Bebês podem comer chocolate?

Bebês podem comer chocolate?

Última atualização: 17 novembro, 2017

Hummm, hummm! O chocolate é o delírio de muitos. Por excelência, resistir a ele é muito difícil para todos, em especial para as crianças, uma vez que já o tenham provado. Porém, os bebês podem comer chocolate? Sim? Não? Vejamos a seguir.

Costuma acontecer que muitas vezes nós estamos comendo um delicioso chocolate quando, de repente, entre um pedaço e outro, olhamos para o nosso bebê. “Seria correto dar a ele um pedacinho? Ele olha para mim com curiosidade. Deus, está bom demais!”, pensamos.

Durante os primeiros meses de vida pode ocorrer que você queira dar chocolate para seu bebê experimentar. A tentação pode ser muito grande, mas não é bom ceder diante dela.

O mais recomendado é esperar que o bebê tenha entre 12 ou 14 meses de idade para que ele prove esse novo alimento.

A primeira coisa que você deve fazer é se informar com seu pediatra sobre o que seu bebê pode comer, sobretudo com respeito aos doces. O chocolate pode ser contraindicado por outras razões além da idade: alergias, intolerâncias, etc…

Bebês podem comer chocolate: Sim ou não?

Apesar de que você acabe consentindo que seu bebê experimente um novo e delicioso sabor, ingerir chocolate pode criar nele alergias ou complicações na sua  saúde, por ser ainda tão novinho.  Sabemos que o chocolate é irresistível, porém neste caso, passar longe dele é lucro certo.

Muitas vezes as mães não seguem os conselhos dos especialistas e dão aos bebês ainda muito novos, chocolate. Por não ver efeitos negativos imediatos (além de uma diarreia) acreditam que não estão causando nenhum mal aos bebês. Porém, mais atenção mamães, os doces numa idade tão tenra podem aumentar o perigo de diabetes a longo prazo.

Nos primeiros meses de vida o recomendável para o bebê é somente o leite materno e à medida que cresça será seu pediatra quem irá indicando que outros alimentos podem ser incorporados à dieta de seu filho.

Segundo publicações médicas bebês podem comer chocolate somente após 18 meses de idade completos. À partir dessa idade e até os cinco anos de idade não é recomendado dar a eles mais de 50 gramas por dia.

Bebês podem comer chocolate: Sim ou não?

Por que é contraindicado?

O Comité de Aleitamento Materno da Associação Espanhola de Pediatria (AEP) aconselha inclusive, que as mães que estão amamentando evitem o consumo excessivo de chocolate, assim como do café, chá e bebidas gasosas. Em todo caso, consuma após a amamentação, já que antes pode chegar ao bebê através do leite e causar irritação ou falta de sono.

Basicamente, o desenvolvimento das alergias nos bebês se origina como produto da imaturidade de seu sistema de defesa imunológico. Nessa etapa os ingredientes do chocolate são muito fortes para sua digestão e pode produzir alergias.

Caso tenham antecedentes familiares de alergias ou de complicações digestivas, se recomenda por segurança, esperar até a idade de 18 meses ou o tempo que um especialista sugira. Tampouco é recomendável dar outros alimentos que tenham chocolate em sua fórmula.

As reações menos graves podem demorar vários dias para aparecer e podem incluir diarreia ou constipação.

Procure  opções que não contenham grande quantidade de ingredientes que são causadores de difícil digestão, como leite, amendoim,  trigo, glúten, a soja, milho ou  bagas.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Urticária
  • Sibilâncias
  • Dificuldade para respirar
  • Sintomatologia asmática

Também pode ser notado:

  • Secreção nasal
  • Espirros
  • Olhos vermelhos ou lacrimejantes
  • Inchaço da boca ou garganta
  • Vômito
  • Diarreia
Apuesta por el chocolate más oscuro

Em geral, as variedades de chocolate negro são as mais recomendadas, porque têm baixo conteúdo de lácteos. Portanto, os chocolates negros são os mais seguros para o consumo.

A quantidade de consumo indicada para as crianças saudáveis  de 2 a 5 anos é de no máximo, 50 gramas ao dia.

Na primeira vez que seu bebê coma chocolate é muito importante que você esteja atenta para alguns possíveis sintomas que podem indicar que ele tem alguma reação alérgica a algum de seus componentes. Por outro lado, além das alergias ao chocolate é importante evitar sua ingestão pelas crianças pequenas porque ele contém um alto índice de cafeína.

Bebês podem comer chocolate a que horas?

O consumo de chocolate recomendado para as crianças deverá ser feito no meio da manhã ou no lanche da tarde, pois se trata de um alimento muito energético e calórico, que não convém ser dado durante as refeições principais.

Inclusive, muitas vezes esses chocolates contém mais açúcar e cafeína que propriamente o cacau, por esse motivo pode provocar no seu bebê a interrupção ou alteração de seu horário de sono. Por outro lado, as crianças diabéticas devem restringir seu consumo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.