O que é o Bacharelado Internacional?

05 Junho, 2018
O Bacharelado Internacional é um programa que é realizado em dois anos e em três idiomas oficiais: francês, inglês e espanhol. Descubra mais sobre essa alternativa interessante no artigo a seguir.

O Bacharelado Internacional é um programa que permite obter um diploma reconhecido mundialmente. Ele é útil para a admissão ao ensino superior e universitário em todo o mundo; abrange mais de 75 países e mais de 2.000 universidades.

É um diploma internacional que ganha mais visibilidade a cada ano e atrai cada vez mais jovens que buscam uma educação universal desde o ensino médio. É uma excelente alternativa que permite aos estudantes se matricularem em uma universidade estrangeira sem dificuldades.

O que você deveria saber sobre o Bacharelado Internacional?

O Bacharelado Internacional é um programa completo com uma duração de 2 anos. Seja qual for o destino, os alunos devem estar disponíveis durante todo o período para concluir o curso.

O programa permite que jovens entre 16 e 19 anos se preparem e obtenham o Diploma de Bacharelado Internacional no exterior; isso lhes dará a oportunidade de ingressar em um curso de pós-graduação em todo o mundo.

Principais vantagens do Bacharelado Internacional

O Bacharelado Internacional oferece uma abordagem diferente de ensino; é muito mais focado na abertura ao mundo, na cultura e na curiosidade intelectual.

Certamente, o programa incentiva os alunos a estimular o pensamento crítico, a se interessar pelo ambiente local e internacional e a receber instrução. É independente dos sistemas nacionais e seleciona os melhores métodos praticados no mundo.

Esta experiência permitirá ao aluno praticar pelo menos uma língua estrangeira, viver em uma comunidade internacional e ter uma sólida formação cultural.

É um sistema particularmente apreciado pelas grandes escolas internacionais, mas também pelas universidades. Ter uma experiência multicultural e dominar vários idiomas garante aos alunos muitas opções para entrar nas melhores instituições.

O Bacharelado Internacional permite conhecer pessoas de outras culturas

Uma filosofia comum

Os centros do mundo que oferecem o Bacharelado Internacional compartilham uma filosofia em comum: o compromisso com a educação internacional estimulante e de alta qualidade.

Com esta finalidade, o programa valoriza, ao mesmo tempo, as dimensões do desenvolvimento pessoal, da generosidade e da abertura às culturas humanas. O objetivo é permitir que os alunos graduados compreendam melhor a sociedade em que estão envolvidos.

Diploma de Bacharelado Internacional

O exame do Bacharelado Internacional não é simplesmente a validação de um programa de curso; é um exame pré-universitário apoiado pela organização que visa a qualidade do ensino e o pleno desenvolvimento dos alunos que o frequentam.

Somente as escolas reconhecidas pela Organização Internacional de Bacharelado e que aderem a esse sistema interno de qualidade podem preparar candidatos para o exame.

A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa”
–Mahatma Gandhi–

Quais são os passos para se candidatar ao Bacharelado Internacional?

Pela natureza do programa e de acordo com o destino desejado, recomendamos iniciar o processo com tempo; pelo menos de 7 a 10 meses antes da data de partida prevista. No caso de o estudante desejar ir para o exterior para cursar o Bacharelado Internacional, ele tem duas opções:

  • A primeira é entrar em contato com uma das organizações credenciadas que oferecem o programa através de sua rede de instituições parceiras no exterior.
  • Por outro lado, a segunda opção que recomendamos é entrar em contato diretamente com estabelecimentos no exterior. O próximo passo será se informar sobre os requisitos, os documentos necessários e os prazos de inscrição.
O Bacharelado Internacional oferece uma abordagem diferente do ensino

Quanto custa o programa de Bacharelado Internacional?

O custo do programa de Bacharelado Internacional não é fixo: depende das instituições e da sua natureza (pública ou privada). Também conta o destino, bem como o financiamento obtido do governo. Isso pode incluir acomodação em uma casa de família, meia pensão ou pensão completa, entre outras comodidades.

É difícil comparar seu custo para os diferentes países; isto porque as taxas cobradas para os estudantes nacionais do ensino secundário não são necessariamente as mesmas para os estudantes internacionais. Portanto, um programa que custa alguns milhares de euros por ano pode duplicar ou até triplicar seus custos para os estudantes de nacionalidade estrangeira.

Em suma, se você observar que seu filho deseja ter uma experiência de contato com outros países, o Bacharelado Internacional é uma opção muito interessante; ele lhe permitirá enfrentar os anos anteriores aos estudos universitários no exterior.