15 nomes de origem romana para meninas

Eternos, diferentes e sempre atuais. Conheça esses nomes de origem romana para meninas. Você vai amar!
15 nomes de origem romana para meninas

Última atualização: 03 Junho, 2021

Se você é uma mãe que adora os clássicos e a História, certamente vai ficar inclinada a escolher nomes de origem romana para meninas. Essa opção ajuda a restringir bem a sua pesquisa para que você possa se concentrar no tema que mais gosta. Sem dúvida, é uma escolha interessante e levará você a escolher um nome que carrega muito caráter e força, além de possuir uma origem bastante antiga e distinta.

Para ajudar você nessa empreitada, fizemos nossas pesquisas e criamos uma lista com vários nomes que datam da época dos romanos. Tomara que você encontre nessa lista uma opção realmente apaixonante e que seja a ideal para a sua pequena!

Nomes de origem romana para meninas

 

Mãe feliz lendo sobre nomes de origem romana para meninas.

  • Adriana: nome romano que se refere a uma pessoa que tem origem em algum lugar às margens do mar Adriático.
  • Agustina: significa ‘mulher grande ou majestosa’. Deriva de Augustus, que significa ‘semelhante ao majestoso’ e de Augustinus.
  • Cecilia: feminino de Cecilio. Na República Romana, as mulheres da gens Cecilia, uma família tradicional e aristocrática, recebiam essa denominação.
  • Claudia: deriva da gens Claudia, uma família relevante na República Romana cuja origem é sabina (itálico pré-romano).
  • Fausta: nome feminino de origem romana que significa ‘feliz, próspera, com boa sorte’.
  • Fabiana: seu significado é ‘guerreira’ e em Roma era o nome das mulheres da família Fabius.
  • Flávia: nomen das mulheres da gens Flavia, família romana fundadora da dinastia Flávia, que deu a Roma 3 imperadores: Vespasiano, Tito e Domiciano.
  • Gala: nome romano usado para designar as mulheres da região da Gália.
  • Júlia: pertencente à família gens Iulia de Roma, que se considerava descendente direta de Iulu, filho de Eneas, pai de Roma.
  • Márcia: assim eram chamadas as mulheres da gens plebéia Marcia. O significado deriva de Mavors, um deus das culturas itálicas pré-romanas. Posteriormente, esse nome foi associado a Marte, o deus da guerra.
  • Nemesis: deusa protetora dos gladiadores cuja imagem aparece em moedas do período do imperador romano Cláudio. Há um hino em homenagem a Nêmesis, escrito pelo poeta Mesomedes: “Nêmesis, equilibradora alada da vida / rosto sombrio da deusa, filha da Justiça, / que suas mencionadas flanges de diamantes freiem a insolência dos frívolos mortais”.
  • Octavia: esse nome anteriormente se referia à posição de nascimento de uma filha (Prima, Secunda, Tertia, Quarta, Quinta, etc.), embora também se refira às mulheres da gens Octavia.
  • Patricia: significa ‘de ascendência nobre’. Sua origem está na classe social dos patrícios, que foram o grupo fundador de Roma, a primeira aristocracia romana: a gens Valerio, Claudio, Fabio, Cornelio e Emilio.
  • Valeria: significa ‘mulher saudável’. Era usado para denominar as mulheres da gens Valerio.

História dos nomes femininos romanos

Os homens romanos tinham o que se chamava tria nomina: nome próprio ou praenomen, nome de origem ou da tribo ou nomen e cognomen, que correspondia a alguma característica diferente do indivíduo. As mulheres, por outro lado, tinham nomes que eram relacionados aos de seus pais, mas as formas foram evoluindo durante a época romana.

Durante o período da República Romana, as mulheres recebiam o nome ou o nomen do pai. Assim, as mulheres da gens Cornelias se chamavam todas chamadas Cornelia. Se houvesse várias, acrescentava-se o ordinal Prima, Secunda, Tertia, Minor, Maior, etc.

Mãe pensando em nomes de origem romana para meninas.

No Império, as mulheres também começaram a herdar o sobrenome ou cognomen do pai. Por exemplo, a primeira imperatriz romana, Livia Drusilla, herdou de seu pai, Marcus Livius Drusus, seu nomen e cognomen na versão feminina.

Posteriormente as mulheres começaram a manter e passar seus nomes para seus filhos. Especialmente se eles tivessem ancestrais de linhagem aristocrática e estes fossem mais importantes e distintos do que os de seu marido. Em muitos casos, elas também tinham o tria nomina que, até então, apenas os homens usavam.

Por que escolher um nome romano?

A grandeza dos antigos romanos ainda é transmitida em seus nomes femininos. Muitos deles foram usados pelas imperatrizes do grandioso império e ainda são usados hoje em dia.

Sua história remonta a centenas de anos, mas foi exatamente isso que os tornou clássicos. Então, eles sempre voltam a aparecer nas pesquisas até hoje. Poderíamos dizer que são tão eternos quanto Roma.

Os nomes de origem romana para meninas são uma escolha particular relacionada à História e às origens da cultura ocidental. Mas você também pode escolher outras opções cujo significado tenha a ver com geografia, literatura, filmes, etc.

O importante é: quando escolher o nome da sua menina, ele deve soar como música em seus ouvidos. Uma doce canção que transmite amor, ternura e muito carinho!

Pode interessar a você...
20 nomes de meninas que começam com a letra E
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
20 nomes de meninas que começam com a letra E

Apresentamos uma lista de nomes de meninas que começam com a letra E para que você possa selecionar aquele que mais gostar para o seu bebê.



  • http://etimologias.dechile.net/
  • Salazar, S. (2016). El gran libro de los nombres para tu bebé Guía ilustrada de nombres para niño y niña. Barcelona: Planeta.