Os pais também devem falar sobre sexo, menstruação e namorados

28 de agosto de 2018
São muitos os pais que se incomodam em ter certas conversas com suas filhas. Mas esse desafio deve ser encarado para que as meninas se desenvolvam bem.

Talvez o uso de absorventes não seja a conversa mais confortável para um pai ter com sua filha, mas é necessário que exista para esclarecer certas coisas. Os pais também tem contribuir em algumas conversas importantes. Como, por exemplo, falar sobre sexo, puberdade ou garotos.

Não vale se esconder. É preciso que as filhas se sintam à vontade diante dessas conversas com seus pais para poder ter a informação que necessitam para se desenvolver. Sobretudo com total confiança naquilo que possa estar causando dúvidas ou preocupações.

Quem melhor que os pais para dar esse tipo de informação? Uma comunicação aberta é necessária para que as filhas sintam confiança suficiente para poder se abrir nesses temas.

Talvez como pai você se sinta nervoso em falar sobre sexo com suas filhas. Contudo, elas precisam que você faça isso. É preciso que seja algo normal, e que elas possam falar abertamente, sem tabus. Os pais devem encontrar o momento certo para falar sobre sexo com suas filhas e existem boas razões para isso.

pais também

As meninas precisam entender que é necessário falar sobre sexo

Não me refiro conversar com suas filhas sobre as complexidades das relações sexuais. Entretanto, elas devem saber que é um assunto que se pode conversar. E que vocês sempre terão um canal de comunicação aberto para o que for preciso. Mesmo se o que quiserem conversar deixar você desconfortável.

Às vezes, a perspectiva masculina é muito útil

Se sua filha tem um “namorado”, quem sabe precise de alguns conselhos seus para saber qual seria o ponto de vista do rapaz e porque ele age de determinada forma. Os pais podem dar bons conselhos para que as filhas possam agir corretamente para o bem de suas relações e saúde emocional.

Os pais devem saber o que acontece com suas filhas

E a única forma de saber é conversando e tendo uma canal de comunicação aberto. Talvez um homem não saiba de maneira muito profunda como funciona o período ou os hormônios no ciclo menstrual e ovulatório … No entanto, é importante que um pai se informe sobre tudo isso para que possa entender um pouco mais o porquê do comportamento de sua filha e de sua mulher.

Falar sobre sexo é complicado, mas importante

Agora, falar sobre sexo é muito mais complicado. Isso pode ocorrer devido aos avanços da sociedade ou toda a informação que hoje existe e que antigamente não se tinha. Atualmente, nos deparamos com sexting, pornografia na Internet, doenças e infecções de transmissão sexual, etc…

Inclusive no cinema ou na televisão de algumas décadas atrás, as pessoas dormiam separadas até o casamento… Hoje em dia, um casal pode ter relações sexuais nos primeiros encontros para saber se são ou não compatíveis. Hoje, existe muito mais coisas para conversar em relação ao sexo.

pais também

Ela saberá que você sempre estará ali

Uma filha deve saber e sentir que seus pais sempre estarão presentes para o bem ou para o mal. Por isso, suas filhas deverão saber que seu pai estará sempre que for preciso, que esclarecerá as dúvidas e que nunca faltará, aconteça o que acontecer.

Ainda que você as prepare muito bem para o mundo, elas devem saber que se alguma vez tiverem algum problema que não possam resolver, poderão contar com o pai. Alguém que deve estar presente para ajudá-las no que for preciso. 

Não é algo que somente a mãe tenha que fazer

A criança não é assunto somente da mãe. Mãe e pai estão juntos nessa tarefa. Portanto, ambos devem falar sobre sexo, rapazes, menstruação e tudo o que os filhos precisarem. Os pais são as pessoas que vão guiar os filhos e as filhas nas decisões que vão tomar em suas vidas. A única maneira para que as crianças compreendam isso, é vendo seus pais unidos diante de uma mesma causa.