11 perguntas típicas durante a gravidez

A gravidez é uma época cheia de dúvidas muito interessantes e as mães de primeira viagem podem se sentir um pouco sobrecarregadas. Descubra as respostas para algumas das perguntas mais frequentes.
11 perguntas típicas durante a gravidez

Última atualização: 04 Agosto, 2021

A gravidez é o início de um período cheio de esperança e felicidade na vida da mulher, mas também repleto de perguntas e dúvidas. A maioria das mulheres que se encontram nesse estado costumam ter as mesmas dúvidas e preocupações, que serão elucidadas à medida que o bebê se desenvolver de maneira saudável.

Aqui vamos listar essas questões principais e respondê-las para que você fique melhor informada sobre elas. Ter informações de qualidade vai ajudar você a dissipar suas dúvidas e enfrentar a gravidez com a certeza e a tranquilidade que você merece.

As perguntas mais comuns durante a gravidez

Como devo me alimentar durante a gravidez?

Uma das perguntas mais comuns que uma mãe se faz é sobre a alimentação. As mulheres grávidas devem evitar ganhar muito peso, mas ao mesmo tempo devem comer bem. A ideia de “comer por dois” está errada, o fundamental é incluir na dieta nutrientes como iodo, ferro, ácido fólico, ácidos graxos, ômega 3 e evitar alimentos como gorduras saturadas, doces e frituras ou empanados.

Remédios na gravidez?

Em geral, as grávidas devem evitar qualquer medicamento, a menos que seu médico indique o contrário. A primeira coisa a ter em mente é que os medicamentos podem passar para o feto e afetar seu desenvolvimento, portanto, evite toda automedicação. Se você se sentir mal, consulte o seu médico.

Posso viajar de avião grávida?

Outra dúvida comum das mães é a respeito das viagens aéreas. Os voos comerciais permitem que as futuras mamães viajem livremente até a 28ª semana de gravidez, esse é o limite que muitas empresas estabelecem para levantar restrições.

 

Posso viajar de avião estando grávida?

Posso fazer sexo durante a gravidez?

Muitas mulheres hesitam em fazer sexo durante a gravidez por medo de que isso represente algum perigo para o bebê. A verdade é que, a menos que haja uma contraindicação médica, os casais podem manter sua vida sexual ativa e sem problemas durante a gravidez.

Posso pintar meu cabelo durante a gravidez?

Hoje não existe uma boa base científica que impeça o uso de tinturas capilares durante a gravidez. A única coisa que os especialistas recomendam, como medida preventiva, é esperar até depois do quarto mês de gravidez para tingir com tranquilidade.

Não sinto nada… eu deveria estar sentindo algo?

Algumas mães ficam angustiadas nas primeiras semanas, pois ainda não perceberam grandes mudanças no corpo e tudo continua, aparentemente, “como sempre”. Não se preocupe nem se sinta mal com isso, tanto sua mente quanto seu corpo precisam de um tempo para se acostumar com seu novo estado e começar a sentir os diferentes sintomas típicos da gravidez.

Por que não se pode comer presunto?

O presunto, por ser uma carne crua, pode ser um agente transmissor da toxoplasmose, uma doença de pouco importância em adultos, mas perigosa para o feto em desenvolvimento.

Na primeira consulta com o ginecologista, você fará um exame para saber se já teve toxoplasmose e, caso contrário, deve evitar embutidos e contato com gatos, assim como lavar bem as frutas e vegetais crus.

Devo tomar algum suplemento nutricional?

Seu médico irá prescrever suplementos dietéticos durante a maior parte de sua gravidez, então não se preocupe com isso. Deixe que o seu médico diga o que é melhor para a sua gravidez. Entre os suplementos mais importantes que toda mulher grávida deve tomar estão o iodo e o ácido fólico.

Posso usar calças justas?

Em princípio, não há restrição quanto a calças justas. Você deve apenas lembrar que, se forem muito justas, não é recomendável usá-las mesmo quando não estiver grávida, pois podem causar problemas circulatórios.

Posso continuar praticando esportes?

 

Perguntas típicas de uma mãe grávida: posso continuar praticando esportes?

Não só pode, como deve continuar praticando esportes. A atividade física é altamente recomendada tanto para a criança quanto para a futura mãe. Naturalmente, você deve ter moderação. Portanto, esqueça os esportes radicais ou muito exigentes.

Quando o bebê chegar, serei capaz de cuidar dele adequadamente?

A resposta é: claro que sim. O medo de não estar preparada é muito comum entre as mães de primeira viagem. A maior parte dos cuidados de que seu bebê precisa é facilmente resolvível com bom senso, e você deve ter consciência de que a mãe perfeita não existe. Para o seu filho, você sempre será uma pessoa maravilhosa, com seus pontos fortes e fracos, por isso não se sobrecarregue e aproveite a experiência da maternidade.

Pode interessar a você...
Conselhos para as mamães grávidas que querem dirigir
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Conselhos para as mamães grávidas que querem dirigir

Estar grávida não é nenhum impedimento dirigir, mas devem ser tomadas algumas precauções. Siga estes conselhos para as mamães grávidas que querem d...