Os melhores dias para engravidar

18 de dezembro de 2016

Se você decidiu que quer engravidar e ainda não sabe quais são os melhores dias para que isso aconteça, podemos dizer-lhe que o seu próprio corpo irá enviar o aviso para que você possa começar a cumprir este propósito.

Uma vez que o corpo feminino tenha realizado a transformação de menina para mulher, de agora em diante o ciclo reprodutivo começa de forma permanente e ininterrupta (em condições normais) de modo que estamos prontas a dar a vida a qualquer momento.

Existem algumas limitações na hora da gravidez para que esta se efetue de forma correta, mas só são condicionadas por anomalias em algumas mulheres por causa da menopausa ou por ter perdido os preciosos recursos de fertilidade e estar fazendo tudo de forma errada.

Qual é o momento perfeito para engravidar?

Talvez isso não responda à sua pergunta, mas os melhores dias para engravidar são quando temos a certeza de que queremos esse bebê e estamos preparadas para ter uma gravidez saudável.

Não tomar decisões precipitadas e conhecer outros fatores pode ser garantia de que o bebê virá no momento certo. Outro aspecto importante é estar preparada e conhecer nosso corpo perfeitamente, com confiança e honestidade com nós mesmas.

Dito isto, nós lhe apresentaremos o que você precisa saber para identificar quais são os dias que deve esperar para aumentar as possibilidades de engravidar:

1. O ciclo menstrual é crucial para fazer seus cálculos, por isso se você não tiver feito, lembre-se de começar a tomar o seu calendário pessoal. Este ciclo de cerca de 28 dias aproximadamente, apesar de passar continuamente, tem suas próprias etapas e algumas irregularidades.

Por exemplo, entre o primeiro dia após a menstruação e nos dez dias seguintes, há pouca possibilidade de gravidez, pois o organismo está no processo de formação do próximo óvulo.

2. Ainda que o óvulo seja liberado em um dia específico, isso não significa que é o único dia em que pode ser fertilizado. A este respeito, você deve saber que entre o décimo segundo dia e o décimo sétimo dia após a menstruação é quando a ovulação irá acontecer.

No entanto, neste dia o seu corpo irá dizer-lhe que está ocorrendo o processo ovulatório. Ele vai fazê-lo por um ligeiro aumento na temperatura, muco cervical e outros sintomas reconhecíveis.

3. Se por algum motivo você acha que perdeu a chance de engravidar neste ciclo, lembre-se que os espermatozoides podem permanecer por até 72 horas à espera do óvulo, se é que este ainda não foi liberado.

Também pode acontecer de o óvulo liberado permanecer cerca de 48 horas a mais, esperando para ser fertilizado. Se isso não chegar a acontecer durante este período, então é quando começará a viajar para o útero que é a sua última morada.

4. Há muitos casos em que os períodos de espera entre o óvulo e os espermatozoides podem variar; é por isso que podemos ver situações de gravidez fora do tempo previsto.

Neste sentido, para tentar contar com a sorte de conseguir engravidar de maneira pouco comum, a recomendação é ter toda a confiança que tudo vai ficar bem, sem estresse e com muita firmeza.

Para melhorar as probabilidades

De modo que você atente aos detalhes que temos descrito anteriormente poderá conhecer quais os sintomas de que está em seus dias férteis e assim começar a trabalhar sobre o assunto. A este respeito, devem estar muito claros os seguintes aspectos:

  • O cálculo de seus dias férteis não é inteiramente preciso porque o ciclo menstrual pode variar, isto é, embora seja basicamente de 28 dias, de fato a média é de 26 a 32 dias.
  • Alguns dos sintomas presentes nos dias mais férteis podem ser confundidos com algumas mudanças como um estado febril, estresse ou uso de algum medicamento. Portanto, embora os sinais possam ser os mesmos, a origem pode ser outra.

  • Estar relaxada, em comunicação e harmonia com o seu parceiro pode determinar a eficiência de sua rotina para obter o bebê. Lhe convidamos a evitar que a busca pelo dia perfeito para conceber afete sua vida sexual e sua atividade social.
  • Lembre-se de não ficar obcecada com a sua calculadora de dias férteis, pois ela não é inteiramente correta, chegando ao ponto de afetá-la emocionalmente se não observar resultados imediatos.
  • Muitos fatores externos contribuem para melhorar a sua fertilidade, tais como boa alimentação e implementação de hábitos saudáveis. Isto sempre vem associado ao equilíbrio emocional e disposição mental para realizar mudanças importantes.