O que fazer para o bebê parar rapidamente de chorar?

20 Março, 2018
O choro é o único meio de expressão dos bebês. Como pais, nós devemos reconhecer o motivo da queixa e fazer o possível para acalmar o pequeno. O carinho, a amamentação e os passeios costumam ser ótimos remédios quando um bebê chora.

A chegada de um bebê é uma grande alegria para a família. Por isso, quando seu filho chora, a reação normal ou imediata é pegar no colo. Às vezes, permitimos esse mimo, mas haverá aquelas pessoas que vão dizer para você “deixe chorar”. Como as necessidades dos bebês dependem dos pais para serem atendidas, é comum que eles chorem.

Não existem fórmulas mágicas para o bebê parar de chorar. Existem, sim, técnicas e habilidades desenvolvidas por pediatras e pais para acalmar o choro dos pequenos.

Razões pelas quais seu bebê chora

Como pais, e mais ainda pais de primeira viagem, temos diante de nós uma tarefa diária: aprender a interpretar os sinais do bebê. São várias as causas que fazem um bebê chorar, entre elas:

  • Fome. É a mais comum e talvez a mais fácil de resolver com o seio da mãe.
  • Cólicas. Os gases no estômago podem fazer o bebê chorar frequentemente.
  • Fralda suja. O incômodo gerado pode deixar o bebê tão inquieto que ele vai acabar chorando para chamar sua atenção.
  • Sono. Embora possa ser fácil dormir de cansaço, para os bebês às vezes não é tão simples. Eles podem ficar irritados e perder o sono.
  • Colo. É normal que tentem chamar sua atenção e queiram carinho, às vezes choram por isso.
  • Mudanças de temperatura. Os bebês vão expressar através do choro o desconforto que sentem por causa dessas mudanças.
  • Dentição. Os dentes empurrando e rasgando as gengivas causam dor. Resultado: mais choro.
  • Saúde. Se o seu bebê não se sente bem, talvez por causa de febre ou por algum outro mal-estar, ele vai chorar. Pode ser que esse choro seja diferente. Por isso você deve aprender a interpretar quando aparecer.
bebê parar de chorar

O que fazer para o bebê parar de chorar?

Os pontos citado acima expõem os motivos mais comuns de choro nos bebês. No entanto, tenha em mente que às vezes seu bebê pode chorar sem uma razão aparente.

De qualquer maneira, uma mãe pode aprender a acalmar seu filho. E o que pode ser melhor do que o instinto materno para fazer isso? Por isso, vamos enumerar as dicas básicas que toda mãe deve saber para fazer o bebê parar de chorar. Considere estes conselhos:

  • Ninar. Se existe um lugar preferido para os bebê, é o colo da mãe. Só de estar no colo, os bebês sentem segurança.
  • Levar para passear. Seja apenas pela casa ou no quintal, essa sensação de movimento e experiência visual vai acalmar o bebê. Às vezes o pequeno vai exigir um pouco mais de entretenimento e você terá que dar uma volta de carro nas redondezas. Isso pode se transformar em um hábito ruim, mas é efetivo.
  • Massagem. Um creme hidratante e as mãos da mamãe serão ótimos antídotos para fazer o bebê parar de chorar.
  • Uma troca de colos. Mesmo que você não acredite, seu bebê também quer experimentar. Mesmo que seu colo seja o preferido, experimentar outras sensações é um processo normal no desenvolvimento do bebê.
  • Sentir a mamãe. Para o bebê parar de chorar, segure-o na altura do peito e se deite para que ele sinta seu coração, seus batimentos. Essa posição vai permitir que ele sinta seu calor e sua proteção. Além disso, o pequeno vai se lembrar dos momentos dentro da barriga e isso vai deixá-lo mais calmo.
  • Amamentar. Esse recurso natural nunca falha.  Ao fazer isso, o bebê sentirá um apego completo por você e receberá um contato visual que continuará a fortalecer a relação de vocês.
bebê parar de chorar

Dicas adicionais para fazer o bebê parar de chorar

Como uma mãe que vai conhecendo seu bebê, você sempre terá um trunfo na manga. Se o bebê chora e você ainda não sabe o porquê ou já tentou as seis alternativas anteriores, por que não sair dar uma volta e interagir com o bebê? 

Conte tudo o que você faz para ele. Mostre algo atrativo ou novo para ele, talvez uma foto, uma flor ou o que estiver do outro lado da janela.

Você também pode tentar tirar a fralda por alguns momentos para que o pequeno se sinta livre e experimente essa nova sensação. Estas são situações da vida diária com as quais você vai aprender diferentes opções para fazer o bebê parar de chorar.

 “Não existem fórmulas mágicas para o bebê parar de chorar. Existem, sim, técnicas e habilidades desenvolvidas por pediatras e pais.”

Por fim, se seu filho não está com fome nem sono e não se sente mal, é provável que ele esteja entediado e precise tomar um ar. Mesmo com pouca idade, o bebê passa por um processo de crescimento no qual vai precisar explorar novas situações.

Portanto, esses simples conselhos vão permitir acalmar o seu bebê de maneira natural. A melhor ferramenta, sem dúvidas, é o amor que só você, como mãe, pode oferecer.