Os benefícios da música relaxante para as crianças
Muitas pessoas não sabem, mas o ouvido é o primeiro sentido que o ser humano desenvolve. Por isso a música relaxante para crianças é mais do que um estímulo externo: é uma excelente forma de favorecer o desenvolvimento físico e psicológico.
Benefícios da música relaxante para crianças
Com três meses de gestação o bebê já possui a maravilhosa capacidade de escutar. E com apenas dois meses de vida já consegue captar ritmos. Com apenas seis meses consegue inclusive reconhecer melodias, uma coisa única e maravilhosa.
Inúmero estudos científicos revelaram que é muito importante que as crianças escutem música para potencializar seu desenvolvimento. Isso não significa que serão superdotadas, mas que poderão desenvolver inúmeras qualidades que as ajudarão ao longo da vida.
A música é muito positiva porque proporciona os seguintes benefícios ao bebê:
Aumenta a memória, a concentração e a atenção
Ao ouvir a letra das canções, assim como suas melodias, as crianças são capazes de aprender a lembrar e reproduzir em sua mente o que escutaram, o que as diverte e ensina. Isso influencia no desenvolvimento da memória.
Ajuda no crescimento intelectual
Inúmeros estudos afirmam que a música relaxante para as crianças favorece o crescimento intelectual. Acontece que esse tipo de atividade gera uma imensa quantidade de atividade neural nas crianças.
A música corresponde ao estímulo humano que ativa mais partes do cérebro. A exposição das crianças, especialmente quando são recém-nascidas, estimula bastante o desenvolvimento intelectual a medida que crescem.
Permite fluência de expressão
A fluência da expressão corporal se desenvolve bastante devido a exposição à música. Cantar a letra de canções pode ser muito simples quando o ritmo é conhecido. É por isso que a criança adota a capacidade de repetir frases complexas que de outra forma não conheceria.
Reduz os níveis de estresse
A música tem a capacidade de relaxar significativamente as crianças. Isso pode ajudá-las a lidar outras situações de estresse que normalmente surgem quando elas crescem, ajudando-as a amadurecer adequadamente.
Importância do clima relaxante para as crianças
A música relaxante para crianças é muito importante, já que propicia o desenvolvimento linguístico da criança, permitindo o desenvolvimento de conexões neurais que se encontram ativas no campo da linguagem. Além disso, possui outros fatores importantes que influenciam de forma positiva no desenvolvimento das crianças, tais como:
Estímulo da criatividade e imaginação
Por quê música relaxante? Quando se trata desse tipo de música a criança é capaz de desenvolver seu mundo interior, aumentando amplamente habilidades em outras áreas que pertencem ao mesmo ramo, como a ilustração e a pintura.
Por outro lado, ter habilidade de reconhecer os padrões rítmicos influencia na região motivadora e criativa do cérebro, incentivando de forma positiva o desenvolvimento adequado da imaginação.
Resolução de problemas
Graças ao estímulo externo e interno que a música produz, a criança pode alcançar a capacidade de encontrar soluções para problemas matemáticos e de lógica. Se por outro lado, quando uma educação musical é acrescentada, os efeitos aumentam.
Acontece que poder entender a duração das notas em cada uma das partituras ativa de forma direta a região cerebral relacionada com os cálculos matemáticos.
Desenvolvimento dos sentidos, dos músculos e do equilíbrio
A música relaxante para crianças propicia uma bom equilíbrio. A dança permite adaptar os movimentos ao ritmo da música, imprimindo nelas uma boa coordenação, um adequado senso de localização espacial e uma excelente força muscular.
Aumento da sociabilidade
A música pode fornecer para as crianças a oportunidade de interação com outras crianças e adultos, permitindo excelentes oportunidades para poderem se desenvolver em sociedade, de tal modo que cria habilidades sociais.
Grupos de canto, de dança e o fato de conhecer a mesma canção que outras pessoas, podem ajudá-las a conhecer mais pessoas e a se divertirem juntos em diversas ocasiões.
Adequado controle das emoções
A música é maravilhosa, tem a propriedade de evocar emoções tanto em crianças como em adultos. Dependendo das circunstâncias e da letra da música, isso pode provocar diversas emoções nas pessoas.
A música pode ativar ou relaxar uma pessoa. Escutar canções alegres pode ajudar as crianças a melhorar caso estejam passando por um momento de tristeza ou uma situação de estresse.
Com três meses de gestação o bebê já possui a maravilhosa capacidade de escutar e com apenas dois meses de vida já consegue captar ritmos. Com apenas seis meses consegue inclusive reconhecer melodias, uma coisa única e maravilhosa.
A partir de que idade é adequado colocar música para as crianças?
Os pais têm em suas mãos essa valiosa ferramenta de desenvolvimento, capaz de criar crianças maduras e resilientes. Devido a isso não se deve perder a oportunidade de colocar música desde cedo.
No ventre da mãe
Já que o sentido da audição se desenvolve no primeiro trimestre da gestação, é adequado que a mãe coloque música para o bebê escutar quando ele ainda está na barriga.
A música ajuda a estimular a frequência cardíaca do feto, permitindo reagir e se emocionar assim como um adulto. Além disso propicia a produção de endorfinas na mãe.
Ao nascer
Como se fosse pouco, a mãe pode cantar músicas relaxantes para seus filhos. De modo que ao nascer, o bebê terá a capacidade de reconhecer a voz da sua mãe e as melodias que ela cantava antes de nascer, um fato surpreendente.
No seu desenvolvimento
Se os pais se preocupam em incentivar as crianças a tocar algum instrumento musical, os benefícios vão se multiplicar com toda certeza. No entanto, você não deve esquecer que para gerar resultados, as crianças deverão ser persistentes e dedicar muito tempo.
Ao ver a importância e os benefícios da música relaxante para crianças, como pais você deve motivá-las e estar dispostos a ajudá-las nesse aspecto tão importante da vida.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- FRIDMAN, R. (1928). El nacimiento de la inteligencia musical. Guadalupe. Buenos Aires.
- Hargreaves, D. J. (1998). Música y desarrollo psicológico (Vol. 126). Graó.
- RODRÍGUEZ, E. C., & DE MÚSICA, S. Y. C. (2010). Los benefícios de La música. Revista Digital: innovación y experiencias, 26, 1-10. https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_26/ERNESTO_CORREA_2.pdf