Por que os bebês sempre querem ficar no colo?

· 3 de janeiro de 2018

A resposta científica do porquê os bebês sempre querem ficar no colo está na teoria evolutiva. No começo, quando um bebê acabava de nascer, ele só que ficar com a sua mãe, simplesmente por instinto de sobrevivência. No colo da mamãe, ele tem tudo o que precisa para se sentir bem: alimento, calor e proteção.

A teoria evolutiva nos diz que os seres humanos e os chimpanzés – entre outros primatas – são uma família.  Quando os bebês chimpanzés nascem, eles também não são capazes de se segurar sozinhos nas suas mães.

Neste ponto, ambas as espécies são parecidas, pois as mães precisam, igualmente, carregar suas crias no colo. No entanto, as diferenças entre os bebês chimpanzés e os bebês humanos começam a ficar evidentes em pouco tempo de observação. Depois de três semanas de nascidos, os bebês chimpanzés pulam de galho em galho, ao passo que um bebê humano de poucos meses ainda vai precisar de um bom tempo para poder se desenvolver de maneira autônoma.

Pegar o bebê no colo fortalece o sentimento de união

Certamente, há crianças que são mais dependentes do que outras. Elas choram para ficar no colo porque se sentem sozinhas, estão assustadas ou são mais inseguras.

Quando elas choram, muitas mães as consolam pegando no colo. Ficar com seu filho no colo o maior tempo possível e dar de mamar no peito não serve apenas para satisfazer as necessidades do pequeno, mas também para dar segurança.

Ficar com seu filho no colo ajuda a estreitar o vínculo entre mãe e filho. Embora muitas pessoas digam que assim você vai mimar as crianças, textos baseados na criação com apego garantem que, ao contrário das crenças populares, as crianças que ficam no colo quando são recém nascidas e até começarem a engatinhar são crianças independentes.

ficar no colo

Logicamente, satisfazer essa demanda cansa. Além disso, em certas situações pode impedir a possibilidade de realizar outras tarefas. No entanto, esse é um dos inconvenientes que você pode resolver usando mochilas tipo canguru para carregar bebês ou slings, que também é uma invenção humana ancestral que muitas mulheres usam há milhares de anos em várias culturas.

Você vai poder carregar seu bebê no colo pouco tempo

Talvez no começo seja difícil sempre carregar seu filho no colo. Mas lembre-se de que essa dinâmica vai se desfazer quando o bebê começar a engatinhar. Depois disso, ele vai querer descobrir o mundo sozinho. Assim, vai tentar fazer isso sempre que seus pais permitirem.

Pouco a pouco ele vai crescer e vai precisar menos da mamãe para se movimentar, comer e buscar calor. A verdade é que à medida que seu bebê cresce, ele também ganha peso. Isso vai dificultar ficar com seu pequeno o dia todo no colo.

Ficar com seu filho no colo estreita o vínculo entre mãe e filho, proporcionando segurança, confiança e toda a proteção da qual seu bebê precisa

Além disso, com o passar do tempo não vai ser só você quem vai ficar com o bebê no colo. Seu filho vai se acostumar pouco a pouco a ficar no colo de outras pessoas também. Naturalmente, isso acontece nas famílias que compreendem que as crianças precisam do contato físico da mamãe e dos familiares para sobreviver e se desenvolver de maneira saudável.

ficar no colo

Como saber do que o bebê precisa quando chora?

Quando o bebê nasce, a mudança de rotina e as necessidades do bebê podem acabar sendo sufocantes para algumas mães. Baseando-se na própria personalidade e na do filho, elas terão que ir descobrindo por que ele chora ou por que acorda à noite. Ninguém melhor do que uma mãe para compreender o comportamento de um filho. Na verdade, mesmo que você não perceba, você passou nove meses se preparando para isso.

Assim, somente você vai saber quando seu filho chora porque está assustado, porque está com fome ou porque, simplesmente, precisa de um pouco de carinho. Saber responder às necessidades do bebê é uma tarefa que você vai saber desempenhar sem precisar realizar nenhum esforço sobrenatural.

Em pouco tempo, você vai perceber que o tempo passa muito rápido. Dentro de alguns meses, seu filho vai parar de chorar para que você o pegue no colo. Ele vai começar a engatinhar e manifestar seus desejos de independência. Vai ser nesse momento em que você vai sentir falta de quando ele dependia de você e precisava ficar no colo para se sentir tranquilo.