid: Trotta. SA Cómo potenciar la comunicación en el alumnado con trastorno del espectro autista.

Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.