Origem e significado de Jesus

Cinco letras que encherão completamente sua alma e alcançarão seu coração. É assim que se dá forma ao nome Jesus, que esconde um grande tesouro.
Origem e significado de Jesus

Última atualização: 17 junho, 2022

Você já se perguntou qual é a origem e o significado do nome Jesus? Certamente você conhece alguém muito querido que se chama assim ou talvez você esteja na doce espera e tenha a certeza de que dará esse nome ao seu bebê.

Seja qual for o caso, apresentamos todos os detalhes dessa tradicional opção: sua história, o dia do seu santo, suas variantes em cada país e as grandes celebridades que possuem esse magnífico nome. Continue a leitura!

Qual é a origem e o significado de Jesus?

O nome masculino Jesus vem do aramaico yeshosúa, que significa ‘Yahvé é o salvador’. Graças à influência do cristianismo, espalhou-se pela cultura ocidental por anunciar a chegada do Messias, mas… será essa a sua verdadeira origem?

Pois bem, essa opção já teve diferentes variantes em sua época. Por exemplo, em grego era Iesoús e em latim, Iesus. Nesse sentido, o nome de Jesus, como é pronunciado hoje, veio de uma tradução grega da forma aramaica curta: Yeshu’a, que era o verdadeiro nome de Jesus. E, como corroboram especialistas em etimologia da Universidade do Chile, em hebraico significa ‘salvador’.

Desenho de Jesus alimentando pássaros
Jesus de Nazaré é a figura mais emblemática para os cristãos, mas há registros de outras personalidades mais antigas que tinham esse nome tão especial.

História

Antes de Jesus de Nazaré, o Antigo Testamento registra que Jesué foi companheiro de Moisés e subiu com ele o Monte Sinai para mais tarde ser um dos doze espiões enviados a Canaã. Após a morte de Moisés, a história conta que Josué se tornou o líder dos israelitas e liderou a conquista de Canaã.

No entanto, não há dúvida de que o principal referente desse nome (especialmente para os cristãos) é Jesus Cristo, o filho de Deus. Esse nome foi o dado por Virgem Maria para chamar o “rei dos judeus”. Sem dúvida, o exemplo perfeito de que, de certa forma, o nome define a personalidade.

Santos de Jesus

Como não poderia ser de outra forma, o feriado que comemora a nomeação de Jesus de Nazaré é conhecido como A Festa do Santíssimo Nome de Jesus. Faz parte do ano litúrgico desde que foi instituído pelos bispos do Sacro Império Romano (século XV). Assim, o dia do nome indica que 3 de janeiro é o dia de comemorar a pessoa que tem a imensa sorte de ser chamada assim.

No entanto, é certo que algumas ordens celebram esse momento em datas diferentes. Por isso, para quem comemora a festa da Natal, é comum que também o celebre no dia 25 de dezembro.

Pessoas famosas chamadas Jesus

Como você já pode imaginar, o nome de Jesus é predominante na decisão final dos pais. E isso pode ser observado, sobretudo, na Espanha, onde há muitos famosos com esse nome. Você quer conhecê-los? Anote os seguintes nomes:

  • Jesús del Pozo: designer espanhol.
  • Jesús Carballo: ginasta esportivo espanhol.
  • Jesús Calleja: Aventureiro espanhol e alpinista profissional.
  • Jesús Hermida: jornalista espanhol.

Variantes em cada país

O nome de José tem variantes por todo o mundo devido à propagação da sua origem. Assim, entre algumas das variantes, podemos destacar, por exemplo, Joshua, Josué ou Josh. Dessa forma, percebe-se que, apesar de ser uma alternativa tradicional, continua fazendo os pais se apaixonarem como no primeiro dia.

Sagrada Familia
Quando pensar no amor incondicional e eterno de uma mãe, não se esqueça dessa imagem. Talvez possa ser uma inspiração para a escolha do nome do seu futuro bebê.

Apaixone-se por esse belo nome agora que você conhece a origem e o significado de Jesus

Jesus de Nazaré descende da Geração dos Reis. Para os cristãos, ele é a figura central em suas vidas. Por isso, os pais de fé costumam escolher essa opção, pois assim demonstram o profundo amor que sentem pelo futuro rei da casa.

E você? Conhece alguém com esse nome? Apaixonou-se pelo nome Jesus? Sem dúvida, é uma opção que sempre carregam crianças e homens corajosos, destinados a fazer grandes coisas pela humanidade.

Pode interessar a você...
Origem e significado do nome Pedro
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Origem e significado do nome Pedro

Você tem essa opção em mente para o seu pequeno? Alguém querido tem esse nome? Apresentamos a origem e o significado do nome Pedro.