O esporte mais adequado para seu filho de acordo com a personalidade dele

A personalidade é um fator determinante na tomada de decisão do seu filho. Em relação à escolha do esporte, tanto seus gostos quanto sua forma de se comportar são aspectos muito relevantes.
O esporte mais adequado para seu filho de acordo com a personalidade dele

Última atualização: 04 maio, 2022

O esporte mais adequado para as crianças pode ser escolhido de acordo com a personalidade dele, pois a forma como elas se comportam possui características específicas que influenciam seus gostos e decisões.

Classificar as crianças não é totalmente positivo, mas é impossível não associar o comportamento ao modo de ser e aos interesses de uma pessoa. Assim, os pequenos mais calmos e introvertidos tendem a procurar atividades mais tranquilas, enquanto os mais efusivos gostam de propostas mais enérgicas.

A seguir, vamos refletir sobre os diferentes esportes e os traços de personalidade de quem os pratica. Vamos lá?

Escolhendo o esporte mais adequado de acordo com a personalidade do seu filho

A personalidade das crianças está intimamente relacionada com a forma como elas se comportam na maioria das vezes. E por esse motivo, as recomendações que oferecemos a seguir têm uma aproximação com essa ideia. No entanto, isso não significa que uma criança não possa escolher qualquer outra.

Vale ressaltar que a escolha do esporte deve ser pautada no gosto da criança, sob a supervisão e o aval de seus respectivos pais.

Elementos de diferentes esportes.
As pessoas são diferentes umas das outras. Isso se traduz em interesses e desejos. Por isso, o ideal é oferecer uma variedade de opções para que os pequenos possam escolher de acordo com seus gostos.

Crianças introvertidas

Normalmente, as crianças introvertidas tendem a socializar pouco e até se destacam como pessoas quietas e serenas. Apesar disso, elas não vivem em total solidão, pois mantêm um círculo social menor.

Como mãe, seu objetivo é melhorar as habilidades sociais de seus filhos. Atenção! Não se trata de forçá-los a estabelecer uma amizade com outras crianças, mas de promover atividades que reforcem esse aspecto.

Nesse sentido, são recomendados esportes coletivos, como futebol, basquete ou similares. Provavelmente, no início, isso será complexo para seus filhos, mas com o tempo seus relacionamentos interpessoais melhorarão.

Crianças superconfiantes

Crianças com excesso de confiança são caracterizadas como extrovertidas e enérgicas. Basicamente, esse tipo de personalidade as ’empurra’ para atividades ousadas e extremas.

Talvez o esporte mais adequado para esse tipo de crianças seja aquele que as desafie. As recomendações mais oportunas se inclinam para a ginástica olímpica, esportes de contato (como rugby ou futebol americano) ou esportes de combate (como karatê ou artes marciais mistas).

Crianças com atenção dispersa

A distração é típica do ser humano e pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, a atenção dispersa costuma ser mais acentuada em algumas crianças, a ponto de ser reconhecida como um traço relacionado à sua personalidade.

Nesse caso, os esportes mais indicados para crianças são natação, ciclismo ou atletismo. Essas disciplinas exigem um alto nível de concentração, o que é curioso, mas muito útil.

A princípio, o progresso provavelmente será muito baixo, mas com o tempo você poderá ver como seus filhos vão avançando no domínio dessa habilidade.

Crianças focadas ou perfeccionistas

Crianças excessivamente perfeccionistas caracterizam-se por serem controladoras e até mesmo planejarem suas atividades. Normalmente, elas também têm uma grande capacidade de autocontrole.

O esporte mais adequado para esse tipo de personalidade é aquele que é praticado individualmente. Disciplinas como tênis de mesa ou de campo, além de ginástica ou xadrez são as mais recomendadas.

Essas recomendações são dadas com base na capacidade da criança de gerenciar suas emoções. Como os movimentos são executado por ela mesma, é muito mais fácil para ela controlar o que acontece no seu lado do campo.

Outros fatores de influência

O tipo de personalidade talvez seja um dos fatores mais influentes na escolha de um esporte. No entanto, existem outros aspectos importantes na hora de tomar uma decisão.

  • Idade: esse fator é decisivo na escolha de uma atividade esportiva, pois muitas disciplinas exigem um tamanho corporal ou alguma capacidade física específica que pode ainda não estar totalmente desenvolvida.
  • Ambiente: o contexto em que a atividade esportiva ocorre é fundamental. Por exemplo, o clima pode limitar a prática de alguns esportes ao ar livre ou exigir equipamentos especiais que não estão disponíveis.
Crianças em um caiaque graças aos benefícios da prática de esportes.
Alguns esportes são condicionados por fatores externos, como as condições climáticas e a disponibilidade de recursos materiais.

O esporte mais adequado, de acordo com a personalidade e os gostos

A personalidade é um fator muito relevante na hora de escolher um esporte. Apesar disso, contar com os interesses e gostos das crianças é muito mais valioso.

Você não deve forçar seus filhos a praticarem um esporte com o qual eles não se sintam à vontade ou que não os motivem. Tente aproveitar as recomendações feitas acima, mas não ignore seus desejos. Afinal, serão as próprias crianças que terão de levar essa prática adiante.

Pode interessar a você...
Esportes para crianças agitadas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Esportes para crianças agitadas

Os esportes recomendados para crianças agitadas contribuem para o controle da hiperatividade, bem como para o desenvolvimento físico e psicológico.



  • Lagos, R. Et al. (2019). Comportamiento en las funciones ejecutivas de niños tenimesistas durante competencias. Aletheia. Revista de Desarrollo Humano, Educativo y Social Contemporáneo. Disponible en: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2145-03662019000100147
  • Valerazo, C. Et al. (2020). Caracterización general y evolución de la personalidad
    en la primera infancia. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación. Disponible en: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2616-79642020000400010&lng=es&nrm=iso