Pádel para crianças: os seus principais benefícios
Esse jogo traz muitos benefícios para a saúde física e mental; primeiramente, porque trabalha com todos os músculos do corpo, ao mesmo tempo em que estimula o sistema imunológico. No que se refere à saúde mental, estimula o cérebro na região psicomotora. Além de ajudar na socialização, a fazer novos amigos e a gastar o seu tempo em uma atividade produtiva.
Sendo assim, a seguir descreveremos as maiores vantagens do pádel para crianças.
O que é o pádel?
O pádel é um esporte que teve um crescimento significativo desde que começou a ser jogado na década de 60, no México; logo, espalhou-se pela Espanha e pela América do Sul. Hoje em dia, ele é jogado em toda a Europa; é um esporte simples e fácil de aprender, dada a sua semelhança com o tênis. As diferenças entre eles estão na raquete e nos sets – que no pádel são três. O pádel é jogado em pares e ganha a equipe que obtém duas vitórias primeiro.
Esse esporte está ganhando muitos adeptos, já que é uma atividade fácil de praticar, divertida e dinâmica. As crianças podem começar a praticar a partir dos 4 anos de idade; ele é tão versátil que pode ser praticado em ambientes fechados ou ao ar livre.
O pádel atingiu tanto sucesso pois é muito fácil de ser aprendido e devido ao baixo custo dos equipamentos utilizados. Após aprender as regras e depois de alguns dias prática, o progresso começará a ser visto em pouco tempo.
Benefícios do pádel para as crianças
1.- Favorece o desenvolvimento motor
Proporciona um excelente desenvolvimento corporal, aumenta a coordenação geral da criança e também melhora o seu movimento e o equilíbrio; além disso, estimula o rápido desenvolvimento na região psicomotora, que ajudará a se movimentar com mais segurança de um lugar para outro.
2.- Estimula o desenvolvimento fisiológico
Como o pádel teve um aumento muito significativo de popularidade nos últimos anos, ajudou na luta contra a obesidade e o sedentarismo em crianças e em adolescentes.
Isso porque o pádel é uma atividade física permanente e ajuda a estimular o humor dos pequenos. No momento da prática, o organismo libera endorfinas e aumenta o gasto calórico, o que é benéfico para perder a gordura e o peso corporal, além de ajudar a aumentar a massa muscular e melhorar a coordenação.
3.- É bom para o desenvolvimento psicossocial
O pádel foi criado para ser praticado em dupla, o que introduz um caráter social que o torna uma atividade esportiva muito divertida. Nele, são criados laços de amizade, além de estimular o espírito de competição; também promove valores como superação e trabalho em equipe.
Trata-se de um estimulante para a maturidade, pois ensina os jovens a se desprenderem de certos confortos para alcançar um objetivo por meio do esforço compartilhado. As crianças aprenderão a lidar com as emoções de acordo com as situações que se apresentarem, como ganhar ou perder; também vai gerar uma sensação de bem-estar porque, ao praticar um esporte, nos sentimos como mais ativos.
4.- Melhora a autoestima
Na prática, é uma disciplina esportiva, e uma das suas principais funções é melhorar a autoestima da criança. Isso ocorre pois aumenta a confiança dentro de si; ela terá que entender que para alcançar um objetivo é necessário se esforçar e, assim, obter os resultados preteridos. O pádel é um esporte divertido e é desse ambiente que todas as crianças necessitam para estimular a sua alegria.
Por que escolher o pádel?
O pádel é um esporte do competitivo, divertido e perfeito para socializar. Esse esporte ensina as crianças a trabalhar em equipe, estimula a colaboração, o planejamento, o companheirismo, a solidariedade e a superação; em longo prazo, ajuda as crianças a se tornarem pessoas melhores.
Não é necessário ter muito dinheiro para praticar; só são necessários alguns poucos equipamentos e, é claro, disposição. Com uma raquete, um par de tênis e uma roupa confortável, a criança poderá começar a ter aulas de pádel; com certeza, em poucas semanas, já veremos uma mudança significativa no seu nível de jogo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Castro Vázquez, Á., & Castro Maestro, Á. (2016). El pádel: un símbolo del progreso de España. El pádel: un símbolo del progreso de España, 193-202. https://www.torrossa.com/en/resources/an/3188386
- Llaguno, P., Amatriain, E., & Arranz Escudero, J. A. (2018). Pádel: Enseñanza y aprendizaje. http://193.147.26.104/bitstream/handle/10952/4020/Libro%20de%20Pádel_P.pdf?sequence=1&isAllowed=y